Geral

Praças abandonadas

Reportagem do O Florense percorreu áreas de lazer localizadas em bairros da cidade e constatou falta de cuidados, tanto por parte do poder público quanto da população

No dicionário Aurélio, entre outras definições, praça é um "espaço público urbano livre de edificações e que propicia convivência e/ou recreação para seus usuários". Porém, em Flores da Cunha essa definição parece não estar sendo seguida. Na tarde de quarta-feira, dia 23, O Florense visitou as praças do Município e constatou que as áreas dedicadas ao lazer e a sociabilidade dos moradores estão entregues ao descaso. As reivindicações por melhorias, em especial na praça do Loteamento São Pedro, já foram solicitadas por duas vezes em sessão na Câmara de Vereadores, a última delas na segunda-feira, dia 21, pelo vereador Alexandre Scortegagna (PP). Na praça do São Pedro, além do visível abandono, os bancos estão quebrados e os brinquedos foram destruídos. Conforme uma moradora, já faz "algum tempo que o local está abandonado. Às vezes aparece alguém para cortar a vegetação", diz a dona de casa.

Outro ponto que apresenta visíveis sinais de descaso é a área de lazer do bairro São José. O espaço tem bancos quebrados, água acumulada na quadra de esportes e cerca destruída. Os moradores também se queixam da limpeza, já que há sinais de lixo espalhado pelo lugar.
No bairro União a praça, construída no início de 2007 e depredada por vândalos em abril do mesmo ano, nunca mais foi reformada. Os brinquedos quebrados foram retirados do espaço, mas não foram mais recolocados.

Conforme o secretário municipal de Planejamento, Meio Ambiente e Trânsito, Paulo Ribeiro, não existe nenhum projeto específico para melhorias nas praças dos bairros. Uma proposta que está sendo estudada é a criação de um setor que cuide diretamente dos parques e das praças, já que, hoje, cada departamento é responsável por uma etapa. "Por exemplo, Meio Ambiente realiza a arborização, a Secretaria de Obras a limpeza, a Secretaria de Turismo o embelezamento e assim por diante", explica o secretário, que complementa: "No projeto 'Prefeitura Mais Perto de Você' são realizadas manutenções gerais nos bairros, o que inclui as praças. Estamos realizando um projeto a longo prazo para criar uma política específica para cada pracinha". De acordo com Ribeiro, atualmente a praça da Bandeira está recebendo melhorias na infraestrutura. Veja a situação das praças do município.



Praça Imigrante - Centro
A Praça do Imigrante, localizada próxima ao Hospital Nossa Senhora de Fátima, tem vegetação e limpeza em ordem. Entretanto, parte de seus brinquedos estão danificados, sem pintura e os bancos destruídos.



Praça no bairro São José

A área de lazer do bairro São José está com bancos quebrados, lixo espalhado pelo espaço, cerca cortada, água acumulada na quadra de esportes e lixeiras depredadas. A situação do local, de acordo com os moradores, está assim há bastante tempo.



Praça no bairro Vindima

No bairro Vindima, apesar da vegetação alta que cobre boa parte do local, os brinquedos do parquinho estão inteiros (mas sem pintura) e o espaço está bem conservado.



Praça no Loteamento São Pedro
A praça do Loteamento São Pedro está em completo abandono. Há bancos quebrados, os brinquedos do parquinho estão destruídos e sem pintura. Conforme uma moradora do local, há tempos os brinquedos foram levados embora e nunca mais repostos.


Praça no Loteamento Parque dos Pinheiros
Em bom estado de conservação. Assim está a área de lazer do Loteamento Parque dos Pinheiros. Os brinquedos estão em bom estado e pintados. Como o espaço fica num terreno baldio a vegetação cobre parte da cancha de areia.


Praça Nova Trento - Centro
A praça Nova Trento está bem conservada. Tem parquinho amplo, pintado e parcialmente conservado; além de totalmente cercada. Há ainda lixeiras espalhadas por toda a área de lazer. Entretanto, segundo moradoras e frequentadoras do local, a praça deveria ter mais brinquedos e uma manutenção constante dos mesmos. “No final de semana está cheio de crianças e não há brinquedos suficientes. Além disso, há pregos e tábuas soltas em alguns deles”, dizem.


Praça no Loteamento Granja União
A praça do Loteamento Granja União também apresenta bom estado de conservação, com bancos e brinquedos pintados. Entretanto, o local não tem um acesso adequado.


Praça no bairro Aparecida
De todas as praças visitadas a que apresenta melhor estado de conservação, é a do bairro Aparecida. Inaugurada em 2008, a área é limpa, ampla, com lixeiras em vários pontos, grama cortada, brinquedos e bancos novos.



Praça no bairro União
Construída no início de 2007 e totalmente depredada por vândalos em abril do mesmo ano, a praça do bairro União está completamente abandonada. Segundo moradores, desde que foi destruída, nenhuma melhoria foi feita no local. “Somente recolheram os brinquedos quebrados”, dizem.



Praça da Bandeira
O local está recebendo melhorias. Os banheiros estão em obras. A nova construção, de 82 metros quadrados, contará com uma laje superior impermeabilizada que servirá também de mirante. O investimento é de R$ 100 mil. A verba foi conquistada para o município por meio de emenda parlamentar do deputado federal Renato Molling (PP). O plano da Secretaria de Obras é que os trabalhos sejam concluídos até novembro. As próximas etapas da revitalização da praça incluem melhorias na vegetação e ajardinamento.


Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário