Geral

Programação do Colono e Motorista em Flores da Cunha e Nova Pádua

Após um ano sem comemorações, 2021 será marcado por bênção dos tratores e almoços

25 de julho, Dia do Colono e Motorista. 
A definição do Dia do Colono deu-se em 1924, em meio às comemorações do centenário de vinda dos primeiros imigrantes ao Rio Grande do Sul. A data simboliza a chegada da primeira leva de imigrantes. Já o Dia do Motorista é em homenagem ao protetor dos motoristas e dos viajantes: São Cristóvão. Em sua história, ele viveu na Síria e seu martírio aconteceu no século III. “Cristóvão” significa “aquele que carrega Cristo” ou “porta-Cristo”. No dia 5 de setembro de 1968 foi sancionada, pelo então presidente Artur da Costa e Silva, a Lei nº 5.496, que instituiu oficialmente o “Dia do Colono”.
Após um ano sem comemorações, 2021 volta a ter programações especiais para comemorar a data. No distrito de Otávio Rocha, será realizada a 47ª Festa da Colônia, tradicional comemoração da localidade. 
A programação inicia às 10h com missa de Ação de Graças e, após, bênção dos tratores. Às 11h30min haverá a inauguração da Cresol Otávio Rocha e, a partir das 11h, o menarosto pague e leve. Os ingressos podem ser adquiridos na sub-prefeitura, através do telefone (54) 3279 1298, no valor de R$ 100.
A igreja Matriz de Flores da Cunha também fará uma programação especial. No domingo, dia 25, às 9h, haverá celebração em homenagem ao Colono e Motorista. Às 10h está programada a bênção de veículos defronte à igreja. 

Em Nova Pádua
A programação paduense iniciou no começo de julho com diversas atividades. No dia 11, ocorreu a inauguração da Via de Rapel Rossi. Já no último sábado, dia 17, ocorreu a 1ª Trilha Solidária – Passeio Ciclístico, que reuniu mais de100 pessoas. 
Já neste sábado, dia 24, ocorre a Trilha Guardiãs do Tempo, com saída da Praça Matriz às 13h. Inscrições devem ser realizadas através do site da prefeitura ou pelo telefone (54) 3296 1600, na Secretaria de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. No local do evento, haverá recolhimento de alimentos não perecíveis para serem doados ao Hospital Fátima.
No domingo, dia 25, haverá a missa campal às 9h, com bênção dos tratores, máquinas agrícolas, caminhões e tratoraço. Os interessados em adquirir tíquetes para refeição deverão fazê-lo junto ao Minimercado e Açougue Bunai, Bar do Mumu ou Coopádua, no valor de R$ 45.
 Para fechar a programação, no dia 31 de julho, Nova Pádua receberá a abertura do Campeonato Gaúcho de Hard Enduro, com saída no Complexo Belvedere Sonda, a partir das 9h. As inscrições devem ser feitas pelo site da Federação Gaúcha de Motociclismo.

 - Gabriela Fiorio
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário