Geral

Presépios à espera do Menino Jesus

Com a ajuda da comunidade, Igreja Matriz e Mosteiro Nossa Senhora do Brasil mantêm viva a tradição natalina que retrata o nascimento de Cristo

A tradição dos presépios foi iniciada por São Francisco de Assis no século XIII e, desde então, invade os Natais para celebrar o nascimento de Jesus Cristo. Em Flores da Cunha, não é diferente. Os animais, os pastores, os três reis magos – todos estão preparados para a chegada do Deus menino, a fim de representar o momento exato em que, segundo a tradição cristã, a grandiosidade divina coube dentro de uma manjedoura.
No município, a cena ajuda a embelezar a Igreja Matriz, tradicionalmente montada pelo Movimento de Cursilhos de Cristandade – em 2020, cerca de 16 integrantes participaram da ação, ocorrida no dia 27 de novembro. Ao lado dele, também há uma grande árvore de Natal, onde cada visitante pode pendurar um desejo escrito à mão – pedidos de paz e saúde são os mais recorrentes entre os florenses. 
“Como católicos, é uma honra estar servindo à Igreja. A árvore com os pedidos  já existe há muitos anos e a ideia é fazer com que as pessoas expressem seus desejos em relação ao Natal e o ano vindouro”, diz a coordenadora do Movimento, Patrícia Montanari Susin. 
Um presépio também enfeita a fachada do Mosteiro Nossa Senhora do Brasil, cuidadosamente organizado pelas Irmãs Clarissas Capuchinhas há 12 anos. Neste ano, a novidade é a armação de ferro, que segura a cobertura decorada por folhas de palmeiras. A montagem contou com a ajuda de vizinhos e voluntários, o que, segundo Irmã Clara, idealizadora do projeto, torna-o um presépio de toda a comunidade.
“Nós, como verdadeiras franciscanas, temos a tradição do presépio muito forte. E neste ano, nós tentamos ressaltar a luz. Que o Menino Jesus seja essa Luz que vem aquecer, que vem iluminar, que vem fortalecer nossos corações, especialmente nesse momento delicado que estamos vivendo. Ele é o que há de mais importante no nosso Natal e com Ele nós vamos superar todas as dificuldades que temos”, comenta a Irmã que, assim como todos os cristãos ao redor do planeta, aguarda com ansiedade a chegada das Boas Novas.  

Presépio enfeita pátio do Mosteiro Nossa  Senhora do Brasil.  - Pedro Henrique dos Santos Cursilho monta tradicionalmente o presépio  na Igreja Matriz. - Pedro Henrique dos Santos Comunidade de Afredo Chaves montou presépio na  praça da localidade. - Gabriela Fiorio
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário