População conta com novo serviço médico de urgência
Implantado no município numa parceria entre os governos municipal, estadual e federal, Samu entrou em funcionamento ontem, dia 29. Recomendação é para que comunidade seja específica ao repassar informações nas ligações gratuitas feitas para o 192
O secretário de Saúde de Flores da Cunha, Moacir Matana, cumpriu a promessa. No final de agosto ele disse que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estaria em funcionamento até o final de setembro. Desde ontem, dia 29, a população pode ligar gratuitamente para o telefone 192 para acionar a ambulância que ficou parada mais de um ano na garagem do Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi. A base no município fica na Unidade Sanitária Dr. Hildebrando Cardoso Pereira, na Avenida 25 de Julho, junto ao pórtico do acesso sul.
A equipe de cinco motoristas, quatro socorristas e uma enfermeira realizou treinamentos teóricos e práticos. Recentemente, o grupo atuou nos Samus de Taquara, Guaíba, Alvorada, Montenegro e Gravataí. A Central de Regulação do atendimento telefônico que for originado em Flores fica em Porto Alegre. O objetivo inicial era transferir a central para Caxias do Sul, porém, a demanda não foi atendida – uma preocupação tornada pública por secretários e prefeitos durante um encontro realizado em Flores da Cunha no final de junho, promovido pela 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (5ª CRS). Em 2010, 17 municípios da Serra receberam ambulâncias para implantar o serviço, numa parceria dos governos federal e estadual.
A coordenadora do Samu florense, enfermeira Neusa Stolfo, salienta que a população deve fornecer, de maneira clara e objetiva, as seguintes informações quando ligar para o 192: nome, endereço e descrição do fato. “Quanto mais específica a pessoa for, melhor será para agilizar o atendimento”, sustenta. O secretário Matana lembra que será feita uma campanha de esclarecimento sobre a utilização do serviço para a comunidade. Ele comemorou o início das atividades. “Estamos entregando o segundo novo serviço para a comunidade florense. Em maio inauguramos o Protege”, salientou. O Hospital Fátima receberá repasses mensais de R$ 35 mil como garantia para atendimento das ocorrências encaminhadas pelo Samu. “Assim que a ambulância for acionada, a Central informará o hospital do fato, desencadeando o processo de atendimento”, explica Matana.
Quando chamar o Samu?
- Na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios.
- Em casos de intoxicação exógena.
- Em caso de queimaduras graves.
- Na ocorrência de maus tratos.
- Em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto.
- Em casos de tentativas de suicídio.
- Em crises hipertensivas.
- Quando houver acidentes/traumas com vítimas.
- Em casos de afogamentos.
- Em casos de choque elétrico.
- Em acidentes com produtos perigosos.
- Na transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte.
Fonte: Ministério da Saúde.
Primeiro atendimento do Samu foi uma fratura
Foi perto das 16h30min de ontem, dia 29, que a ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou ao Hospital Nossa Senhora de Fátima pela primeira vez com um paciente. O atendimento foi inaugurado pela dona de casa Dulcinei Aparecida Maciel Rodrigues, 39 anos. Ela mora em Lages (SC) e veio para Flores da Cunha com o marido, o caminhoneiro Paulo Roberto Rodrigues.
Ela ajudava a retirar uma carga de madeiras do caminhão quando uma peça caiu em seu pé esquerdo. “Como em Lages temos o Samu, foi para o 192 que lembrei de ligar”, conta o caminhoneiro. O acidente ocorreu no loteamento Pérola e o atendimento foi avaliado como rápido. “Assim que ligamos a ambulância chegou. Foi um atendimento rápido e muito bom”, acrescenta Rodrigues.
O diagnóstico inicial dos socorristas foi de que Dulcinei fraturou um dos ossos do pé. O atendimento complementar foi dado no hospital. O condutor da ambulância, Oilson Borges Correa, salienta que no momento da ligação para o Samu um médico regula o caso e, no local do acidente já é feito um pré-atendimento ao paciente. “A população precisa se acostumar com essa maneira de atendimento, a aprender a chamar o Samu. Nós estamos prontos”, declara Correa.
Entenda o Serviço
O que é o Samu?
- O Samu 192 faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências, iniciada em 2003 para ajudar a organizar o atendimento na rede pública prestando socorro à população em casos de emergência.
- O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.
Como funciona o atendimento?
- O Samu realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com as Centrais de Regulação, profissionais e veículos de salvamento. No caso de Flores da Cunha, a Central fica em Porto Alegre.
- As Centrais de Regulação têm um papel indispensável para o resultado positivo do atendimento, acionando o socorro após chamada gratuita para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.
- Esse mesmo médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um posto de saúde; ou designa uma ambulância de suporte básico, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local. Com poder de autoridade sanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos e, dessa maneira, reserva leitos para que o atendimento de urgência tenha continuidade.
Parceria com Estados e municípios
- O governo federal entra com uma contrapartida mensal para municípios e Estados com projetos aprovados de Samu, bancando 50% do custeio mensal desses serviços.
- No caso dos municípios de pequeno porte populacional ou que não possuam estrutura para implantar uma Central de Regulação, estes poderão desenvolver projetos de regionalização em parceria com municípios que já possuam Samu instalados.
Fonte: Ministério da Saúde.
A equipe de cinco motoristas, quatro socorristas e uma enfermeira realizou treinamentos teóricos e práticos. Recentemente, o grupo atuou nos Samus de Taquara, Guaíba, Alvorada, Montenegro e Gravataí. A Central de Regulação do atendimento telefônico que for originado em Flores fica em Porto Alegre. O objetivo inicial era transferir a central para Caxias do Sul, porém, a demanda não foi atendida – uma preocupação tornada pública por secretários e prefeitos durante um encontro realizado em Flores da Cunha no final de junho, promovido pela 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (5ª CRS). Em 2010, 17 municípios da Serra receberam ambulâncias para implantar o serviço, numa parceria dos governos federal e estadual.
A coordenadora do Samu florense, enfermeira Neusa Stolfo, salienta que a população deve fornecer, de maneira clara e objetiva, as seguintes informações quando ligar para o 192: nome, endereço e descrição do fato. “Quanto mais específica a pessoa for, melhor será para agilizar o atendimento”, sustenta. O secretário Matana lembra que será feita uma campanha de esclarecimento sobre a utilização do serviço para a comunidade. Ele comemorou o início das atividades. “Estamos entregando o segundo novo serviço para a comunidade florense. Em maio inauguramos o Protege”, salientou. O Hospital Fátima receberá repasses mensais de R$ 35 mil como garantia para atendimento das ocorrências encaminhadas pelo Samu. “Assim que a ambulância for acionada, a Central informará o hospital do fato, desencadeando o processo de atendimento”, explica Matana.
Quando chamar o Samu?
- Na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios.
- Em casos de intoxicação exógena.
- Em caso de queimaduras graves.
- Na ocorrência de maus tratos.
- Em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto.
- Em casos de tentativas de suicídio.
- Em crises hipertensivas.
- Quando houver acidentes/traumas com vítimas.
- Em casos de afogamentos.
- Em casos de choque elétrico.
- Em acidentes com produtos perigosos.
- Na transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte.
Fonte: Ministério da Saúde.
Primeiro atendimento do Samu foi uma fratura
Foi perto das 16h30min de ontem, dia 29, que a ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou ao Hospital Nossa Senhora de Fátima pela primeira vez com um paciente. O atendimento foi inaugurado pela dona de casa Dulcinei Aparecida Maciel Rodrigues, 39 anos. Ela mora em Lages (SC) e veio para Flores da Cunha com o marido, o caminhoneiro Paulo Roberto Rodrigues.
Ela ajudava a retirar uma carga de madeiras do caminhão quando uma peça caiu em seu pé esquerdo. “Como em Lages temos o Samu, foi para o 192 que lembrei de ligar”, conta o caminhoneiro. O acidente ocorreu no loteamento Pérola e o atendimento foi avaliado como rápido. “Assim que ligamos a ambulância chegou. Foi um atendimento rápido e muito bom”, acrescenta Rodrigues.
O diagnóstico inicial dos socorristas foi de que Dulcinei fraturou um dos ossos do pé. O atendimento complementar foi dado no hospital. O condutor da ambulância, Oilson Borges Correa, salienta que no momento da ligação para o Samu um médico regula o caso e, no local do acidente já é feito um pré-atendimento ao paciente. “A população precisa se acostumar com essa maneira de atendimento, a aprender a chamar o Samu. Nós estamos prontos”, declara Correa.
Entenda o Serviço
O que é o Samu?
- O Samu 192 faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências, iniciada em 2003 para ajudar a organizar o atendimento na rede pública prestando socorro à população em casos de emergência.
- O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.
Como funciona o atendimento?
- O Samu realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com as Centrais de Regulação, profissionais e veículos de salvamento. No caso de Flores da Cunha, a Central fica em Porto Alegre.
- As Centrais de Regulação têm um papel indispensável para o resultado positivo do atendimento, acionando o socorro após chamada gratuita para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.
- Esse mesmo médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um posto de saúde; ou designa uma ambulância de suporte básico, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local. Com poder de autoridade sanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos e, dessa maneira, reserva leitos para que o atendimento de urgência tenha continuidade.
Parceria com Estados e municípios
- O governo federal entra com uma contrapartida mensal para municípios e Estados com projetos aprovados de Samu, bancando 50% do custeio mensal desses serviços.
- No caso dos municípios de pequeno porte populacional ou que não possuam estrutura para implantar uma Central de Regulação, estes poderão desenvolver projetos de regionalização em parceria com municípios que já possuam Samu instalados.
Fonte: Ministério da Saúde.
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