Geral

Praça da Bandeira ganhará Leão Alado neste mês

Projeto prevê a instalação de monumentos italianos em cinco cidades gaúchas

Flores da Cunha e outros quatro municípios gaúchos serão contemplados por um projeto que tem como objetivo comemorar os 138 anos da imigração italiana no Brasil. A Praça da Bandeira, no Centro, receberá neste mês uma estátua do Leão Alado, presente da região do Vêneto, na Itália – foi de lá que veio a maioria dos imigrantes italianos para o Rio Grande do Sul. O monumento que integra o projeto Leoni in Piazze (Leão na Praça) será inaugurado no dia 22 de junho.

Em parceria com o Comitato Vêneto do Rio Grande do Sul (Comvers) e o Circolo Vicentino de Flores da Cunha, uma programação foi organizada na Praça da Bandeira (veja abaixo). Estarão presentes prefeitos italianos, o secretário de Estado do Vêneto para os Fluxos Migratórios, Daniele Stival, e integrantes do grupo de jovens Veneti nel Mondo. Na ocasião as outras quatro peças serão entregues para Antônio Prado, Santa Tereza, Sobradinho e Ilópolis. Todos os municípios têm gemellaggio (acordo entre cidades de países diferentes que facilita o acesso a informações, troca de experiências, elaboração de projetos e cooperação econômica e cultural; em tradução livre significa cidades-irmãs) com regiões italianas.

Todos os leões foram presentes do governo do Vêneto italiano (o projeto tem custo total de € 180 mil, cerca de R$ 500 mil) – eles estão guardados em Nova Pádua até serem entregues (cada um pesa 600 quilos e tem um metro de altura, 1,40m de comprimento e 65cm de largura). No Centro de Flores da Cunha a estrutura que abrigará a estátua é erguida na esquina da Avenida 25 de Julho com a Rua John Kennedy (foto abaixo). Os leões, esculpidos em mármore pelo artista plástico Enrico Pasquale, serão colocados em colunas de 8m de altura com os olhares voltados para o Vêneto. O Leão Alado é o símbolo de Marcos (São Marcos), autor de um dos evangelhos da Bíblia, e de Veneza.

As cidades que receberão o monumento

- Antônio Prado: primeiro município declarado Patrimônio Histórico e Aartístico do Brasil. Primeiros imigrantes oriundos das províncias de Verona e Vicenza.
- Flores da Cunha: cidade-irmã (gemellaggio) de Sospirollo (província de Belluno).
- Ilópolis: cidade-irmã de Auronzo di Cadore (província de Belluno).
- Santa Tereza: cidade-irmã de São Biagio di Callalta (província de Treviso). Reconhecida pelo Ministério da Cultura como Patrimônio Histórico da Imigração Italiana no Brasil.
- Sobradinho: cidade-irmã de Cornedo Vicentino (província de Vicenza).

Fonte: Comvers.

Programação em Flores da Cunha*

Dia 22 de junho
16h – Missa no Salão Paroquial.
17h – Entrega dos Leões Alados.
18h – Inauguração do monumento Leoni in Piazze.
19h30min – Jantar de confraternização.

* Pode ser alterada dependendo da chegada das comitivas italianas.


Em flores monumento ficará na esquina da Avenida 25 de Julho com a Rua John Kennedy (Foto/Fabiano Provin).

Monumento pesa 600kg, tem 1m de altura, 1,40m de comprimento e 65cm de largura. - Prefeitura de Flores da Cunha/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário