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Os primeiros dias de trabalho do prefeito Lídio Scortegagna

Novo chefe do Executivo florense pediu empenho e cautela aos titulares das nove secretarias. Não há pressa para preencher as vagas do segundo escalão

“Precisamos ter a real situação de como está a administração pública.” Esta foi a principal frase do novo prefeito de Flores da Cunha, Lídio Scortegagna (PMDB), no primeiro dia à frente do Poder Executivo. O primeiro ato do prefeito, após ser empossado para o primeiro mandato no dia 1º de janeiro de 2013 foi reunir o secretariado, na tarde após a solenidade no salão paroquial. No encontro, Scortegagna pediu empenho e cautela da equipe. “Definimos que cada titular fosse para a sua secretaria para diagnosticar os problemas e se inteirasse de todos os assuntos. Dessa forma vamos buscar os subsídios e começarmos as ações de nosso governo”, afirma. Lídio também solicitou aos secretários um diálogo e respeito com os servidores públicos. “Falei para o secretariado para que ouçam os funcionários, porque são eles que fazem a administração fluir. Pedi cautela, diálogo e respeito, porque o que queremos é ter uma relação de harmonia com os servidores”, pontua.

Nesses primeiros dias de governo algumas ações já estão encaminhadas, como a continuidade de atividades básicas de limpeza. Outros assuntos estão sendo estudados, entre eles, obras públicas, sindicâncias e contratos. Conforme o prefeito, existem sete sindicâncias em andamento, sendo que algumas já têm o veredicto. “Estou pedindo juridicamente quais são os procedimentos que devemos tomar nesses casos”, diz. Lídio também está analisando o desconto em folha da média de horas-extras sobre o 13º salário e as férias dos servidores, caso que foi apontado como irregular pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). “Isso causou um impacto muito grande no funcionalismo e precisamos ter a real situação. Ainda não tenho como dizer se os descontos irão continuar porque é preciso ver isso juridicamente”, destaca.

Sobre o orçamento municipal – uma das preocupações devido ao déficit de R$ 1,5 milhão em repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) –, Lídio disse estar tranquilo. O ex-prefeito Ernani Heberle (PDT) deixou em caixa aproximadamente R$ 935,4 mil e mais recursos a pagar. “Estamos analisando, mas num primeiro momento pedi para dar uma segurada no orçamento e recolher todos os aparelhos de celulares para ver como se mantém a receita de janeiro, até porque a previsão é que nos próximos seis meses ela esteja em queda”, explica. Essa contenção de gastos deve refletir no andamento de algumas obras, como o ginásio poliesportivo, a Casa da Cultura, o transporte coletivo e a drenagem de águas na localidade de São Cristóvão. “Num primeiro momento queremos saber qual o estágio dessas obras e quais os recursos que temos para dar continuidade. Não queremos perder nenhuma emenda. Devemos assinar um convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para recebimento de equipamentos”, adianta o chefe do Executivo.

O prefeito eleito diz não ter pressa para preencher as vagas que estão abertas. O segundo escalão da prefeitura ainda tem nomes para serem definidos. As secretarias de Educação, Cultura e Desporto e de Obras e Viação são as únicas que estão com o quadro completo; as demais serão completadas conforme o tempo e a necessidade. “O vice-prefeito Almir Zanin (PSB) ocupa uma secretaria e funcionários públicos foram realocados com o princípio de reduzir a equipe. Vamos preencher com calma de acordo com a viabilidade e a economia”, pondera.

Secretários assumem cargos na administração
Nesta semana os novos secretários assumiram seus cargos na administração municipal para o período 2013-2016. A Secretaria da Saúde – única que faltava a definição do nome – foi anunciada no dia 31 de dezembro. Sônia Beatriz Montanari assume o cargo. Ainda em dezembro, o prefeito Lídio Scortegagna (PMDB) havia anunciado o nome de 11 pessoas para ocupar as nove secretarias e mais o chefe de gabinete e os subprefeitos dos distritos de Otávio Rocha e Mato Perso. Confira o perfil do primeiro escalão.

Secretários

Almir Zanin – Secretário de Obras e Viação
Natural de Sananduva, tem 43 anos é o vice-prefeito. Trabalhou como autônomo de caminhão. Em 2003 foi um dos fundadores do Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Flores da Cunha. Permaneceu até 2005 como vice-presidente do diretório. De 2008 a março de 2012 assumiu a Secretaria de Obras no governo do prefeito Ernani Heberle (PDT). Licenciou-se em abril de 2012 para concorrer a vice-prefeito da coligação Flores Unida.

Ana Paula Ropke Cavagnoli – Secretaria do Planejamento, Meio Ambiente e Trânsito
É formada em Arquitetura e Urbanismo pela UCS desde 2010. Tem 27 anos. É natural e residente em Flores da Cunha. Filiada ao PMDB.

Ana Paula Zamboni Webber – Secretária de Educação, Cultura e Desporto
Natural de Flores da Cunha, tem 44 anos e atua na rede municipal há 20 anos. É formada em Magistério, tem licenciatura em Letras e pós-graduação em Gestão Escolar pela UCS. Atuou como professora no Colégio São Carlos de Caxias do Sul e nas escolas Tancredo de Almeida Neves, Rio Branco, São José e 1º de Maio. Foi coordenadora dos Centros Ocupacionais de 1994 a 1996. De 2005 a 2008, atuou como coordenadora pedagógica na Secretaria de Educação, Cultura e Desporto. Foi também diretora das escolas São José e 1º de Maio, cargo que ocupou até o final de 2012. Não tem filiação política.

Everton Scarmin – Secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Serviços
Natural de Flores da Cunha, tem 33 anos. Tem formação de Técnico em Gestão de Negócios e atua como gerente comercial de uma vinícola florense. É sócio-fundador do roteiro turístico Nostra Mérica e tradicionalista. Filiado ao PMDB, é atual presidente da ala jovem do partido.

Jones Piroli – Secretaria da Agricultura e Abastecimento
Natural de Flores da Cunha, tem 45 anos e reside na capela Nossa Senhora do Carmo. É agricultor e ex-presidente do Conselho Municipal de Agricultura. É filiado ao PT.

Jorge Dal Bó – Secretaria da Fazenda
É o atual secretário da Fazenda, no cargo desde abril de 2012. Tem 46 anos. Já assumiu a Fazenda em outras duas oportunidades: de outubro a dezembro de 1992, no mandato de Alberto Oliveira (PMDB); e de abril a dezembro de 2002, na gestão de Heleno Oliboni (PDT). É formado em Ciências Contábeis e pós-graduado em Administração Financeira, ambas formações pela UCS. É contador concursado da prefeitura há 22 anos e professor universitário há 16. Não tem filiação política.

Luis Antonio Zenatto – Secretário de Administração e Governo
Natural de Antônio Prado, reside em Flores da Cunha desde 1970. Tem 57 anos. É formado em Direito pela UCS. Trabalhou como advogado e procurador do município entre 1993 e 1994. Foi secretário de Administração e Governo nas duas administrações de Renato Cavagnoli (PMDB) – 1993-1996 e 2005-2008. Foi secretário de Administração e Fazenda de Nova Pádua de 2009 a 2012. É filiado ao PMDB.

Ricardo Espíndola – Secretaria de Desenvolvimento Social
Natural de Porto Alegre, reside em Flores da Cunha desde 1986. Tem 35 anos e atua como administrador. É filiado ao PTB desde 1995, sendo que atualmente ocupa o cargo de tesoureiro do diretório.

Sônia Beatriz Montanari – Secretaria da Saúde
É florense, tem 62 anos e foi secretária da Administração no segundo mandato de Heleno Oliboni (PDT), entre 1997 e 2000; secretária de Administração e Fazenda em Nova Pádua no segundo mandato de Dorvalino Pan (PDT), entre 2001 e 2004; diretora da Câmara de Vereadores de Flores da Cunha em 2006 (a presidente era Renata Zorgi Lusa, do PMDB); e diretora de Planejamento na prefeitura de Novo Hamburgo. A secretária é formada em Ciências Econômicas e Ciências Contábeis e pós-graduada em Magistério pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Também atuou como professora do curso de Contabilidade do Colégio La Salle Carmo de Caxias do Sul.

Outros cargos

Elio Dal Bó – Chefia de Gabinete
É presidente municipal do PMDB. É bancário há 36 anos. Tem 52 anos. Tem ensino médio completo. É natural de Flores da Cunha.

Paulo Roberto Mascarello Graff – Procuradoria-Geral do Município
É natural e reside em Caxias do Sul. Tem 46 anos. É formado em Direito pela UCS. Atua nas áreas de Direito Administrativo e Trabalhista. Na política, foi assessor jurídico do ex-prefeito Renato Cavagnoli (PMDB) por dois mandatos. Não tem filiação partidária.

Remi Damin – Subprefeito de Otávio Rocha

Tem 54 anos e trabalha como motorista. Filiado ao PMDB, concorreu a vereador na última eleição. Foi vice-presidente da 11ª edição da Festa Colonial da Uva (Fecouva).

Valdir Luvison - Subprefeito de Mato Perso

Tem 56 anos e é agricultor. Filiado ao PMDB, concorreu a vereador na última eleição.



Olhar atento ao orçamento foi um dos pedidos de Lídio feito ao primeiro escalão. - Danúbia Otobelli
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