Geral

Programa Miniempresa visa despertar empreendedores

Centro Empresarial Jovem de Flores da Cunha está à frente de atividade voltada a adolescentes do 2º ano do ensino médio da Escola São Rafael

Com o objetivo de despertar e desenvolver o empreendedorismo em adolescentes, o Centro Empresarial Jovem está comandando em Flores da Cunha o projeto Miniempresa, um programa educativo desenvolvido pela Associação Junior Achievement e realizado pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) Jovem de Caxias do Sul. Vinte e quatro alunos do segundo ano do ensino médio da Escola São Rafael participam da atividade que tem duração de 15 semanas, com encontros semanais de três horas. Nesse período, os estudantes aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção, tudo com o objetivo de criar uma empresa e desenvolver um produto.

O adviser do programa Leandro De Grandi explica que durante o processo os alunos fizeram uma pesquisa de mercado para escolher o produto. Com base nos resultados, decidiram criar um enrolador de fone de ouvido. Além disso, eles precisam elaborar a estrutura organizacional da empresa, com a escolha de um presidente e diretores, desenvolver a estratégia de comercialização do produto, recolher parte do faturamento como tributação simbólica, que será doada a uma instituição ao final do programa, e ainda apurar o lucro e comprar ações. “Já estamos na sexta jornada (semana). Eles entraram sem base nenhuma e estão aprendendo com seus próprios erros. A ideia desse programa é que eles saiam com uma bagagem para enfrentar o mundo dos negócios de hoje”, destaca De Grandi.

Em Flores da Cunha as atividades são acompanhadas por profissionais voluntários do CE Jovem, das áreas de finanças, marketing, recursos humanos e produção. Para estarem aptos a auxiliar os estudantes, os chamados advisers Fernando e Leandro De Grandi, Lucas Bragagnolo e Virgínia Castellan de Salles participaram de um treinamento com a entidade que coordena o programa, a Junior Achievement, na CIC caxiense.

Após finalizarem o projeto, os alunos do São Rafael e de outras 11 escolas de Caxias do Sul apresentarão as ideias e comercializarão os produtos desenvolvidos por eles em alguns pontos específicos. Neste sábado, dia 3 de maio, eles participarão de um programa na rádio Atlântida (105,7 FM) e no dia 17 estarão na rádio Caxias (930 AM e 93,5 FM), onde falarão sobre o Miniempresa e apresentarão as criações. A CIC de Caxias também abriu espaço no dia 5 para que os jovens mostrem as empresas e troquem ideias com os empresários no saguão do restaurante da entidade.

Haverá, ainda, um almoço aberto à comunidade no dia 1º de junho, no restaurante Tulipa, no Parque de Eventos da Festa da Uva, onde eles poderão vender o que foi produzido. Os miniempresários apresentarão e comercializarão seus produtos ao público no shopping San Pelegrino, em Caxias, de 10 a 15 de junho. Após essas datas as invenções serão vendidas pelos alunos conforme a demanda. A formatura de encerramento será no dia 5 de julho, às 19h, no UCS Teatro.

Sobre a Junior Achievement
A Junior Achievement é uma associação educativa, sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada. Criada em 1929 nos Estados Unidos, visa despertar o empreendedorismo em jovens estudantes, estimulando o desenvolvimento pessoal, proporcionando uma visão clara do mundo dos negócios e facilitando o acesso ao mercado de trabalho. As atividades são desenvolvidas por meio de programas educativos, aplicados aos jovens em parcerias com escolas públicas e privadas e voluntários dispostos a compartilhar suas experiências e conhecimentos com estudantes de diferentes faixas etárias. Cerca de 10 milhões de jovens ao ano participam dos programas da Junior Achievement no mundo. A associação está presente em mais de 120 países. No Brasil há unidades em todos os Estados e no Distrito Federal.


Aulas semanais são realizadas para o desenvolvimento de uma empresa e criação de um produto. - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário