Geral

Orquestra de Teutônia se apresenta hoje em Flores

Espetáculo inovador que conta com diversos estilos musicais ocorre a partir das 20h no salão paroquial

Hoje, dia 26, o salão paroquial de Flores da Cunha sediará um espetáculo inovador de música. A Orquestra de Teutônia se apresenta às 20h por meio de um projeto do Ministério da Cultura e da Terrasol Veículos, com apoio e organização da prefeitura. O ingresso é 1 quilo de alimento não perecível – os donativos arrecadados serão destinados à Liga Feminina de Combate ao Câncer, ao grupo Novo Amanhã e à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

O secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Serviços de Flores, Everton Scarmin, destaca que espera um bom público no evento pelo fato de o repertório ter diversos ritmos e passar por várias décadas. Segundo o maestro Astor Jair Dalferth, o repertório será de músicas populares que marcaram época e estão vivas na memória dos ouvintes. “O show contempla vários ritmos e estilos e uma parte do novo álbum que gravaremos em junho próximo. Assim, teremos rock, pop, MPB, jazz e temas de cinema”, conta o músico que é natural de Teutônia (no Vale do Taquari) e regente desde 1989. Graduado em Música pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Dalferth é músico, arranjador e compositor e iniciou no ramo na Aeronáutica, na Base Aérea de Canoas, em 1986. Já regeu coros da região do Vale do Taquari e maestro de orquestras nas cidades de Estrela, Garibaldi, Lajeado, Nova Petrópolis e Imigrante.

A Orquestra

Criada em 1983, a Orquestra de Teutônia foi inicialmente formada por 13 músicos que animavam festas comunitárias. Em 1986 foi iniciado um trabalho de formação de músicos no Centro Cultural da cidade, originando a Orquestra Mirim de Teutônia. Com o passar dos anos os alunos que se destacaram passaram a integrar a Orquestra efetiva. Em 1997 o grupo foi convidado a participar do 3º Festival Internacional de Música de Grimma, na Alemanha, na categoria Orquestras de Sopro. Concorrendo com mais 25 grupos europeus, os gaúchos conquistaram o 1º lugar. Em 1999 foi gravado o primeiro CD de um total de cinco já lançados (em 2009 foi comercializado o primeiro DVD).

Energia e balanço transmitidos pelos 25 instrumentistas fazem o público dançar. - Arquivo Orquestra de Teotônia/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário