Geral

Prefeito apresenta demandas à diretoria da Corsan

Quatro pedidos de Lídio Scortegagna estiveram na pauta do encontro realizado em Porto Alegre na semana que passou

O prefeito de Flores da Cunha, Lídio Scortegagna (PMDB), apresentou demandas de saneamento ao diretor-presidente da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Arnaldo Dutra. O encontro, realizado na sede da estatal, em Porto Alegre, teve como pauta quatro assuntos. “Nós fomos com o intuito de cobrar uma posição da Corsan e conseguimos. Acredito que até esta semana deve retornar um projeto pronto de como será a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Lagoa Bela para podermos partir para os detalhes finais e resolver as questões mais burocráticas”, frisa. Conforme Lídio, o projeto da estatal estaria praticamente pronto.

Outro assunto em pauta foi o esgoto do loteamento Monte Belo. Na reunião ficou definido que a prefeitura, por meio da Secretaria de Planejamento, Meio Ambiente e Trânsito, fará um levantamento topográfico e cadastral das edificações do local para verificar quais têm sistema de tratamento de efluentes. O prefeito explica que como o município possui um contrato de concessão pública dos serviços de tratamento de esgoto com a Corsan, é de competência da estatal traçar uma diretriz do que precisa ser feito. “Temos um levantamento topográfico daquela região. Com ele iremos saber onde existe fossa ou filtro. A partir disso, buscaremos uma solução final para esse problema que se arrasta há anos”, assegura. Ele observa que não adianta o município investir em pequenas subestações para depois serem desfeitas.

A prefeitura apresentou também um estudo para viabilizar uma Estação de Tratamento de Efluentes na região de Nova Roma, que está sendo avaliado pela Companhia. Segundo Lídio, a administração solicitou que a estatal trace uma diretriz para a região para que seja feita uma única ETE, unindo esforços da iniciativa privada, da prefeitura e da Corsan. Isso anteciparia o serviço que deveria ser feito pelo órgão público em 15 anos.

O prefeito explica também que Flores da Cunha tem três bacias de captação para onde vai o esgoto: Lagoa Bela, São Cristóvão e Nova Roma. Essa última está saturada devido ao crescimento da localidade. “Hoje temos oito estações de tratamento, de difícil manuseio, que dá mais problema para a Corsan do que para o município, sendo que ela é a responsável pela manutenção. Partindo desse princípio, apresentamos uma proposta para que em vez de exigir dos loteadores a construção de uma estação individualizada para cada empreendimento, busquemos uma maior, com recursos inclusive dos próprios loteadores, que fariam o investimento dentro do loteamento”, explica.

Bacia de captação
Durante o encontro o prefeito solicitou ainda uma parceria da Companhia na realização de estudo para a definição do local ideal para uma área de captação de água no município. Lídio lembra que boa parte dos poços artesianos que abastecem a cidade tem diminuindo a vazão de água devido ao crescimento do município. “Hoje precisamos buscar alternativas para que não fiquemos sem água daqui algum tempo. Inclusive, levamos um orçamento de uma empresa e uma proposta de trabalho para que a Corsan analise e busque a contratação para nos dar uma definição. Acordamos que eles farão isso”, informa. Traçando um balanço geral, Lídio avalia o encontro como positivo. Segundo ele, a Corsan, por meio do seu diretor-presidente, mostrou interesse em solucionar as demandas.

A secretária de Planejamento Ana Paula Cavagnoli e o diretor da Corsan de Flores da Cunha, Bruno Debon, acompanharam Lídio Scortegagna. - Rafael Régoli/Corsan/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário