Geral

Pele bonita no inverno

Veja os cuidados para mantê-la saudável mesmo com temperaturas mais baixas

A chegada do inverno demanda uma mudança nos cuidados com a pele. Com as temperaturas mais baixas, a tendência é que exista uma diminuição da transpiração corporal e juntamente com a umidade baixa do ar, a pele tende a ficar mais seca. No inverno, também é comum tomarmos banhos mais quentes, o que remove a oleosidade natural da pele diminuindo o manto lipídico que retém a umidade. Conforme explica a dermatologista Gabriela Viapiana, quando a pele está muito seca, ela pode descamar, ficar dolorida, coçar bastante e, assim, ser uma porta de entrada para infeções. Algumas doenças como a dermatite atópica, dermatite seborreica e psoríase podem piorar devido à pele seca. “Toda a pele do corpo está sujeita ao ressecamento no inverno, no entanto, as extremidades, como pés e pernas, geralmente são mais afetadas. Neste ano, devido ao aumento da frequência da lavagem das mãos e do uso de álcool gel, a tendência é que as mãos também fiquem mais ressecadas”, afirma a médica.
Gabriela ressalta que, para manter a pele bonita e saudável, é necessário manter um hábito de vida também saudável, o que inclui dieta balanceada, atividade física regular, não fumar, uso de hidratantes e uso de filtro solar diariamente. Para orientações de produtos e tratamentos, o recomendado é consultar um dermatologista para definir o que é mais adequado para seu tipo de pele.

Confira algumas dicas
- Ingerir quantidade de líquido adequada, pois é importante para conservar a hidratação da pele. Além de água, pode-se optar por consumir chás, o que se torna mais prazeroso nos dias frios.
- Evitar banhos muito quentes e demorados. Evitar usar buchas/esponjas. 
- Usar hidratante em todo o corpo logo após sair do banho. Optar por hidratantes oil free para o rosto. No cuidado das mãos durante a pandemia, se possível, preferir lavá-las com sabonetes mais suaves e usar loções ou cremes após. Quando não puder, usar álcool gel com hidratante na sua composição.
- Não esquecer que, mesmo no inverno, devemos usar filtro solar para proteger a pele da radiação do sol.

Dermatologista Gabriela Viapiana.  - Eriel Gioti/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário