Geral

Orações e fé no caminho ao Eremitério

Cerca de cinco mil fiéis acompanharam a romaria em homenagem a Frei Salvador Pinzetta na tarde de ontem

A fé em Cristo e a devoção ao Frei Salvador Pinzetta motivaram os fiéis a participarem da 23ª Romaria Vocacional em honra ao frade, realizada na tarde de ontem, dia 23, paralelamente às celebrações de Corpus Christi. Conforme estimativa da Brigada Militar, cerca de cinco mil pessoas acompanharam as celebrações. Entoando cânticos religiosos e orações, a multidão de devotos deixou o Centro da cidade por volta das 13h30min e seguiu em caminhada por quatro quilômetros até o Eremitério, local onde o beato costumava orar e está situada a igreja em sua homenagem.

Emocionada e de coração aberto para receber a palavra de Deus, a telefonista caxiense Andréia Mesari dos Santos, juntamente com outros nove familiares, acompanhou a missa proferida pelo frei Álvaro Mores, que falou sobre o amor, a fé e sobre a importância da valorização da família, além de dar a bênção à saúde, aos pães, às mudas e às sementes. Essa foi a primeira vez que Andréia acompanhou as celebrações de Corpus Christi e a procissão. “Viemos para agradecer e para pedir pela saúde da minha irmã mais velha, que no ano passado teve um tumor na cabeça e ficou cega. Temos esperança de que um dia ela voltará a enxergar, com a graça do Frei Salvador”, acredita.

A mesma fé também motivou a cozinheira Rejane Aver e seu pai, o aposentado Sezinho, a virem de Antônio Prado para participar da romaria. Ela conta que participa da celebração há três anos, em forma de agradecimento a uma graça alcançada. “Há quatro anos meu filho teve câncer e eu fiz uma promessa de que se ele se curasse eu viria todos os anos ao Eremitério. A graça foi alcançada. Por isso, enquanto eu tiver forças virei agradecer ao Frei”, conta.

No final da missa, foi realizada a bênção à saúde, às mudas, às hortaliças, às sementes e aos pães. Cerca de 12 mil pãezinhos santos foram distribuídos aos devotos, além da entrega de aproximadamente 100 mil mudas de temperos, frutíferas, e flores.

Primeira etapa para beatificação de Frei Salvador em fase final
A primeira etapa dos trabalhos para o processo de beatificação e canonização do Frei Salvador Pinzetta estão em fase final. Cerca de 40 testemunhas, 15 das quais familiares, já foram ouvidas e deram seus depoimentos sobre a vida, as virtudes e a fama de santidade do Frei. Além disso, já foram recolhidos os materiais e os documentos escritos sobre o religioso.

Conforme o postulador da causa de beatificação e canonização, Dom Ângelo Domingos Salvador, as últimas testemunhas serão ouvidas nos próximos dias pelo Tribunal Eclesiástico Diocesano, que foi instalado no dia 13 de abril e é composto por um juiz delegado, um promotor de justiça e um notário. "Essa fase está praticamente concluída. Já realizamos as audiências de testemunhos orais e agora vamos recolher esses depoimentos e enviar às pessoas para que corrijam e acrescentem, com o objetivo de que o material seja o mais fielmente possível ao pensamento de cada um", explica Dom Ângelo. As testemunhas são pessoas que conviveram com frei Salvador - frades, a população de Flores da Cunha e familiares. Até o final de agosto a concessão dos depoimentos deverá estar concluída.

O segundo passo consiste na abertura do inquérito sobre os eventuais milagres atribuídos ao Frei. Nessa etapa, será instalado um novo Tribunal que estudará os casos referentes às graças alcançadas. "A comissão irá ouvir os casos de possíveis milagres e quais desses possuem laudos médicos e documentos que comprovem os milagres", destaca o postulador. Mais de 30 mil pessoas já deixaram sua gratidão e seus pedidos no túmulo do Frei na Igreja Matriz.

Até o final do ano, o Tribunal pretende concluir o processo e encaminhar o material ao Vaticano, em Roma. Entregue os trabalhos, estes serão analisados pelo postulantado geral, que verificará se Frei Salvador pode ser declarado como santo. "Estamos indo devagar para poder fazer tudo certo e não ter que refazer os trabalhos. Estou em contato direto com postulador geral para esclarecimento de todas as dúvidas", frisa Dom Ângelo. O Vaticano possui uma lista com mais de mil candidatos para beatificação.

Clique aqui e confira uma galeria de fotos da Romaria!

Entoando cânticos religiosos e rezando, milhares de fiéis seguiram a procissão. - Na Hora / Antonio Coloda
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário