Geral

Páscoa: um momento de reflexão

Neste ano a data conta com uma programação diferenciada

Quando se fala em Páscoa, logo se tem em mente presentes e chocolates, mas o real sentido dessa data vai muito além disso. É um momento de fé, de reflexões, de celebrar a aliança com Deus e também de um novo recomeço. 
De acordo com o frei André Audibert, a morte e a ressureição de Jesus é a grande importância desse período. Um momento de ouvir todo o relato de Cristo, no qual houve discriminação, violência, morte e injustiça. A data leva as pessoas a refletirem não só no passado, mas também  a pensarem no presente. “A Páscoa tem o objetivo de olhar para o próximo, para as pessoas que estão junto de nós para que possamos ajudá-las em tudo, não só no aspecto material, mas também no aspecto religioso, e de fé, humano, tudo isso faz parte do ser cristão”, relata o frei, ao mesmo tempo em que explica que ser cristão é se importar com as pessoas e ter amor ao próximo.
É justamente isso que a frase “Fala com sabedoria, ensina com amor”, tema da Campanha da Fraternidade deste ano, busca reforçar. Segundo o pároco, ela vem nos lembrar que nós aprendemos uns com os outros. “Temos que deixar de lado, algumas vezes, o nosso orgulho, os nossos preconceitos, os nossos poderes e olhar para dentro de nós e ver que cada um tem um dom lindo que pode ser compartilhado e ensinado com amor, alegria e sabedoria”, argumenta, ao mesmo tempo em que diz que 2022 é um ano propício para olhar para dentro de nós mesmos e ver a importância que a pandemia nos mostrou, que temos que ter uns aos outros, uma vez que nós não somos isolados e sim uma comunidade de amor, que vive junto.
Neste ano a programação da Semana Santa, que traz todas essas reflexões, não terá, como de costume, as encenações no largo da Igreja Matriz. “Nos voltamos a uma programação mais religiosa, não que a encenação não fosse religiosa, ela é religiosa também, mas mais intensa dentro da nossa Igreja, com vários horários, para que todos possam vir”, explica frei André. A festividade iniciou ainda no domingo, dia 10, com a missa de Bênção dos Ramos e continua neste fim de semana.
Nesta quinta-feira, dia 14, ocorrem duas cerimônias que buscam lembrar os fiéis de repartir o pão, tanto o material, quanto o espiritual por meio do tradicional Lava-pés. Já a Sexta-feira Santa, dia 15, conta com programação especial na Igreja Matriz, a qual celebra a Paixão e morte de Jesus, pela Via Sacra, bênção aos chás, além do atendimento de confissões, durante todo o dia, para os que desejarem. 
Segundo o frei, o diferencial deste ano é que a Igreja vai estar aberta das 7h30min às 11h30min e das 14h às 20h. “Durante todo esse período vai ter freis na Igreja Matriz atendendo confissões, bênçãos e conversando com quem quiser”, explica.
O sábado terá quatro celebrações que contarão com a tradicional Missa da Ressurreição, com Bênção do fogo, do Círio e da água, para a qual os fiéis podem levar sua garrafa de água para receber a bênção, ou optar por retirar na Igreja, como de costume. Já o domingo de Páscoa contará com uma missa para lembrar a Ressureição de Jesus. Confira a programação das missas em Flores da Cunha e Nova Pádua:

Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, Igreja Matriz 
Quinta-feira, dia 14

- 18h e 20h: Cerimônia do Lava-pés
Sexta-feira, dia 15
- 7h30min, 9h, 15h, 16h, 18h e 20h: Celebrações da Paixão e morte de Cristo, confissões e Bênção de chás
Sábado, dia 16
- 7h30min, 9h, 18h, 20h: Missa da Ressurreição com Bênção do fogo e da água
Domingo, dia 17
- 7h30min, 9h, 18h e 20h: Missa de Páscoa

Paróquia São Marcos, Otávio Rocha 
Quinta-feira, dia 14:

- Tarde: Igreja Matriz – Confissões
- 19h30min: Igreja Matriz – Missa da Instituição da Eucaristia e Cerimônia do Lava-pés
Sexta-feira, dia 15
- Manhã: Igreja Matriz – Confissões
- 15h: Igreja Matriz – Cerimônias da Paixão e morte do Senhor; Via Sacra encenada pelo Grupo de Jovens, seguida de caminhada até o Monte Calvário
Sábado, dia 16
- 19h30min: Igreja Matriz – Missa da Ressurreição do Senhor – Bênção do fogo e da água
Domingo, dia 17
- 9h: Igreja Matriz – Missa de Páscoa

Paróquia Nossa Senhora de Caravaggio, Mato Perso
Sexta-feira, dia 15

- 9h30min: Via Sacra
Domingo, dia 17
- 10h: Missa de Páscoa

Paróquia Sto. Antônio, Nova Pádua
Quinta-feira, dia 14
- 20h: Cerimônia do Lava-pés
Sexta-feira, dia 15
- 15h: Celebração da Paixão e morte de Jesus (com encenação)
Sábado, dia 16
- 19h: Missa da Ressureição com Bênção do fogo, da água e renovação das promessas do batismo e da missão cristã
Domingo, dia 17
- 8h - Missa de Páscoa

Frei André Audibert enfatiza que a data remete ao  renascimento cristão.  - Arquivo O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário