Geral

Praças à espera de mais cuidado

Houve evolução em relação à última checagem do O Florense, em janeiro. Porém, situação ainda não é a ideal

Uma reportagem divulgada pelo jornal O Florense em outubro de 2010 mostrou a falta de cuidado com as praças de Flores da Cunha. Essa mesma reportagem poderia ser publicada novamente em novembro de 2011, pois poucos pontos mudaram. As 10 áreas de lazer continuam com falta de manutenção, apesar do plano da prefeitura de criar um departamento exclusivo para os cuidados e preservação de parques e praças. A situação negativa também vem de encontro com a má educação de parte da população, que depreda os locais públicos.

Em janeiro de 2011, outra reportagem mostrou a mesma situação, entretanto, a Praça da Bandeira ganhara novos banheiros e a Nova Trento, equipamentos de uma academia ao ar livre. O presidente da Câmara de Vereadores de Flores da Cunha, Alexandre Scortegagna (PP), lembrou na última sessão, dia 21, que as praças do município estão em condições precárias. “Passei pelas praças da Bandeira e Nova Trento e ouvi cobranças das pessoas quanto à manutenção dos brinquedos, muitos quebrados e inutilizados, outros em condições perigosas de uso pelas crianças, apresentando parafusos soltos e ferrugem. Alguma atenção deve ser dada às pracinhas, especialmente agora com a chegada do verão, quando muitas crianças as procuram para o lazer”, discursou o vereador.

Em novembro de 2011 a reportagem do O Florense voltou a verificar os espaços públicos – o descuido nas áreas permanece. A impressão é de abandono na maioria delas, sendo a praça do loteamento São Pedro a em pior estado. A prefeitura concluiu em outubro a construção de um muro de contenção em um dos lados no fundo da área. As obras acabaram, mas a melhoria deixou a praça mais parecida com um terreno baldio. O campo de futebol de areia está com pedras que sobraram do muro de contenção, além de lixo. Não existem bancos ou brinquedos. Uma moradora do loteamento afirma que há tempos o local está abandonado.

Outros locais
Na praça do loteamento Parque dos Pinheiros os brinquedos estão em bom estado de conservação, mas por estar localizada em um terreno baldio, a cancha de areia está coberta de vegetação. O acesso aos brinquedos também não é fácil, pois é feito pelo meio da vegetação. No bairro São José, o campinho de futebol de areia está com pedras, sujeira e pouca areia, além da grade furada. Do lado fora, dos três bancos, dois estão destruídos. A praça não possui outros brinquedos.

Limpeza e corte de grama foram verificados pela reportagem na praça do bairro Vindima. Alguns dos brinquedos estão quebrados – a maioria está em bom estado de conservação, assim como os bancos. A cancha de areia está tomada pela grama.
Na Praça do Imigrante a vegetação estava alta e o lixo, acumulado. Os banheiros estão pichados e abandonados e, os brinquedos e bancos, quebrados. Uma moradora que passava pela praça garantiu que não leva o filho para brincar no local. “É muito sujo, é uma área de contaminação e não de lazer”, opina.

Na área central do município, a Praça da Bandeira está em bom estado de conservação. Banheiros novos foram construídos e entregues para a população em dezembro de 2010. A falta de respeito de alguns florenses é o motivo de muitas dessas áreas estarem destruídas. Um professor voluntário brincava com o filho no balanço e foi enfático em dizer que esse é o principal motivo do abandono nas praças. “Nem sempre o problema maior está na falta de areia, mas sim na falta de educação”, desabafou.

No bairro Aparecida, os brinquedos não estão em bom estado de conservação. O local conta com lixeiras e está limpo, segundo moradores conta com uma boa iluminação à noite. A Praça Nova Trento é uma das mais bem conservadas. Está limpa, com amplo espaço de brinquedos, todos inteiros e cercados. A área ganhou equipamentos para exercícios, uma academia ao ar livre à disposição dos moradores. Como lixeiras, foram improvisados galões amarrados aos bancos. Moradores reclamam da má iluminação à noite, quando o movimento é intenso no local. Uma moradora acompanhava a neta elogiou o espaço. “Gostamos muito de vir pra cá, mas faltam mais árvores com sombra e uma conscientização da população na limpeza”, opina.

No loteamento Granja União, antes de acessar a praça é preciso descer um muro de pedras e um barranco de terra. O espaço tem bons brinquedos, mas o único banco está quebrado. A quadra de areia também está bem conservada. No União, três gangorras e uma roda giratória resumem a praça, depredada pouco tempo depois de construída.

O que diz a prefeitura
O prefeito Ernani Heberle (PDT) diz que uma reforma geral nos brinquedos das praças de Flores da Cunha está programada para breve. "Vamos convocar a população para que ajudem na preservação dos equipamentos", diz. No primeiro mês de 2012, dependendo do resultado financeiro do município, Heberle pretende autorizar o cercamento da Praça da Bandeira para uma reforma. “Trocaremos toda a calçada, os bancos e cortaremos algumas árvores. Outras serão plantadas. Estamos dando mais atenção também a esse setor", frisa o prefeito.



Vândalos depredaram bancos de concreto no bairro São José. - Camila Baggio
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário