Geral

Premiadas as escolas vencedoras do Mérito Educativo

Sessão solene para homenagear direções dos colégios Tiradentes, Francisco Zilli e São José foi realizada na noite de segunda-feira na Câmara de Vereadores de Flores da Cunha

O diploma Mérito Educativo 2012 foi entregue na noite de segunda-feira, dia 29 de outubro, para três colégios de Flores da Cunha. Em sessão solene na Câmara de Vereadores, foram agraciados os vencedores: Escola Municipal Tiradentes, com o projeto Trabalhando com o jornal: lendo em família; Escola Municipal Francisco Zilli, com Eu, autor. Fazeres e saberes de um povo imigrante e seus descendentes; e Escola Municipal São José, com o projeto Seja a mudança que você quer ver no mundo.

Os jurados foram membros representantes do Conselho Municipal de Educação, da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto e da Associação dos Professores. As outras escolas que também inscreveram propostas (Irmã Tarcísia, 1º de Maio e Núcleo Interdisciplinar de Apoio Educacional, Niae) foram homenageadas com Menção Honrosa. O diploma Mérito Educativo foi instituído pela vereadora Claudete Gaio Conte (PDT).

Os projetos vencedores

Trabalhando com o jornal: Lendo em família
Projeto desenvolvido pela Escola Tiradentes, tendo como objetivo de proporcionar maior contato com a leitura, interpretação, escrita, construção de opinião própria e tomada de atitude. Foram muitas atividades de leituras e releituras de trechos escritos de jornais e todos os professores desenvolveram atividades pedagógicas, utilizando o jornal como fonte inspiradora. As famílias dos alunos passaram a receber em casa uma Sacola da Leitura, que recebeu o nome de 'Lendo em Família'. Dentro de cada kit havia um livro de um autor florense, um gibi e um exemplar do jornal O Florense.

Eu, autor. Fazeres e saberes de um povo imigrante e seus descendentes
A Escola Francisco Zilli deu os primeiros passos do projeto no início do ano letivo com a criação de um lema e um mascote (Zilinho) pensados pelos alunos. Outra ação foi a produção de adesivos ‘Eu indico essa Obra’ para marcar os mais indicados. Um kit Bolsa de Leitura foi pensado para que os alunos tivessem acesso em casa a jornais, revistas e gibis, e compartilhassem conhecimento com a família. A Editora Novo Ciclo foi parceira do projeto, distribuindo os jornais A Vindima e O Florense.

Seja a mudança que você quer ver no mundo
O trabalho desenvolvido pela Escola São José teve como objetivo desenvolver uma cultura de valorização e respeito ao outro, a solidariedade e a prática sobre o bem comum por meio de campanhas. Os alunos visitaram a sede da União pela Vida Animal (Upeva) e a Associação Amigos dos Recicladores de Flores da Cunha (ARAFlores) e divulgaram os resultados na rádio Flores FM e no jornal O Florense. As atividades ao longo do ano foram de acordo com o nível de cada turma.

Diretoras homenageadas com os vereadores florenses. - Ana Paula Boelter/Câmara de Vereadores/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário