Geral

Otávio Rocha: Pujante pela força do seu povo

Comunidade visionária ainda busca melhorias para se desenvolver

Localizada em linha reta a 15 km de Caxias do Sul, a região de Otávio Rocha, que compreendia vários travessões da 10ª Légua da Colônia Caxias, teve sua colonização iniciada em 1882, entrando os imigrantes por Santa Justina e Linha 60. 
O nome, Otávio Rocha, foi em homenagem ao Dr. Otávio Rocha, que ajudara Joaquim Mascarello, atual intendente de Nova Trento, no processo de emancipação trentina, o qual passou a considerar a vila como 3º distrito, integrando os travessões Marquês do Herval, Jacinta, Marcolino Moura, Carvalho, Esperança, entre outros. Com São Marcos escolhido como padroeiro, com o tempo modificou-se a denominação de Marcolino Moura para ‘Marcolina’.
“Otávio Rocha, ao longo de sua existência, teve altos e baixos. Manteve-se serena à sombra do seu campanário de pedra, viu seus inúmeros filhos emigrarem e conquistar outras terras”, descreveu Floriano Molon em seu livro ‘Caminhos da Colônia’. E, depois de longo isolamento, hoje Otávio Rocha tem três ligações asfaltadas: pela ERS-122; Otávio Rocha via Santa Justina; e Otávio Rocha via Linha 60/São Gotardo. 
Uma aspiração é a ligação asfáltica entre Otávio Rocha e Mato Perso. 

A comunidade
A comunidade de Otávio Rocha se destaca pela sua força e garra, uma comunidade unida que tem como essência a cultura da imigração italiana. Otávio Rocha tem aproximadamente 2.600 residentes, além de famílias de descendentes dos imigrantes italianos que ocuparam a região a partir de 1975. O distrito também abriga muitas famílias advindas de outras regiões do Estado em busca de trabalho e uma vida mais tranquila. 
A localidade conta com entidades fortes e ativas, como o Grupo de Jovens Jucri, a Associação de Amigos de Otávio Rocha, Clube de Mães Santa Rita de Cássia, e o Grêmio Esportivo Otávio Rocha.
É um distrito em sua maioria rural, que tem na força do trabalho sua maior riqueza. Destaca-se pela produção de uvas para mesa (cultivos protegidos), uva para vinho e suco, morangos e outros frutos.
Perfil de Otávio Rocha

Moradores: cerca de 2.600
Composição: Travessão Carvalho (Nossa Senhora de Caravaggio), Travessão Marques do Herval (São Francisco e Santa Suzana), São João Batista e Nova Brasília (São Sebastião) – São Luís e Santa Justina pertencem à Paróquia São Marcos, mas territorialmente à Caxias do Sul
Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Zilli
Divisa: Flores da Cunha e Caxias do Sul 
Eventos: Fecouva e Festa do Moranguinho; Missa dos Louvores; Festa da Colônia
Entidades: Grupo de Jovens Jucri; Associação de Amigos de Otávio Rocha; Clube de Mães Santa Rita de Cássia; e o Grêmio Esportivo Otávio Rocha

Centro da vila, anos de 1960, ainda com a Igreja Matriz velha (1905), podendo-se observar os diversos casarões de madeira.  - Museu dos Freis Capuchinhos/ Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário