Geral

Pela conscientização na construção civil

Ação do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil e do Mobiliário prevê a apresentação de um documentário no salão paroquial no dia 8 de março, com entrada gratuita

Linhas de Vida. Este é o título do documentário produzido pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil e do Mobiliário (STI), numa parceria com os ministérios Público do Trabalho (MPT) e do Trabalho e Emprego (MTE), que será exibido em Flores da Cunha em março. A iniciativa visa promover a conscientização e reduzir a ocorrência de acidentes de trabalho nas obras. O material de divulgação também será apresentado em empresas. O lançamento do vídeo será às 19h30min de 8 de março, no salão paroquial de Flores da Cunha, com entrada franca.

O documentário foi produzido em 2012 e trata diretamente do trabalhador da construção civil que atua na Serra Gaúcha. Durante os 42 minutos do audiovisual são apresentadas maneiras corretas para o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que são de uso obrigatório. Além disso, o trabalho conta diferentes histórias de vidas que se cruzam nos andaimes e andares das mais variadas construções. Narra, ainda, fragmentos de vivências e dos processos de evolução da segurança do trabalho no setor da região.

De acordo com o presidente do STI florense, Adauto Souza de Lima, o Maranhão, o lançamento do documentário será o passo inicial de uma série de ações desencadeadas com o objetivo de levar mais segurança às obras. “Estamos no canteiro de obras todos os dias buscando junto ao trabalhador a consciência de usar equipamentos de proteção. Depois deste vídeo as vistorias serão intensificadas, e com certeza os fiscais da Delegacia do Ministério do Trabalho estarão no município com maior frequência”, adianta Souza.

A ideia de fazer um material de conscientização surgiu a partir dos encontros mensais do Sindicato com o Ministério Público (MP), onde são tomadas iniciativas e ações em conjunto, buscando extinguir os acidentes de trabalho. “Não adianta ir até o canteiro de obras se quando saímos o pessoal não usa mais o equipamento. Pensamos em uma maneira de realmente mostrar e fazer o trabalhador ter consciência”, destaca Maranhão, que convida a população a comparecer ao salão paroquial para conferir o documentário.

Em 2011 houve um número muito alto de mortes na construção civil em cidades da Serra – foram 25 casos, sendo dois em Flores (um em uma vinícola e outro em um pavilhão em construção). Os números oficiais de 2012 ainda não foram divulgados, conforme Maranhão. O jornal O Florense apurou que não foram registrados casos fatais no município no ano passado. O Linhas da Vida foi produzido pela Transe Imagem (André Costantin e Daniel Herrera).


Alertar sobre as condições de trabalho dos integrantes da construção civil é uma das metas da ação promovida pelo STI. - Fabiano Provin
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário