Geral

Propaganda política do 2º turno começa hoje

No Estado, Tarso Genro (PT) foi eleito no primeiro turno. No país, Dilma (PT) e José Serra (PSDB) disputam a preferência do eleitorado

Nunca antes na história recente do Rio Grande do Sul um governador fora eleito no primeiro turno. Tarso Genro (PT) entrou para a história com mais de 54% da preferência do eleitorado gaúcho – foram mais de 3,4 milhões de votos. Ele deixou para trás José Fogaça (PMDB, 1,5 milhão de votos) e a atual governadora, Yeda Crusius (PSDB, 1,1 milhão de votos). No Brasil, a “onda verde” de Marina Silva (PV) e seus 19,6 milhões de votos forçaram a realização do segundo turno entre Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB). Proclamado oficialmente o resultado da eleição presidencial, hoje, dia 8, recomeça a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, estendendo-se até o dia 29 de outubro. O pleito no segundo turno será no dia 31.

No dia 3, data em que mais de 22 mil florenses e 2 mil paduenses foram às urnas, a votação foi tranquila. Apenas uma urna, em São Cristóvão, precisou ser substituída por apresentar problemas técnicos. Além disso, foi verificada uma denúncia de boca-de-urna no Travessão Alfredo Chaves. Por volta das 18h30min, o Cartório Eleitoral – 68ª Zona já tinha apurado os votos em Flores e Nova Pádua. Para presidente da República, José Serra (PSDB) venceu nos dois municípios.

Para governador, o mais votado em Flores da Cunha foi Tarso Genro (PT) e, em Nova Pádua, José Fogaça (PMDB). Ana Amélia Lemos (PP) foi a candidata ao Senado mais votada em Flores, enquanto que Nova Pádua preferiu Germano Rigotto (PMDB). O deputado federal mais votado pelos florenses foi Pepe Vargas (PT); os paduenses optaram por Afonso Hamm (PP) – confira abaixo todas as listas de votação. Para deputado estadual, Zé do Brique (PSB) foi o preferido em Flores. Em Nova Pádua, Francisco Appio (PP). Finalizada a apuração no Rio Grande do Sul, entre os 570 candidatos a deputado estadual, Zé do Brique fez um total de 3.755 votos – foi lembrado em 55 municípios.

Rádio e TV
A propaganda eleitoral no rádio e na televisão recomeça hoje, dia 8 de outubro. No dia 5 o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, proclamou o resultado provisório do primeiro turno. Dessa forma, oficialmente, as emissoras de rádio e TV tinham 48 horas para reservar espaço para veiculação da propaganda política. Neste segundo turno serão veiculados dois períodos diários de 20 minutos para cada cargo em disputa, inclusive aos domingos, até o dia 29. Assim como no primeiro turno, no rádio, a propaganda será às 7h e ao meio-dia. Na TV, às 13h e às 20h30. No Rio Grande do Sul, serão 20 minutos, divididos igualmente, ou seja, cada candidato terá 10 minutos em cada bloco de transmissão. Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) terão ainda 7min30seg diários, cada um, para divulgar propaganda em forma de inserções de 15 a 60 segundos, o que totaliza 30 minutos diários de inserções.


 -
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário