Geral

Projeto ‘Memória Histórica e Cultural’ não será publicado em 2013

Poder público florense argumenta que prioridade foi dada às obras não lançadas no ano passado

Após 20 anos publicando livros de contexto histórico e cultural sobre o município, o concurso Memória Histórica e Cultural de Flores da Cunha não abrirá suas inscrições em 2013, ou seja, não haverá edição neste ano. A justificativa da prefeitura é que não haveria recursos para a publicação de dois livros, visto que foi dada prioridade para o lançamento da obra vencedora em 2012. “Não tínhamos orçamento para editar duas obras em 2013 e optamos por valorizar a pesquisa que já estava pronta, que era o trabalho da professora Carla Saretta (livro Do Galo da Vergonha ao Galo da Prosperidade, lançado em maio). Por isso não abrimos o concurso”, pontua a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Ana Paula Zamboni Webber.

Segundo ela, a intenção é que o concurso retorne em 2014, bem como o projeto Resgate Histórico das Comunidades, que também não teve continuação neste ano. A pesquisa sobre a história do distrito de Mato Perso, realizada entre abril de 2011 a novembro de 2012 e que deveria se tornar livro, como a obra sobre o Travessão Alfredo Chaves, foi cancelada. No início do ano, o prefeito Lídio Scortegagna (PMDB) chegou a anunciar a publicação, porém, devido ao alto orçamento a cancelou. Conforme a secretária de Educação, o livro sobre Mato Perso ainda está em estudo. “A comunidade nos procurou e estamos vendo a viabilidade de publicá-lo”, avisa a secretária.

Em 2013, o Resgate Histórico das Comunidades foi suspenso, também, de acordo com Ana Paula, para valorização do trabalho já pronto. A intenção é que a pesquisa retorne no próximo ano, pois outras comunidades estariam inscritas no projeto.

Para entender
As mudanças nas publicações anuais das obras começaram no final de 2012, quando o então prefeito Ernani Heberle (ex-PDT, hoje PSB) anunciou uma contenção de despesas públicas, o que tornava inviável a publicação de livros prevista para ocorrer entre novembro e dezembro. O vencedor do Memória Histórica e Cultural de 2012, Do Galo da Vergonha ao Galo da Prosperidade foi cancelado e a obra sobre o distrito de Mato Perso também. Neste ano, o prefeito Lídio anunciou a publicação das duas obras. Em maio, durante a Feira do Livro, a produção sobre o galo foi lançada, enquanto que a de Mato Perso foi cancelada novamente.
De acordo com a Lei Municipal 65/1997, que revogou a estabelecida em 1992 – quando o projeto foi criado –, o concurso deveria ser realizado anualmente pela prefeitura, responsável pela organização, divulgação e destinação de verbas ao programa. Ainda conforme a lei, o Executivo estaria autorizado a publicar, com recursos municipais, até dois livros por ano, sendo que as inscrições aconteceriam até março, a escolha entre junho a agosto e, o lançamento, entre outubro e dezembro.

De 1992 até 2012 foram editadas por meio do concurso 20 obras literárias de autores florenses. O programa foi instituído em 1992 com o objetivo de incentivar a produção literária, entretanto, devido à baixa publicação de livros que ocorreu no período, em 1998 a lei foi revogada com a finalidade de ampliar o contexto das publicações, o que incluía obras históricas, romances, documentários, contos, poesias, poemas e crônicas. Além disso, a proposta era deixar tornar pública as normas e diretrizes do concurso, com o estabelecimento do número de páginas, técnicas de redação e diretrizes do conselho editorial, com o objetivo de divulgar a história do município e formar sua memória cultural.

Os livros já publicados pelo concurso
1992Os 110 anos da Capela São João Batista – Travessão Cavour. Autor: Valentin Antônio Coloda.
1994Memórias de um neto de imigrantes italianos pioneiros de Nova Trento. Autor: Claudino Antônio Boscatto.
1998A palavra é a pá que lavra. Autor: Admir Zanella.
1999História e Memórias de Flores da Cunha – Para conhecer, amar, rir, chorar. Autora: Ivana Lunardi.
1999Em dois tempos. Autoras: Ana Júlia e Maria Eugênia Poletto.
2000Bilhetes a anônimos. Autora: Maristela Facchin Dall’Alba.
2002Carreteiros de Flores da Cunha e da Região. Autor: Floriano Molon.
2002São Tiago de Mato Perso – Resgate de uma história. Autor: Aldir Crócoli.
2003De pedreiro a prefeito. 1º Mandato – 1952/1955. Autor: Raymundo Paviani.
2003Nova Trento: seus religiosos e religiosas. Autores: Antonio Coloda, Valentin Antônio Coloda e Santos Carlos Coloda.
2004Casas de Negócios – O comércio de Nova Trento. Autoras: Joana Menegat, Luiza Dani Chinato e Maria Elizabete Dalmina Curra.
2004João Slaviero: Pioneirismo na vitivinicultura gaúcha. Autor: Floriano Molon.
2005Frei Salvador Pinzetta – Sou o que sou diante de Deus. Autores: Antonio Coloda, Felipe Alexandre Salvador, Santos Carlos Colda e Valentin Antônio Coloda.
2006Nossa História: De Nova Trento a Flores da Cunha. Organizadoras: Gissely Lovatto Vailatti, Graziela Mazzarotto e demais autores.
2007Benedictus: Os cemitérios de Flores da Cunha. Autoras: Danúbia Otobelli e Gissely Lovatto Vailatti.
2008Segredo de Pedra. Autor: Ivo Gasparin.
2009As Cooperativas Vinícolas de Flores da Cunha. Autor: Floriano Molon.
2010O Homenzinho do Gorro Vermelho. Autora: Andreia Costa Tonello.
20111884-2009 – 125 anos de Colonização do Travessão Alfredo Chaves. Organização: Gissely Lovatto Vailatti e equipe.
2012Do Galo da Vergonha ao Galo da Prosperidade. Autora: Carla Maris Saretta (publicado em 2013).

 - Arquivo O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário