Geral

Os exemplos que vêm de Nova Pádua

Irmãos Alessi dedicaram-se aos estudos e, agora, usufruem as oportunidades que surgiram. Principal dica é ter força de vontade

Dedicação e empenho nos estudos dão resultados. Prova disso são os irmãos Janine e Christian Alessi, moradores de Nova Pádua. Ele ficou conhecido por se tornar o melhor estudante do mundo em mecatrônica no 41º WorldSkills Competition, em Londres, em outubro de 2011, ao formar dupla com o caxiense Maicon Pasin. No início de 2012, outra novidade deixou os pais Neiva e Nestor orgulhosos. Os holofotes mudaram de lado: a filha Janine passou no vestibular de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Universidade de Passo Fundo (UPF), da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e como primeira suplente da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Medicina, para quem não sabe, é o curso mais concorrido da maioria das faculdades brasileiras.

Os irmãos têm três anos de diferença e, por isso, nunca estudaram juntos. Entretanto, a educação sempre fez parte da rotina dos jovens paduenses. Christian, 21 anos, e Janine, 18 anos, estudaram os ensinos fundamental e médio na Escola Estadual Luiz Gelain, em Nova Pádua. O diferencial foi, e ainda é, segundo eles, a determinação.

Janine concluiu o ensino médio em 2010, e durante todo o ano passado fez cursinho pré-vestibular em turno integral, sem horas para descanso. Durante o dia tinha aula e estudava à noite em casa, além dos finais de semana. Em 2012 as férias foram deixadas de lado para darem lugar aos estudos, que se intensificaram à medida que as provas e vestibulares ocorreram. Agora, com sensação de missão cumprida, a jovem aproveita para descansar. Janine optou por ingressar na UFRGS. Ela deve se mudar para Porto Alegre assim que o semestre iniciar. Questionada sobre qual especialização fará, Janine revela que tem interesse pela psiquiatria.

Christian venceu uma categoria do que é considerado um dos maiores torneios de educação profissional do mundo, o WorldSkills. Além do prêmio, ao retornar para o Brasil, começaram a surgir oportunidades de estudo e trabalho, tanto no país como no Exterior. Atualmente Christian trabalha em turno integral no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Caxias do Sul. A vaga como instrutor foi oferecida depois da participação no WorldSkills, assim como a bolsa integral para o pagamento da faculdade e do curso de inglês. Com a intensa rotina de trabalho e estudos, o estudante deve fixar residência em Caxias nos próximos meses, para ficar mais perto do trabalho e das salas de aula. O plano do jovem é concluir o curso de Engenharia de Controle e Automação, na Universidade de Caxias do Sul (UCS), para depois apostar em especializações fora do país.

Família unida
Para os irmãos Alessi, o incentivo dos pais Neiva e Nestor sempre foi importante, mas o esforço de cada um, no final das contas, é o item capaz de fazer a diferença. “Nossos pais sempre acreditaram e nos incentivaram. Mas a pessoas têm que querer”, aposta Christian. Como incentivo para quem está começando uma etapa de estudos, eles concordam em um ponto: estude muito. “É importante escolher que rumo você tomará, e se dedicar ao máximo. Acredite e não meça esforços para alcançar seus objetivos”, acrescenta o jovem. Se alguém optar por Medicina, Janine dá a sua dica: “Em primeiro lugar, é preciso ser paciente e, também, ter muita dedicação”. Dicas anotadas?


Christian quer se especializar no Exterior e, Janine, seguir no ramo da psiquiatria. - Camila Baggio
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário