Geral

Orações renovadas em Corpus Christi

Tradicional celebração religiosa em Flores da Cunha mobilizou mais de 3 mil fiéis ontem, dia 30 de maio. Missa e procissão pela manhã e Romaria ao Eremitério Frei Salvador à tarde ultrapassaram as 7 mil pessoas, segundo estimativa do pároco florense

A fé em Deus e na Igreja Católica foi o motivo que trouxe Bruna e Bianca Sotta, 15 e 12 anos, respectivamente, a Flores da Cunha nesta quinta-feira, dia 30 de maio. Na companhia dos pais, Adriana e Jandir, e da madrinha de Bianca, Demari, as jovens deixaram a cidade de Novo Hamburgo no início da gelada manhã para acompanhar pela primeira vez a celebração religiosa de Corpus Christi no Centro florense. Segundo o pároco florense, frei Valdivino Salvador, mais de 3 mil fiéis assistiram à missa campal realizada em frente à Igreja Matriz pelo bispo da Diocese de Caxias do Sul, dom Alessandro Ruffinoni.

As palavras do bispo, que durante a missa lembrou a todos da importância da Eucaristia e da continuidade da fé por meio dos jovens, tema da Campanha da Fraternidade 2013, emocionaram a família que veio à Serra para pagar uma promessa feita pela madrinha de Bianca – a menina foi vítima de um câncer na cabeça em 2009. Demari prometeu à Nossa Senhora de Caravaggio que se a afilhada se curasse todos iriam ao Santuário agradecer. A graça foi alcançada e a promessa foi cumprida. “Antes de seguir para Farroupilha paramos para acompanhar a celebração em Flores. É um momento de fé muito bonito. Durante a missa senti como se Deus tocasse meu coração”, conta a vitoriosa Bianca.

“Aproveitemos esse momento para renovar a nossa fé. Purifiquemos nossas almas por meio da Eucaristia, pois o nosso corpo é o templo de Deus”, observou dom Alessandro, que parabenizou a comunidade pela dedicação na preparação da celebração religiosa. Após distribuir a hóstia, que simboliza o corpo de Cristo, o bispo seguiu em procissão com o Santíssimo Sacramento pelos tradicionais tapetes de serragem que circundam a Praça da Bandeira, um dos momentos mais esperados pelos fiéis.

A beleza dos tapetes, que seguiram o tema da Campanha da Fraternidade, encantou quem acompanhou a procissão. Porém, a forte chuva que caiu na região na quarta-feira, dia 29 de maio, chegou a preocupar quem confeccionava os quadros. Muitos iniciaram o trabalho na parte da manhã e tiveram que interromper as tarefas, pois a água levou parte da serragem. No final da tarde, a chuva deu uma trégua e os cerca de 200 voluntários iniciaram um mutirão que avançou a noite para preparar as peças. Quem não visitou os trilhos coloridos no feriado tem até domingo, dia 2 de junho, para ver as obras de arte expostas na Avenida 25 de Julho e nas ruas Borges de Medeiros, Dr. Montaury e John Kennedy.

Bianca (E) e Bruna oraram em Flores da Cunha antes de irem para Caravaggio.

Família unida pela fé
Encantados com a demonstração de fé da comunidade florense, os fiéis caxienses Gilberto Bertuol, 46 anos, e a esposa Marinês Moretti Bertuol, 33 anos, trouxeram os filhos Pedro Henrique, nove anos, e Ana Luiza, três anos, para assistir à missa e conhecerem os tapetes coloridos, símbolos da celebração de Corpus Christi na Terra do Galo. “Estivemos aqui pela primeira vez há 15 anos. Agora resolvemos voltar com as crianças para que conheçam essa linda festa”, diz o autônomo, que elogiou o trabalho dos voluntários e prometeu retornar nos próximos anos. “Achamos importante incentivar a religiosidade deles desde cedo. Queremos que deem continuidade ao trabalho de fé, pois somente assim iremos construir um mundo melhor”, considera a mãe.

A família aproveitou a oportunidade para confeccionar seus próprios tapetes no espaço disponibilizado pela prefeitura junto à Praça da Bandeira. A atração fez a alegria dos pequenos, que coloriram os moldes com diferentes tons de serragem. “Gostamos muito de participar. Não tínhamos ideia de como eram feitos. As crianças estão emocionadas”, destaca Marinês.

Crianças se divertiram fazendo tapetes de serragem na Praça da Bandeira.

Jovens são abençoados em Nova Pádua
O frio da manhã de ontem, dia 30, não assustou os fiéis de Nova Pádua. A celebração de Corpus Christi, a partir das 9h, lotou a Igreja Matriz. Neste ano, a missa eucarística com a tradicional procissão com o Santíssimo Sacramento foi voltada aos jovens, fazendo alusão à Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que acontecerá no Rio de Janeiro de 23 a 28 de julho. No trajeto, cada uma das 12 comunidades do município, incluindo a Paróquia Santo Antônio, recebeu uma bênção.

“Um dia para abrir o coração para a fé.” Assim o padre Mário Pasqual iniciou a celebração que teve animação do Coral Nova Trento. “Não viemos para a missa apenas para rezar, mas para renovar nosso espírito e dos nossos jovens. O Corpus Christi é uma data para celebrar Jesus e de renovação da fé”, valorizou o sacerdote durante o sermão eucarístico.

Representando cada uma das comunidades, jovens levaram uma cruz até o altar e receberam a Bênção da Cruz, também vindo de encontro ao convite pela Jornada. As cruzes voltarão às localidades para ficar no altar de cada igreja. “É um convite para rezarmos pelos jovens”, estimulou o padre. Após a missa a comunidade seguiu em procissão com o Santíssimo pela Avenida dos Imigrantes, onde foram montadas 12 estações.

Família unida no Eremitério: Matilde, Terezinha e Cíntia.

Demonstração de fé e força até o Eremitério
Partindo da Rua Frei Eugênio, mais de 3 mil fiéis acompanharam na tarde de ontem, dia 30, a 25ª Romaria ao Frei Salvador. Rezando, cantando e agradecendo, florenses e devotos de frei Salvador Pinzetta caminharam até o Eremitério e participaram da missa celebrada pelo frei Valdivino Salvador e por dom Ângelo Salvador – este guiou a procissão. No Eremitério foram distribuídos mais de 12 mil pães e 40 mil mudas de árvores, verduras e flores. Fiéis de todas as idades, muitos acompanhados da família, que transformaram o dia em uma data de renovação da fé.

A Romaria ao Frei Salvador acontece simultaneamente com o Corpus Christi e reúne católicos na caminhada em honra ao frade que teve vida atuante em Flores da Cunha. O trecho é de 4 quilômetros e leva até o local onde o religioso costumava fazer orações – hoje há uma capela em sua homenagem. “Vocês caminharam, estão cansados e seguem de pé, assim como eu também fiz. Juntos façamos uma pequena penitência pela força e fé”, valorizou dom Ângelo ao iniciar a celebração.

A “pequena penitência” é feita anualmente há mais de duas décadas pela aposentada Terezinha Toscan Sandi, que completa 80 anos de vida hoje, dia 31 de maio – e que, por coincidência, é a data de morte de frei Salvador. No início as caminhadas até o Eremitério eram com o marido; após sua morte, a filha Matilde Teresinha Sandi Duso, 58 anos, passou a acompanhá-la. Alguns anos depois a neta Cíntia Duso, 36 anos, também incluiu a caminhada no calendário. Ontem, as três gerações percorreram juntas o trajeto. “Desde pequena sou muito religiosa. Fui catequista e sempre atuante. Ano após ano pedi ao frei Salvador saúde e aqui estou eu aos 80 anos. Agradecer é fundamental”, salienta Terezinha, mãe de sete filhos e avó de 10 netos. “Precisamos de oração para tudo. Por proteção, saúde e também agradecer”, acrescenta.

Para Cíntia, a fé da avó é uma fonte de inspiração. “Nos dias de hoje precisamos manter a fé e acreditar que podemos lutar por um mundo melhor. A Romaria é uma forma também de valorizar a família”, acredita. O encontro de gerações é somente um dos milhares de exemplos de famílias que visitam o local de oração. “Tudo começou com minha mãe e eu quero dar continuidade. É importante”, valoriza Matilde. A celebração encerrou com a bênção da saúde, às mudas e sementes e aos pães. “Muito obrigado. Caminhamos e fomos abençoados juntos”, agradeceu dom Ângelo.

Ano voltado aos jovens
A Jornada Mundial da Juventude, que neste ano acontece no Brasil, está dando às celebrações religiosas um cunho de renovação da fé. Na Romaria ao Eremitério Frei Salvador muitos grupos de jovens acompanharam a celebração. “O jovem deve participar mais na igreja. Hoje com a correria do dia a dia acabamos não tendo tempo, mas é importante conciliar também com a religião”, opina a auxiliar administrativa Paula Schiavenin Bordin, 30 anos. Ela participou da celebração acompanhada do marido, Cedenir Bordin, 31 anos, e de um grupo de amigos. “Participo há mais de 10 anos. Nos últimos cinco sempre nos juntamos neste grupo de amigos e viemos juntos. É um dia de oração ao frei Salvador, que viveu aqui e fez tão bem à nossa comunidade”, valoriza a florense.

Otávio Rocha também celebrou a juventude
Em Otávio Rocha, cerca de 800 pessoas participaram da missa celebrada na Igreja Matriz de São Marcos. Após, houve a procissão de Corpus Christi sobre os tapetes coloridos, passando pelo túnel da uva (foto abaixo). Com o tema da Campanha da Fraternidade deste ano Eucaristia e Juventude, o celebrante, padre Vitor Cecatto, agradeceu pelo entusiasmo com que os jovens e as crianças participaram da confecção dos tapetes, coordenados pelo Grupo de Jovens da comunidade. “Este sacrifício demonstra que Jesus Cristo também está preparando o melhor caminho para nós”, lembrou. Após a celebração houve a exposição do Santíssimo Sacramento, simbolizando a presença de Cristo.

Tapete em exposição até segunda-feira em Mato Perso
No salão da comunidade de Santa Juliana, no distrito de Mato Perso, um tapete foi produzido com serragem e pintura pelo artista Henrique Lima (foto acima). Ontem, quinta-feira, houve missa na igreja local. No domingo, dia 2 de junho, às 10h, está prevista uma visita à localidade pelo bispo da Diocese de Caxias do Sul, dom Alessandro Ruffinoni. O tapete de Corpus Christi ficará exposto até segunda-feira, dia 3, no salão de Santa Juliana – no mesmo dia, às 19h30min, haverá uma palestra organizada pela Escola Antônio de Souza Neto com o frei Jaime Bettega, pároco da Igreja Imaculada Conceição (Capuchinhos) do bairro Rio Branco, em Caxias do Sul.

Chuva atrapalhou voluntários
A forte chuva que caiu em Flores da Cunha na quarta-feira, dia 29, destruiu alguns tapetes de serragem que já estavam prontos para o Corpus Christi. Em alguns pontos no entorno da Praça da Bandeira a base precisou ser refeita três vezes. À noite voluntários finalizaram as peças.

Bispo dom Alessandro guiou a procissão no entorno da Praça da Bandeira. - Larissa Verdi