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Projeto Educação Maker insere a robótica como prática pedagógica

Uma parceria da prefeitura com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul e a Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pensando em práticas educativas em que o estudante seja ativo e protagonista da própria aprendizagem, a prefeitura municipal, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, firmou uma parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e a Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAURGS) e promoverá, ao longo deste ano, o projeto ‘Educação Maker: inserindo a robótica como prática pedagógica para os anos iniciais’.

Por meio desta parceria inédita, os professores da rede municipal de ensino terão a oportunidade de viver novas experiências na área da Educação Maker, especialmente no que diz respeito à utilização de componentes eletrônicos e da aprendizagem criativa, visando transpor para a prática os conceitos teóricos previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Estão previstos momentos de experimentação, investigação, movimento “mão na massa” e a construção dos saberes.

A Educação Maker faz parte do currículo das escolas municipais e tem como objetivo o desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas ao processo criativo dos estudantes, além de desenvolver a autonomia, a criatividade, o raciocínio lógico, a descoberta e o diálogo.

A formação, coordenada pela professora Dra. Kelen Berra de Melo, teve início no mês de maio e conta com carga horária prevista de 40 horas. Os encontros ocorrerão quinzenalmente até o fim do ano letivo. Além da formação, o projeto prevê estudos científicos que visam comprovar a eficácia da implementação deste projeto na rede pública municipal. Também ocorrerão momentos de formação para os professores de Matemática com o propósito de aplicar os conceitos da matéria por meio da robótica.

 - Graziele DallAcua/Prefeitura de FC/Divulgação
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