Palestras técnicas e inovações do mercado no Encontro Nacional do Alho
No dia 5 de novembro produtores de todo o país participam de evento em São Marcos
Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa), a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (Agapa), a prefeitura de São Marcos e demais apoiadores se unem para a realização do 33º Encontro Nacional dos Produtores de Alho. O evento ocorre no dia 5 de novembro, a partir das 13h30min, no salão paroquial da cidade de São Marcos.
As atividades contam com uma programação variada que inclui palestras técnicas, eleição da nova diretoria Anapa e Agapa e espaço das entidades. O encontro será realizado de forma híbrida com participação presencial e online, inclusive com transmissão em libras. A expectativa é que 300 produtores participem do evento presencialmente.
Para participar, os agricultores devem se inscrever previamente através de um formulário disponível em https://bit.ly/encontrodoalho (Facebook/Encontro Nacional dos Produtores de Alho). Importante destacar que seguindo os protocolos exigidos pelo Decreto Estadual 56.120, de 1º de outubro, é imprescindível apresentar o comprovante de vacinação, além de uso contínuo de máscara e distanciamento durante todo o encontro.
A programação contará com palestra do engenheiro agrônomo e pós-doutor em Fitopatologia, Leandro Luiz Marcuzzo, que falará sobre o tema Queima bacteriana do alho. A engenheira agrônoma, Rafaela Meneguzzo, abordará sobre a Direção do Plantio e o engenheiro agrônomo e pesquisador Marco Antônio Lucini destacará sobre As Práticas e Noções do Mercado. O encerramento terá painel com o presidente da Anapa, Rafael Corsino, que abordará sobre o atual mercado, as novas tecnologias e o custo da produção.
O objetivo do Encontro Nacional do Alho é conscientizar os agricultores sobre a importância do setor e apresentar análises da produção e do mercado, além de debater temas relevantes da cultura. Conforme dados da Associação Nacional de Produtores de Alho (Anapa), em 2020, o Brasil produziu 200 milhões de quilos de alho, possui uma área plantada de 16 mil hectares e tem o envolvimento de 5 mil famílias.
O evento é realizado numa parceria entre Anapa e Agapa, Prefeitura Municipal de São Marcos, Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de São Marcos, Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Flores da Cunha e Nova Pádua, Cooperativa Agrícola Mista Rio Branco e apoio da Emater-RS e FETAG-RS.
Programação
13h – Início das inscrições
13h30min – Abertura Oficial
Pronunciamento das autoridades
14h - Eleição da presidência Anapa e Agapa
14h15min – Palestra com o engenheiro agrônomo e pesquisador, Leandro Marcuzzo, sobre ‘Queima bacteriana do Alho’
15h – Palestra com a engenheira agrônoma, Rafaela Meneguzzo, sobre ‘Direção de Plantio’
15h30min – Palestra com o engenheiro agrônomo e pesquisador Marco Antônio Lucini, sobre ‘As Práticas e Noções de Mercado’
16h15min – Espaço das Associações Estaduais
16h30min – Painel com o presidente da Anapa, Rafael Corsino
17h30min – Encerramento
0 Comentários