Geral

Otávio Rocha em contagem regressiva para brindar sabores

Faltando menos de um mês para a realização da 14ª Fecouva, trajes e cartaz oficial são apresentados

Pela primeira vez a rainha e as princesas da 14ª Festa Colonial da Uva (Fecouva) e 4ª Festa do Moranguinho, do distrito de Otávio Rocha, contarão com dois trajes para divulgar o evento: um mais leve e que possibilita uma maior mobilidade e conforto, para passeio e, outro, o tradicional e encantador vestido de gala. As vestes foram apresentadas na noite de sexta-feira, dia 14, em coquetel que ocupou o Casarão dos Veronese, em Otávio Rocha, em live transmitida pela página do Facebook do evento. 
Nesse ano, o processo criativo contou com outra novidade, atrelada à uma dose extra de emoção: os croquis dos dois trajes foram desenhados por uma das princesas da festa, a estudante de Design de Moda, Giovana Andreazza, e bordados em pedraria por todas as soberanas, juntas, como uma forma de valorizar o trabalho manual dos agricultores. “Os vestidos de gala possuem mangas de seda amplas e fluidas em corte godê; cintos largos de veludo remetem à riqueza e abundância. O avental, feito em drapeado, simboliza as saias amplas e contém franjas em seu final. Cachos de uva, gavinhas, folhagens de parreira, morangos e trigos se fazem presentes. Um crepe sofisticado foi utilizado para as princesas e cetim duchese para a rainha. Detalhes em guipir e cor off White esbanjam sofisticação”, explica a princesa Giovana sobre os materiais utilizados nas composições. 
A escolha das cores foi pensada com o intuito de complementar os trajes do trio, de forma que eles tenham uma relação de união entre si, evidenciando o sentimento da corte. “O rosa espalha ternura, afeto, empatia, compreensão e amor. Expressa a doçura de nossas uvas e morangos, os nossos espumantes rosé. Rosa recorda a suavidade, a pureza e a delicadeza de nossas mulheres. Os vestidos são rodeados por um pregueado violeta, que lembra os trajes antigos e enaltece a cor principal das uvas e dos vinhos. As princesas vestem marsala e coral, com vestes que se intercalam e uma complementa a outra. Leves detalhes em rosa representam a união”, destacou a rainha, Marília Cagnin.
O coral carrega vitalidade e energia, lembra a cor elegante dos espumantes, o nascer e pôr do sol. A tonalidade traz a diversidade do Roteiro Turístico Otávio Rocha Vila Colonial. O marsala, por sua vez, simboliza tons de um vinho fortificado, os morangos maduros e a fertilidade das terras. A cor terrosa une coragem, equilíbrio e disposição, valores presentes na cultura italiana.  
“Vestes que descrevem os traços de um povo. Cores, bordados, tecidos e joias, que trazem em sua essência, valores, princípios e legado. Em sua beleza única e especial, brindam nossas colheitas, aromas e sabores. Nossos trajes homenageiam trabalho, união, fé e a nossa existência”, emocionou-se a princesa, Andressa Manosso, ao falar sobre o significado de cada elemento dos vestidos que o trio confeccionou ao lado da costureira, Celuir Dutra, que há oito anos se dedica a esse universo.
“Os detalhes em dourado, em todas as vestes, representam o sucesso, a realização e o triunfo. É uma cor nobre que homenageia a vitória daqueles que atravessaram o mar e essas terras conquistaram. A saia verde jade, no traje de passeio, traz consigo o significado especial da pedra de jade: amuleto de boa sorte e proteção que fortalece as amizades. Também traduz a cura e a saúde, valores que buscamos para o momento de pandemia que enfrentamos e vamos vencer”, pontua Celuir. 
Outro ponto alto da noite foi a apresentação do cartaz oficial da Fecouva 2022, desenvolvido pela designer Bruna Marzarotto. Inspirada no tema da festa “Traços e Cores, um brinde de sabores!”, a profissional apostou em um fundo claro, que imita a textura de papel, para evidenciar o trio. Elementos como uva, morango, taça e a Igreja Matriz de Otávio Rocha são traduzidos por meio da união de traços em desenhos. Já as cores, em forma de pingos de tinta, representam a fluidez do que é líquido, como o vinho e sua história, grandes atrações da festa. 
Depois de apresentados os trajes e o cartaz oficial do evento, em uma noite de muitas novidades, agora, as soberanas cumprem agenda para divulgar o evento, que inicia em 20 dias. “Eu falo sempre que a Fecouva é uma construção e nós estamos construindo até hoje. O alicerce da nossa festa é o agricultor, a uva, o vinho, a nossa tradição italiana, e essa construção vem se tornando cada vez maior e mais bonita. É uma construção com muito esforço, na qual toda a comunidade se envolve para fazer essa festa acontecer”, emocionou-se o presidente da festa, Michael Molon.
A Fecouva 2022 será realizada de 11 a 20 de fevereiro no distrito de Otávio Rocha e reunirá o melhor da gastronomia local, shows, desfiles de carros alegóricos, produtos coloniais e muita tradição.

O Casarão dos Veronese, em Otávio Rocha, serviu de cenário para apresentação dos trajes e do cartaz da Fecouva 2022. - Airton Nery/ Divulgação Os trajes de passeio também foram apresentados na ocasião. - Airton Nery/ Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário