Geral

Pagamento do IPVA com descontos vai até 2 de janeiro

A novidade é que não há envio de boleto para a casa do contribuinte pelos Correios. O pagamento deve ser feito diretamente nas agências bancárias. A consulta deve ser feita pela internet

O governo do Estado liberou o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2015. O contribuinte que fizer a opção de quitação antecipada receberá descontos totais que variam entre 9,7% e 27,27%. Os condutores que não receberam multas há dois anos terão dedução de mais 15% – para quem não foi multado há um ano, o índice é de 10%.

O desconto do Bom Cidadão, por sua vez, dará aos proprietários de veículos que acumularam 100 notas fiscais no programa Nota Fiscal Gaúcha mais 5% de desconto, válidos para pagamentos antecipados ou não.

A base de cálculo para o IPVA é o valor médio de mercado com base em pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Para 2015 a frota pagante terá uma redução média do valor do imposto em torno de 3,1%. A expectativa de arrecadação com o IPVA é de R$ 2,38 bilhões, sendo que 40% do valor pago pelo contribuinte ficam com o Estado e os outros 40% com o município onde o veículo foi emplacado; 20% são destinados ao Fundeb.

Este ano a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz-RS) diminuiu o número de emissão de cartas a pagantes do IPVA. Com o objetivo de baixar custos, estão sendo enviadas correspondências somente para aqueles contribuintes que pagaram antecipadamente o imposto nos últimos três anos ou que adquiriram um veículo novo em 2014. A consulta dos valores pode ser feita no site www.detran.rs.gov.br/consulta-veiculos.


 - Arquivo O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário