Geral

Parque da Vindima e dos livros

37ª edição da Feira de Flores da Cunha será realizada entre os dias 22 e 26 de outubro

Com novo formato, a 37ª edição da Feira do Livro de Flores da Cunha começará em 22 de outubro e vai até o dia 26. Neste ano o evento ocorrerá no Parque da Vindima Eloy Kunz (entrada e estacionamento gratuitos). A programação contempla a presença de escritores, livreiros e interações artísticas com escolas e público em geral, além do lançamento da obra A Maldição do Padre, de Ivo Gasparin.

A madrinha do evento é a escritora Lourdes Curra, natural de Flores da Cunha e filha do ex-prefeito Heitor Curra. Neste ano, Lourdes também é homenageada na 30ª Feira do Livro de Caxias do Sul. Com o slogan ‘Ler é recriar o mundo‘, a diretora de Cultura, Lorete Maria Calza Paludo, destaca que a edição foi reformulada para direcionar à leitura. “A programação está interativa para chamar a atenção ao principal destaque da feira, que é a leitura. As atrações estão interligadas e farão sentido para os visitantes”, frisa.

Neste ano sete bancas estarão presentes, garantindo diversidade nas obras e novidades do setor. Conforme Lorete, todos os livros serão comercializados com 10% de desconto na Feira.


Feira do Ensino Médio movimenta a Feira do Livro

A Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Flores da Cunha promoverá uma atividade para estudantes do 9º ano e 8ª série da rede municipal, estadual e particular de ensino integrada à Feira do Livro. Trata-se da Feira do Ensino Médio, evento no qual os estudantes que estão finalizando o ensino fundamental poderão conhecer as escolas e instituições que oferecem ensino médio e ensino técnico profissionalizante. Instituições públicas, particulares e federais da região serão convidadas a expor as propostas pedagógicas.

O evento ocorrerá na manhã da quinta-feira, dia 23, a partir das 8h. Na ocasião o diretor superintendente da Keko Assessórios, Leandro Mantovani, ministrará uma palestra sobre competências profissionais da atualidade para os jovens estudantes.


Lourdes Curra é madrinha da Feira florense

Este ano, devido às comemorações dos 90 anos de emancipação política de Flores da Cunha, aconteceram algumas mudanças no calendário cultural da cidade. Uma delas foi a data da Feira do Livro, tradicionalmente realizada na Semana do Município, em maio. Em 2014 o evento foi transferido para outubro. Antes de definir a programação, a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto anunciou o nome da madrinha da 37ª edição: a escritora Lourdes Curra.

Natural de Flores da Cunha, Lourdes é filha do ex-prefeito Heitor Curra (governou entre 1933-1941) e Ignez Clementina Jaconi Curra. Estudou parte do ensino fundamental na Escola São José, em Flores, e cursou Magistério na Escola Duque de Caxias. No Instituto de Educação General Flores da Cunha, em Porto Alegre, ela formou-se técnica em supervisão escolar. Na Universidade de Caxias do Sul (UCS) graduou-se em Pedagogia. Profissionalmente, exerceu as funções de professora primária e do ensino médio, fiscal de ensino e trabalhou na então 4ª Delegacia de Ensino (atual 4ª

Coordenadoria Regional de Educação, CRE) como supervisora e fiscal de ensino.
Desde 2007 Lourdes ocupa a cadeira 26 da Academia Caxiense de Letras (ACL). Tem participado de Feiras do Livro em todo o Estado e, em 2014, também foi homenageada na 30ª Feira do Livro de Caxias do Sul. “Fiquei muito emocionada com o convite de Flores da Cunha, pois meu pai amou muito esta cidade e foi um homem público, sábio e empreendedor”, destaca.

Lourdes viveu em Flores até os oito anos de idade. Hoje, aos 81 anos, revive o contato com o povo florense e acredita que o amor pelas palavras iniciou nesta cidade. “Meu pai tinha uma biblioteca incrível, e como fui alfabetizada na Escola São José, ali tive meu primeiro contato com livros infantis”, conta. Aos 17 anos, quando aluna de Magistério, escreveu seu primeiro livro, o manuscrito A Princesinha Marta, publicado anos depois – hoje é um dos seus títulos de referência. A literatura infantil sempre esteve presente na carreira de Lourdes, sendo que ela demonstra amor especial por este público. “Senti que era importante escrever para crianças. Depois, fui sentindo a importância do contato com alunos e não abri mais mão disso”, frisa.

A autora adianta que sua 14ª obra está ‘no forno’ e deverá ser lançada na Feira do Livro de Caxias e de Flores. Com título provisório de Uma História de Amor, o livro infantil conta a história de um casal de calopsitas com base em Juli, um calopsita macho adquirido por Lourdes que virou personagem. Para ela, participar de uma Feira do Livro é uma forma de estimular o interesse pela leitura e a integração com atividades artísticas. “Essa divulgação antecipada é muito importante para que as escolas e a população se mobilizem. É uma oportunidade de despertar a vontade de ler mais e escrever melhor”, enfatiza a madrinha.

Escritora é natural de Flores da Cunha e radicada em Caxias desde os oito anos de idade. (Foto: Larissa Verdi)


A Programação

Dia 22, quarta-feira
8h – Abertura oficial da 37ª Feira do Livro, visitação às bancas.
A partir das 8h30min até a tarde:
– Conversa com o escritor Uilli Bergamin;
– Peça A Mordaça, do Ueba Produtos Notáveis;
– Intervenção artística cultural com Vivandeiros da Alegria;
– Conversa com o escritor Guilherme Bianchin de Camargo;
– Exposição Quem é o Artista? A vida, e conversa com o fotógrafo Mauro J. Betiol.
A partir das 19h30min – Palestra Ética e as Relações Interpessoais, com o professor Valdemir Guzzo.

Dia 23, quinta-feira
A partir das 8h:
– Visitação à Feira do Livro.
– Feira do ensino médio.
– Intervenção artístico cultural com os Vivandeiros da Alegria.
A partir das 13h30min:
– Visitação à Feira com os alunos de 1º a 5º ano da rede estadual e particular.
– Conversa e contação de histórias com a escritora Christina Dias.
– Exposição Quem é o Artista? A vida, e conversa com o fotógrafo Mauro J. Betiol.
– Varal da Leitura da Escola Pedro Ceconello.
A partir das 19h30min:
– Apresentação de grupos artísticos locais.
– Lançamento do livro A Maldição do Padre, do escritor Ivo Gasparin, obra premiada pelo projeto Memória História e Cultural de Flores da Cunha.
– Premiação do 2º Concurso Artístico e Literário.
– Apresentação das obras do projeto Beleza, Arte e Cultura, onde artistas florenses apresentarão trabalhos inspirados nas embaixatrizes e soberanas da 13ª Fenavindima.

Dia 24, sexta-feira
A partir das 8h:
– Visitação à Feira do Livro.
– Conversa com o escritor Uilli Bergamin.
– Peça A Mordaça, do Ueba Produtos Notáveis.
– Intervenção artística cultural com Vivandeiros da Alegria.
– Conversa com o escritor Guilherme Bianchin de Camargo.
– Exposição Quem é o Artista? A vida, e conversa com o fotógrafo Mauro J. Betiol.
A partir das 13h30min:
– Visita das escolinhas de educação infantil.
– Conversa e contação de histórias com a escritora Rosane Castro.
– Intervenção artística cultural com Vivandeiros da Alegria.

Dia 25, sábado
Manhã e tarde:
– Visita das escolas de 1º ao 5º ano da rede municipal.
– Contação de histórias e conversa com a escritora Rosane Castro.
– Intervenção artístico cultural com os Vivandeiros da Alegria.
– Exposição Quem é o Artista? A vida, e conversa com o fotógrafo Mauro J. Betiol.
17h – Festival de Bandas e encerramento.
Fonte: Prefeitura de Flores da Cunha.



Nova obra de Ivo Gasparin será lançada no dia 23. - Fabiano Provin
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário