Geral

Possível plano de racionamento de água é analisado

Poços estão trabalhando 22 horas por dia e vazão está sendo muito elevada

Desde o início de abril, a Corsan de Flores da Cunha está preocupada com o aumento elevado do consumo de água no município. Com o término do mês, dados mostram que abril teve um consumo de 20% a 25% a mais do que março nos 25 poços de Flores da Cunha, o que faz com que os poços trabalhem mais que o normal. O gestor do órgão no município, Giovani Tavares Espelocin, diz que cada poço está trabalhando em torno de 22 horas por dia – normalmente os poços trabalham menos de 20 horas por dia. “Estamos fazendo um monitoramento diário de cada poço. Além disso, estamos pegando água de algumas regiões e destinando para outras que possui mais consumo”, declara Espelocin. Ele explica que, por exemplo, no final de semana o consumo é muito mais elevado no Centro da cidade, então a Corsan abre os registros do Bairro Aparecida para auxiliar na demanda do Centro. “Precisamos equilibrar as horas de trabalho de capa poço, se não vamos entrar em um colapso”, garante.

Com a vazão elevada, um possível plano de racionamento é analisado pelo órgão. “Somos uma empresa que fornece água. Para nós, quanto mais vendermos melhor. Mas estamos trabalhando ao contrário. Nesse momento é preciso que a população se conscientize para não ficar sem água”, declara o gestor. Os dados do mês de abril estão sendo analisados e comparados para poder obter a melhor solução. “Não podemos deixar os poços trabalharem 24 horas por dia, eles se esgotam. Se aumentar o consumo em 5% já vamos ter problemas e em reunião com o prefeito vamos fazer um decreto de racionamento. Assim, vamos desligar os poços das regiões algumas horas para eles se fortalecerem”, explica.

Espelocin enfatiza que uns dias consecutivos de chuva também auxiliariam na recuperação. “Nosso poços estão a 200 metros de profundidade, então é necessário chover bastante para a água chegar até eles”, explica. O gestor também declara que o frio ajuda. “Com os dias mais quentes, as pessoas lavam calçadas, carros, lavam roupa com mais frequência. Se o frio chegar, essas atividades diminuem e, consequentemente, os poços trabalham menos e podem se recuperar”, enfatiza.

Mas, enquanto o frio e a chuva não chegam a nossa região, os florenses precisam ter consciência e poupar água.

Confira algumas maneiras de economizar água e reduzir o consumo:

- Tome banhos mais curtos;

- Feche o chuveiro ao se ensaboar;

- Mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes;

- Cuidado com os vazamentos;

- Use a descarga com consciência;

- Retire o excesso de sujeira dos pratos, copos, talheres e panelas a seco, antes de abrir a torneira e lavar a louça;

- Lave a roupa com menos frequência;

- Não utilize a mangueira para lavar o carro ou regar plantas;

- Use a vassoura e um balde de água para limpar a calçada;

- Atente-se à caixa d’água;

- Reaproveite a água.

 - Gabriela Fiorio
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário