Geral

Para cuidar do planeta

Semana Nacional do Meio Ambiente alerta para a preservação da natureza

Desde 1972, os países se unem no dia 5 de junho para celebrar o que têm em comum: o planeta. A data é uma homenagem ao dia da abertura da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e chama a atenção de governos e povos do mundo inteiro sobre a necessidade de implantar medidas emergenciais para prevenir a degradação do meio ambiente. 
A restauração de ecossistemas é o tema deste ano e o Paquistão foi o país escolhido como anfitrião global da data. Na próxima década, até o ano de 2030, a Organização das Nações Unidas pretende aumentar os esforços para restaurar ecossistemas degradados, criando medidas eficientes para combater a crise climática, alimentar, hídrica e da perda de biodiversidade.
Esses ecossistemas vão muito além das florestas: pântanos, pradarias, savanas (como o cerrado brasileiro) e corais também estão em colapso e são essenciais para a nossa sobrevivência enquanto espécie e sociedade. Atualmente, segundo a ONU, a degradação de ecossistemas terrestres e marinhos compromete o bem-estar de 3,2 bilhões de pessoas em todo o planeta.
Mas essa restauração pode começar por qualquer pessoa, em qualquer lugar, e assumir várias formas: plantação de árvores, restauração de jardins, mudança nos hábitos alimentares, limpeza de rios e encostas – tudo pode contribuir para fazermos as pazes com a natureza.
No Brasil, mais do que um dia, o meio ambiente ganhou uma semana para chamar de sua: desde 1981, os primeiros sete dias de junho são reservados para a Semana Nacional do Meio Ambiente, que tem como objetivo promover a participação da comunidade na preservação do patrimônio natural do país. 

Em Flores da Cunha

Desde o início da semana, a prefeitura de Flores da Cunha organizou uma série de atividades para celebrar a data, organizadas pela Secretaria do Planejamento, Meio Ambiente e Trânsito, por meio do Projeto de Educação Ambiental. O objetivo é conscientizar a população e as organizações sobre a necessidade crescente em cuidar do meio ambiente.
Até o momento, desde a segunda-feira, dia 31 de maio, foram transmitidas três lives, abordando diversos temas relacionados à data. A primeira delas foi sobre separação de resíduos sólidos com a participação da engenheira ambiental e diretora do Meio Ambiente, Franciele Zorzi. No dia seguinte, 1º de junho, o assunto foi a reciclagem e destinação desses resíduos, com o engenheiro agrônomo Marcelo Massá. Já na quarta-feira, dia 2, o fundador da Compostaggio, centro de reciclagem em Caxias do Sul, Daniel Reolon, falou sobre compostagem doméstica.
As atividades online são transmitidas pelo Youtube do Projeto de Educação Ambiental Flores da Cunha, que pode ser acessado pelo link presente na bio dos perfis do Instagram @meioambientefc e @parquesaofranciscofc e também na página do Facebook Meio Ambiente Flores da Cunha. O bate-papo com os convidados se inicia sempre às 19h30min. O público pode interagir enviando perguntas pelo chat da transmissão ao vivo.
Nesta sexta-feira, dia 4, a conversa será sobre o Parque Estadual do Turvo, maior reserva florestal do Rio Grande do Sul e a maior queda longitudinal de água do mundo, com a participação do gestor do Parque, Rafael Diel Schenkel. As atividades prosseguem até domingo, dia 6, com a campanha de recolhimento de eletroeletrônicos e uma trilha ecológica pelo Parque Natural São Francisco de Assis, como você confere abaixo.

Campanha de recolhimento de eletrônicos

Quando? Sexta-Feira, dia 4 de junho, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min;
Sábado, dia 5 de junho, das 8h30min às 15h.
Onde? Estacionamento dos fundos da prefeitura.
Material arrecadado: TV, computador, teclado, mouse, caixa de som, projetor, DVD player, videocassete, câmera fotográfica, webcam, home theater, impressora, mp3 player, estabilizador, videogame, scanner, controle remoto, notebook, ar-condicionado, tablet, geladeira, modem, fogão, forno elétrico, roteador, micro-ondas, HD, pen drive, secadora de roupas, celular, fax, telefone, freezer, carregador, batedeira, cabo elétrico, ferro de passar, placas eletrônicas, furadeira, liquidificador, secador de cabelo, ventilador, máquinas de lavar louça e lavar roupa.
Uma oportunidade para a população fazer o descarte de resíduos eletrônicos obsoletos, que ocupam espaço nas residências, de maneira gratuita e ambientalmente correta. O recebimento será no modelo drive-thru. Apenas o condutor do veículo deve comparecer, usando máscara e respeitando o distanciamento entre os carros e os servidores públicos. Quem optar por entregar de pé, deve observar as mesmas regras.
Os eletroeletrônicos serão destinados para empresas habilitadas que irão realizar a reciclagem do material. Por isso, os equipamentos não poderão conter restos de alimento ou outro contaminante líquido ou sólido (inclusive barro ou poeira excessiva). Os aparelhos deverão ser entregues íntegros, isto é, montados com todos os componentes, sem sinais de violação ou saque de componentes sob o risco de não serem coletados.

Trilha Ecológica no Parque Natural São Francisco de Assis

Quando? Domingo, 6 de junho, das 14h às 15h30min e das 15h30min às 17h.
Onde? Parque Natural São Francisco de Assis.

Serão realizadas trilhas guiadas pelo Parque Natural São Francisco de Assis. Os passeios podem ser feitos por qualquer pessoa, sendo que os menores de idade devem estar acompanhados pelo responsável. O passeio será conduzido pelo biólogo do parque e cada grupo terá capacidade de até oito pessoas. O nível de dificuldade das trilhas é classificado como moderado.
Durante o passeio, é obrigatório o uso de máscara. A recomendação é para que os participantes utilizem calçado fechado, chapéu e roupas confortáveis, usem repelente e protetor solar, além de levar sua garrafa de água e comida e respeitar o distanciamento. 
Para participar, é necessário preencher o formulário disponível no site da prefeitura de Flores da Cunha na seção “Parque Natural São Francisco de Assis” ou através do link: https://forms.gle/JoNYehYGQNW1FrQv6
 

 - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário