Outubro Rosa estimula a prevenção ao câncer
Uma série de ações para incentivar a realização de exames com o objetivo de identificar possíveis casos de câncer de mama ganha espaço no mês de outubro. Criado no início da década de 1990 nos Estados Unidos, o Outubro Rosa dissemina informações sobre prevenção e tratamento de uma patologia que é uma das mais comuns entre as mulheres do mundo todo.
Em Flores da Cunha, a Secretaria de Saúde, numa parceria com o Hospital Fátima e a Liga Feminina de Combate ao Câncer, organizou atividades com o objetivo de levar informações à população. Entre as ações estão a doação de cabelo para a confecção de perucas (confira no quadro).
Existem diferentes tipos de câncer de mama: enquanto alguns têm desenvolvimento rápido, outros são lentos e com poucos sintomas, por isso, é importante à prevenção por meio do autoexame. Entre os fatores de risco, após os 50 anos, as chances de desenvolver a doença aumentam, e a hereditariedade (quando há casos na família), quesitos ambientais, comportamentais, reprodutivos e hormonais também são fatores determinantes. O Ministério da Saúde alerta para que as mulheres na faixa etária dos 50 a 69 anos realizem a mamografia a cada dois anos, como forma de diagnosticar precocemente qualquer alteração. Os sintomas como presença de nódulos, pele avermelhada ou alterações nos mamilos podem ser diagnosticados por meio do autoexame.
Programação
8/10 – Sábado
7h às 12h – Coleta do citopatológico e mamografia, com os profissionais Márcio Rigotto e Ediane Franceschini. O agendamento prévio para 30 exames deve ser feito com a enfermeira Vanessa pelo telefone 3292.6808, no Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi.
14h – Palestra com o ginecologista Márcio Rigotto, com a psicóloga Katiéllen De Carli e com a farmacêutica industrial Mônia Bergoli Dal Cero, no Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi.
19/10 – Quarta-feira
18h30min – Palestra com o psiquiatra Leonelo Prates de Lima, no Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi.
29/10 – Sábado
14h – Caminhada Pela Vida, com saída em frente ao Clube Independente.
0 Comentários