Geral

Pela preservação da memória e da história

Amigos com desejo em comum criaram página em rede social para compartilhar imagens, fatos e lugares de Flores da Cunha

Recordar épocas passadas por meio de fotografias e resgatar a memória dos florenses remetendo a lugares e pessoas que marcaram história. Este é o objetivo dos amigos Marco Aurélio Paviani, 37 anos, Luciano Catafesta, 40 anos, e Rui Boff, 66 anos, que criaram a página Fotos Antigas Flores da Cunha no Facebook para reunir imagens que mostram a cidade em diferentes ângulos e épocas.

A proposta iniciou com um estudo de Paviani e Catafesta, que trabalham na área da construção, reunindo fotos da evolução da arquitetura do entorno do Centro de Flores. “Falávamos sobre o planejamento da cidade, e fomos salvando imagens, conseguindo outras. Ali vimos que o arquivo era interessante e precisava ser compartilhado”, conta Paviani. Para concretizar o projeto, buscaram ajuda do fotógrafo mais antigo da cidade, Rui Boff, que dispõe de um arquivo grandioso além de boa memória para nomes e lugares. “Sou fotógrafo há quase 50 anos, eu vivi cada mudança desta cidade e quero que as gerações mais novas também as conheçam”, destaca. 

A página que foi criada no início de 2016, em poucos meses foi ganhando visibilidade e hoje tem mais de 1.500 curtidas, e a cada dia é visualizada, compartilhada e comentada por muitas pessoas. “Não esperávamos este retorno tão rápido, acessos e comentários de pessoas daqui e também de outros lugares, até de outros países”, enfatiza Catafesta. Em cada imagem postada são publicadas as informações disponíveis e coletadas das fontes, data, local, nomes e, muitas vezes, os comentários feitos pelos seguidores ajudam a reconstruir o cenário da imagem. “Sem dúvida é uma forma de resgatar o valor da história local. Poder disponibilizar este arquivo de forma virtual é aproveitar o melhor que a internet, e as redes sociais, nos oferecem”, conclui Paviani. 

Quem quiser conhecer a página pode acessá-la aqui. Para contribuir com imagens o contato pode ser feito por meio da fanpage, sendo que as imagens devem ser de interesse comunitário, contendo um fato ou local histórico. 

Outro endereço que tem agradado muito os amantes de fotografias antigas é o Anos Dourados Flores da Cunha. Administrada por Lindomar de Moura, que viveu um tempo em Flores da Cunha e passou a postar imagens dessa época junto aos amigos florenses. Conforme uma das colaboradoras da página, Jaqueline Cardoso, esta foi uma forma de manter as lembranças e a amizade por meio da rede social. “Reviver aqueles momentos pelas fotografias e comentários dos amigos é maravilhoso. São tempos que não voltam, mas que revisitamos ao postar fotos e compartilhar”, opina Jaqueline.

 

 

Paviani, Catafesta e Boff organizam os arquivos que são compartilhados na rede social. - Larissa Verdi/Jornal O Florense Promulgação da Lei Orgânica pela Câmara de Vereadores de Flores da Cunha, em 4 de abril de 1948: da esquerda para a direita estão o prefeito Pedro Rossi e os vereadores Mansueto Giuseppe Galiotto, Horácio Borghetti, Raymundo Paviani (presidente), Alexandre Aurélio Pedron, Modesto Marini (suplente de Carino Begnini) e Raimundo Montanari (suplente de Rodolfo Schio). - Arquivo de Raymundo Paviani (in memoriam)/Divulgação Vista da Avenida 25 de Julho, tendo ao fundo o antigo salão paroquial. - Arquivo Rui Boff/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário