Geral

Os fatos que marcaram 2019

Feprocol, escolha das soberanas da Fenavindima, Missões Capuchinhas, ampliação da Escola São José são alguns dos acontecimentos do ano que passou

Janeiro
- Mateus Corradi assume como CEO da Fábrica de Móveis Florense, lugar ocupado até então por Gelson Castellan, e marca o início da terceira geração à frente da empresa de Flores da Cunha. 

- As Irmãs Clarissas Capuchinhas celebram os 40 anos do primeiro mosteiro da ordem no Brasil com missa festiva.

Fevereiro
- Mesmo com a reestruturação no atendimento da Escola Irmã Tarcísia e compra de vagas na rede particular, mais de 50 alunos de zero a três anos estão na lista de espera para a Educação Infantil.

- Nova Pádua realiza a abertura da 14ª Festa de Produtos Coloniais com atrações artísticas, desfiles de carros alegóricos e exposição agropecuária. 

- Moradores de Mato Perso aguardam pela pavimentação da estrada de 12 quilômetros que liga o distrito a Flores da Cunha. Via seria um importante meio de escoamento da produção primária da localidade, especialmente na época de safra da uva. 

Março
- Mais de 40 mil pessoas visitam a Feprocol. A Comissão Organizadora do evento avaliou de forma positiva a festa, que buscou resgatar as origens, o engajamento, a alegria e a força da comunidade paduense. A Equi Dei Monti foi a campeã da Gincana Feprocol. 

- Com a identidade ‘Aprecie Flores’, o município lança marca e site próprios para divulgar suas atrações turísticas. 

- O Hospital Fátima inaugura uma área destinada à lavanderia, resíduos e serviço de nutrição e dietética. Com mais de 400 metros quadrados, o local atende integralmente as exigências sanitárias.  

- Falhas constantes no fornecimento de água no Centro e nos bairros Vindima e São José causam transtornos para vários moradores. 

- A Escola Estadual Marcos Martini, situada na Linha 60, fecha por falta de alunos. 

Abril
- Flores da Cunha recebe cinco freis missionários para um processo de reanimação dos fiéis. Diversas comunidades e bairros se preparam para as Missões Capuchinhas.

- Após sucessivos roubos, a comunidade de Mato Perso recebe reforço no policiamento da Brigada Militar. Devido ao medo, as casas passaram a contar com cercas e monitoramento. 

Maio
- A Rota Turística Otávio Rocha Vila Colonial foi lançada unindo oito empreendimentos locais.

- O papa Francisco assina um decreto que reconhece, oficialmente, Frei Salvador como venerável. A próxima etapa é confirmar a realização de um milagre para que o religioso florense se torne um beato.

- As empresas florenses Fante Bebidas e Forbal Automotive são destaques no Prêmio Exportação RS. 

- Motoristas questionam a nova obra de acesso junto a ERS-122, no bairro Pérola, afirmando que o trevo é confuso. 

- A Gincana Cultural 95 Anos de Flores da Cunha foi marcada por provas, apresentações, desfile de carros alegóricos e muita correria. Quatro equipes – Marcolina, Vui le Carte, CDL e Pon e Chimia –, participaram da atividade que encerrou as comemorações alusivas ao aniversário de Flores. A Equi Marcolina foi a campeã da competição.

Junho
- Nova Pádua analisa o processo de municipalização do ensino fundamental da Escola Estadual Luiz Gelain. 

- Durante as celebrações de Corpus Christi, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) reativa o ponto de informações junto ao pórtico Sul para orientar e acolher aos visitantes. 

Julho
- A Escola Municipal de Educação Infantil Professores Bôrtolo Bigarella e Idalino Vailatti, de Nova Pádua, alcança destaque em um universo de mais de 5 mil municípios brasileiros – a cidade é a terceira que mais investe em educação no país e a segunda no Estado.

- A ampliação da Escola São José beneficiará a educação infantil. O novo bloco passará a abrigar 10 salas de aula. 

- O curta-metragem ‘O Menino da Terra do Sol’, baseado no livro homônimo de Flávio Luis Ferrarini, participa do Festival de Cinema de Gramado. 

Agosto

- O primeiro semestre de 2019 tem uma redução de 47,6% nos furtos e 32,5% nos roubos. Já o tráfico de entorpecentes cresceu em 150%.

- As novas soberanas da 14ª Fenavindima foram conhecidas no dia 10. A candidata Fernanda Molon Andreazza foi coroada rainha da festa, tendo ao seu lado as princesas Júlia Brandalise Dondé e Sabrina Variani. 

- Depois de 12 anos de tratativas, o projeto da criação do Procon é aprovado pelo Legislativo. 

Setembro
- O fórum florense segue saturado de ações e com falta de efetivo. No total, mais de 12 mil estão em andamento.

- Quatro cruzamentos da área central recebem novos semáforos.

 

- O Núcleo Interdisciplinar de Apoio Educacional (Niae) passa a atender em novo espaço, no subsolo da UBS do bairro União.

Outubro

- Faltando dois meses para o fim do ano letivo, as escolas estaduais ainda enfrentavam problemas com a falta de professores e de funcionários.

- Os músicos Sérgio Miozzo, Próspero Menegat, Nestor Peccatti e o maestro Lino Peccati comemoraram 50 anos de participação ativa na banda Santa Cecília. 

- A Lubritec Scherer assume a liderança do ranking das 50 maiores empresas florenses. O dado leva em conta o Valor Adicionado e está contemplado no Perfil Socioeconômico.

Novembro 
- No dia 30 de outubro, data em que completou sete décadas de construção, o campanário da Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes se tornou oficialmente patrimônio histórico municipal.

- Conforme um programa apresentado pelo Governo Federal, municípios com menos de cinco mil habitantes e com receita própria inferior a 10% podem ser extinguidos até 2025, como é o caso de Nova Pádua. 

- Dos 10 empreendimentos que aparecem entre os maiores do município – segundo o Perfil Socioeconômico – cinco se instalaram em Flores da Cunha na última década.  

- Estudantes da Escola Estadual Antônio Soldatelli ficam sem merenda devido ao furto de dois botijões de gás que abasteciam a cozinha da instituição.

- Veículo cai em uma cratera que abriu logo após um caminhão caçamba carregado de terra passar pela Rua General João Manuel, próximo à Praça Nova Trento. 

- A revitalização do prolongamento da Avenida 25 de Julho, entre a rótula da Rua São José e o pórtico de acesso Sul, é apresentada e visa melhorar a trafegabilidade e proporcionar espaços de lazer à população. A previsão de início das obras é para o primeiro trimestre de 2020. 

- Túmulo do cemitério municipal é arrombado e partes do cadáver de uma mulher de 58 anos, falecida há dois anos, são furtados para a realização de um suposto ritual.  

Dezembro 

- Os trajes oficiais da rainha Fernanda Molon Andreazza e das princesas Júlia Brandalise Dondé e Sabrina Variani são apresentados, juntamente com o cartaz, a música tema e as atrações da Fenavindima. 

- Segundo dados do IBGE, Flores registrou o maior índice de bebês da última década. Foram 418 nascimentos em 2018.

- É apresentado o plano de funcionamento da Escola Municipal Cívico-Militar Tancredo de Almeida Neves, no bairro União. A implantação do método vai ocorrer a partir do início do ano letivo de 2020. 

 - Arquivo O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário