Geral

Postos de saúde estarão abertos neste sábado

Calendário nacional prevê a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e contra o Sarampo

As secretarias de Saúde de Flores da Cunha e Nova Pádua promovem neste sábado, dia 22, a 2ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo. Crianças a partir de seis meses e menores de cinco anos devem comparecer ao posto de saúde mais próximo a partir das 8h. No Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi e nas unidades básicas (UBS) o horário de atendimento segue até às 17h, com exceção de Mato Perso, que atingiu a meta desde o início da campanha, em 8 de novembro.

Para quem não puder comparecer neste sábado, a imunização segue até 28 de novembro, no horário de atendimento normal dos postos e das 8h às 17h30min no Centro de Saúde. Conforme o Ministério da Saúde, o objetivo é manter elevada a cobertura vacinal, evitando a reintrodução do vírus da poliomielite no país. A estratégia contra o sarampo representa uma oportunidade para realizar a vacina nas crianças ainda não imunizadas. É importante que os pais levem a caderneta de vacinação para avaliação e registro das vacinas.

Em Flores da Cunha, a meta era vacinar 1.174 crianças contra o sarampo e 1.451 conta a poliomielite. Até o início da semana mais de 60% das metas tinham sido alcançadas. Para a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Eliane Boff Casagranda, os números são positivos. “Neste ano teremos três semanas de mobilização e conseguimos já nos primeiros dias cumprir com mais que a metade da meta”, destacou.

Coqueluche
Grávidas e recém-nascidos ganharam um novo reforço para proteção contra coqueluche. A partir deste mês as gestantes têm à disposição a vacina acelular contra difteria, tétano e coqueluche (dTpa) no Calendário Nacional de Vacinação pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Dessa forma, o Ministério da Saúde busca reduzir a incidência e mortalidade causada pela doença entre os recém-nascidos. A recomendação é para aplicação da dose entre a 27ª e a 36ª semana de gestação – período que gera maior proteção para a criança, com efetividade estimada em 91%. Entretanto, a dose também pode ser administrada até, no máximo, 20 dias antes da data provável do parto. Esta é a quarta vacina para gestantes no calendário nacional. O SUS também oferece a influenza, a dupla adulto (difteria e tétano – dT) e contra a hepatite B.

No Rio Grande do Sul a imunização contra a coqueluche atingirá 138,9 mil gestantes. No Estado foram registrados 1.433 casos da doença e 10 mortes entre 2011 e 2013. A coqueluche é uma doença infecciosa aguda de alta transmissibilidade, causada pela bactéria Bordetella pertussis. As principais complicações secundárias são pneumonia, otite, ativação de tuberculose latente e enfisema pneumotórax.


Programação

Em Flores da Cunha
Neste sábado, dia 22, as unidades de saúde atenderão nos seguintes horários – informações pelo telefone (54) 3292.6800:
– Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi: das 8h às 17h.
– UBS Pérola: das 8h às 17h.
– UBS São Gotardo: 8h às 17h.
– UBS Otávio Rocha: 8h às 17h.
– UBS Nova Roma: 8h às 17h.
– UBS Mato Perso: estará fechada porque atingiu a meta de vacinação.

Em Nova Pádua
– A Unidade Sanitária Dom Henrique Gelain promoverá a vacinação no período da campanha, até 28 de novembro. Neste sábado, dia 22, o atendimento será das 8h às 11h45min e das 13h30min às 17h30min. Informações pelo telefone (54) 3296.1749.


Imunização deve ser feita em crianças com até cinco anos de idade. - Bárbara Lipp/Prefeitura de FC/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário