Prefeitura promove 1º Fórum Educacional Regional
A nova organização da sociedade diante da globalização acarreta em novos ajustes nas escolas e nas famílias.
A nova organização da sociedade diante da globalização acarreta em novos ajustes nas escolas e nas famílias. Na busca de oferecer modelos de conduta e referências positivas para educadores, pais, poderes constituídos, entidades, ONGs, associações e comunidade em geral, a Prefeitura de Flores da Cunha por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, promove o 1º Fórum Educacional Regional. Com o Tema Educar – responsabilidades e limites, o evento ocorre no dia 28 de setembro, às 19h, no Salão Paroquial da Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes (Rua Frei Eugênio, 414).
Entre os diversos temas, o Fórum discutirá sobre limites, e responsabilidades de pais, professores, alunos e da sociedade num geral, e sobre a importância da educação na construção da sociedade, abordando o contexto do sistema educacional brasileiro ao sistema global e sua atuação na formação das pessoas. Ao final do evento será formada uma cartilha com as considerações do Fórum, contendo sugestões, ações e compromissos citados por todos os presentes. A cartilha será distribuído nas escolas e em alguns pontos da cidade.
Os assuntos do fórum serão apresentados pela mediadora Lisete Alberici Oselame, graduada em Comunicação Social/RP e apresentadora do programas Persona Singular na Rádio Caxias e TV Revista na UCS TV. Ela contará com a presença da professora Marisa Formolo, Deputada Estadual e integrante da Comissão de Educação, de Cidadania e Direitos Humanos; do Frei Jaime Bettega, formado em Filosofia, Teologia, Administração de Empresas, professor de Ética na UCS e coordenador de quatro escolas de educação infantil; da psicóloga Amélia Dolores Berti, especializada em Orientação Educacional, coordenadora e professora de Cursos de Pós Graduação e Graduação; do Vice Prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho, graduado em Direito; e do Promotor de Justiça da Comarca de Flores da Cunha Stéfano Lobato Kaltbach, Graduado em Processamento de Dados, Direito e Estudos Sociais, atuou como Curador da Infância e da Juventude em Comarcas de 11 cidades do Rio Grande do Sul.
O Fórum será em forma de debate, onde todos poderão expor suas ideias. De acordo com a Secretária de Educação, Cultura e Desporto, Claudete Gaio Conte, este é o momento de falar sobre a importância da educação na construção da sociedade, encontrando soluções para os problemas na educação. “Educar é responsabilidade de todos. Todos educam, a sociedade educa, e a escola sofre os efeitos da sociedade,” considerou Caludete.
O evento será aberto a toda comunidade e a entrada é franca. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Educação, pelo telefone (54) 3292.1722 ramal 244.
0 Comentários