Geral

Projeto de costura solidária faz a diferença na vida de famílias necessitadas

Voluntárias criaram uma linha de produção de roupas de bebês para doação em UBSs pelo Amigas do Bem

Na rua São José, no centro de Flores da Cunha, um grupo de mulheres transforma tecidos em dignidade e conforto para quem precisa. A costura solidária do projeto “Amigas do Bem” produz de 200 a 800 peças de roupas para bebês por mês, que são doados para famílias florenses e de outros municípios gaúchos. Idealizado pela costureira Morgana Bergamaschi Oliboni, o grupo de 12 voluntárias se reúne todas as terças-feiras para confeccionar peças para bebês que são doadas para Unidades Básicas de Saúde (UBS), empresas e moradores de diversas cidades.

Morgana conta que o projeto surgiu após o falecimento de seus pais. Sentindo a necessidade de fazer algo diferente, decidiu costurar roupas para bebês. Em março de 2022, ela criou alguns conjuntos infantis e apresentou às amigas Marlize Giachelin, Marilene Giachelin Cavagnoli, Tânia Golin Vely e Elizete Maria Debastiani Benato, que prontamente aceitaram o desafio de dar continuidade à ideia.

— Costurar roupas para bebês era uma ideia que eu tinha há anos, porque eu via que nos hospitais e UBSs sempre havia necessidade. Esse tipo de vestuário é caro e muitas mãezinhas não têm condições de comprar. Esse foi o intuito de começar a costurar, surgiu da necessidade aqui no município, e (as doações) já estão se expandindo para outras cidades — conta Morgana.

O grupo inicialmente se reunia na casa da voluntária Marlize Giachelin, que contribui com os tecidos. Morgana, além de fornecer botões, linhas e elásticos, ensinou as integrantes a costurar e manusear a máquina de costura. Dois meses depois, as reuniões passaram a ser na casa da idealizadora do "Amigas do Bem".

— O objetivo (do projeto) era ter uma ocupação a mais e poder ajudar quem mais precisa. O projeto trabalha somente com doações, ele se mantém de doações das pessoas. E, nós mesmas (doamos para famílias que necessitam) — resume.

Como a produção exige diferentes etapas, o grupo de voluntárias é dividido em setores: corte, costura e acabamento. As integrantes são organizadas de acordo com suas habilidades e preferências, facilitando a execução das tarefas. Graças ao trabalho voluntário das "Amigas do Bem", nascem peças como bodies, calças, cobertores, travesseiros, sapatos de soft, porta-chupetas de crochê, entre outros.

As peças das "Amigas do Bem" são repassadas as voluntárias do projeto "Acolhida de Amor", que organizam kits completos de maternidade para distribuir a quem precisa nas UBSs do município.

"Saio com a alma lavada"

As doações das amigas florenses já ajudaram famílias nas cidades de Soledade, Serafina Corrêa, Muçum, Caxias do Sul e Farroupilha, e também no Espírito Santo.

— Além de ouvir coisas boas (sobre a iniciativa), também somos retribuídas com apoio, até mesmo financeiro. Muitas empresas e pessoas nos ajudam, e isso é um retorno maravilhoso. Nos satisfaz. Eu espero a semana toda para que chegue a terça-feira à tarde, porque é o dia que mais gosto de trabalhar aqui. É muito bom! — comemora a presidente Morgana.

Uma das voluntárias, Elizete Maria Debastiani Benato, que auxilia no corte das roupas, relata que o motivo para continuar atuando no projeto é promover o bem-estar de todos:

(A motivação) é (proporcionar) o bem-estar de todo mundo. A gente se sente bem fazendo isso, ajudando. As crianças são as que mais necessitam, o adulto até consegue se virar, mas as crianças enfrentam uma situação mais complexa. O que sentimos é maravilhoso, saio daqui com a alma lavada, com o sentimento de dever cumprido. É gratificante.

 Quem também compartilha desse sentimento é Clari Terezinha Sandi Lorenzet. A voluntária salienta que o objetivo do grupo é produzir cada vez mais peças para doar em maior quantidade.

— O esforço que todas nós fazemos não é em vão. Quanto mais fabricamos, mais conseguimos doar e mais temos para fazer. Isso é o que nos motiva: a cada vez, fazer mais (roupas) — comenta.

As voluntárias destacam que toda forma de apoio ao grupo é bem-vinda. A costura solidária é sustentada por meio de doações de materiais e contribuições financeiras para a compra dos itens necessários para a confecção das peças. Para realizar doações, a presidente do projeto “Amigas do Bem” disponibiliza o seu contato: (54) 9979-7463.
 

As Trabalho semanal acontece graças as doações de apoiadores. - Antonio Galvão
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário