Geral

Oportunidades de negócios na Mostra Flores 2013

Tarso Genro (PT) deve participar do ato de abertura do evento no Parque da Vindima acompanhado do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas. Feira vai até 24 de março

Compras e diversão para toda família. Essa é a proposta da 5ª edição da Mostra Flores e 2ª Feira Agroindustrial, que inicia neste sábado, dia 23 de fevereiro, e se estende até o dia 24 de março. A abertura do evento se dará em dois momentos. Às 11h ocorre um ato inicial com a presença dos organizadores e expositores e, às 15h, está confirmada a visita do governador do Estado, Tarso Genro (PT) e do Ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Varga, quando acontece a abertura oficial seguida de visita aos estandes do Parque da Vindima Eloy Kunz. “Essa é uma das maiores edições da Mostra Flores, pois atingimos um grande número de expositores. Além disso, é uma referência em compras e turismo. Convidamos a comunidade a participar, orientar e receber os visitantes”, diz o diretor-executivo da Terra do Galo Eventos, responsável pela Mostra, Ricardo ‘Bacana’ Vignatti.

A feira abre o calendário comercial de eventos da região e agrega 100 expositores das áreas de móveis, malhas, confecções, artigos de couro, artesanato, vinhos e gastronomia. Uma das novidades é a inserção do setor da construção civil. Oito empresas, em estande institucional e promoção da Câmara Setorial da Construção Civil do Centro Empresarial e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS), promoverão seus produtos. “Flores da Cunha é um polo de oferta de imóveis para a região de Caxias do Sul e apresentá-lo é a nossa proposta. A construção civil vem se juntar aos demais setores produtivos que estão na feira”, destaca Vignatti. Para a próxima edição, em 2014, o setor metalmecânico deve ser incluído, projeta o organizador.

A segunda edição da Feira Agroindustrial também apresenta novidades. A partir deste ano ela é regional e abrange a participação de famílias dos municípios de Nova Pádua, São Marcos, Ipê, Nova Roma do Sul, Antônio Prado, além de Flores da Cunha. Na feira os expositores comercializam bebidas, produtos coloniais, artesanato, biscoitos, geleias e frutas. Outra atração da Mostra será o Festival do Espumante, que ocorre no dia 16 de março, às 19h, na Escola de Gastronomia UCS-Icif, com a proposta de aliar os vinhos regionais com a alta gastronomia.

A expectativa dos organizadores é que mais de 40 mil pessoas visitem o evento durante cinco finais de semana. A programação cultural inclui shows das rádios regionais e atrações como Tchê Guri, Théo & Edu, Neto & Júnior, Super Banda Saxônia e exposições de artistas locais. No dia 3 de março o cantor Renato Borghetti apresenta o Projeto Canto da Terra, às 16h (veja programação artística na página ao lado). A Mostra Flores abrirá aos sábados, das 11h às 20h, e aos domingos, das 10h às 19h. A entrada e o estacionamento são gratuitos.

Construção civil em ascensão ganha destaque
O ritmo de crescimento do setor da construção civil no Brasil deve ascender de 3,5% a 4% em 2013, segundo projeção do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Rio Grande do Sul. Em Flores da Cunha o crescimento é notável. “Está muito bom, as vendas estão dentro do esperado. A cidade está crescendo e vamos aproveitar para construir”, destaca um dos coordenadores da Câmara Setorial da Construção Civil do Centro Empresarial, Lucas Carenhato.

É devido a estes bons resultados que o setor foi convidado a participar da 5ª edição da Mostra Flores. Oito empresas (Construtora Marchet, Unic, Paradiso Incorporadora, LR Bett, Marin & Marin, Mazzarotto Incorporadora, Casa das Tintas e Tri-Sol Imóveis) estarão reunidas num espaço para apresentar suas ofertas e negócios. “Será um local institucional para que conheçam o mercado local e o que se está sendo erguido aqui”, aponta Carenhato, que também é diretor da empresa Unic.

No dia 2 de março o espaço Mostra Casa apresentará um vídeo institucional, produzido pela Câmara Setorial, que apresenta números e obras do setor no município. “É uma área em ampliação e devemos investir na divulgação da cidade. Embora o retorno não seja imediato, temos que englobar todos os setores. A economia indo bem, tudo vai bem”, deduz o empresário.

Família representará a Mostra Flores
Para tornar a campanha de divulgação da 5ª Mostra Flores e 2ª Feira Agroindustrial mais atrativa, os organizadores criaram uma família de turistas que elegeu Flores da Cunha para compras e diversão. “A Mostra estava carente de um ícone que pudesse remeter ao evento. Pensando nisso e no conceito da Mostra, que é uma feira para a família, criamos os personagens que ilustrarão as campanhas”, comenta Ricardo Vignatti.

A partir desta edição os personagens serão os protagonistas permanentes de divulgação. A família, formada pelo pai Dimas, a mãe Amália e o filho Móbi, foi criada a partir de estereótipos do cotidiano e representa o público visitante. São eles que farão a comunicação com os turistas.

Gastronomia colonial também é uma atração
Durante a Mostra Flores, a gastronomia típica também será atração. Nas casas externas dos pavilhões do Parque da Vindima e na Casa dei Noni serão comercializados pães coloniais, queijos, copas, salames, chimias, grostolis, biscoitos, sucos e vinhos. O restaurante do Parque da Vindima servirá almoços aos sábados e domingos. O cardápio inclui sopa de agnolini, lesso, pão colonial, crem, galeto, lombo de leitão, codorna (menarosto), polenta brustolada (na chapa), polenta frita, fortaia, tortéi, macarrão, churrasco com maminha, radicci cotti (refogado), queijo à milanesa e saladas. Há ainda mesa de petiscos e sobremesa. Os ingressos custam R$ 30; crianças de cinco a 11 anos pagam R$ 15 e menores de quatro anos não pagam.

A Mostra Flores é realizada pela prefeitura de Flores da Cunha, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e Terra do Galo Eventos, com apoio do Centro Empresarial (Câmaras Setoriais), Sicredi, Sebrae-RS e Círculo Operadora Integrada de Saúde – o apoio cultural é do jornal O Florense.

Programação da Mostra Flores*

Sábado, dia 23
11h – Abertura.
12h – Almoço no Restaurante Parque da Vindima.
14h – Passeio e exposição Off Road – Bixo Porco.
15h – Ato inaugural com a presença do governador Tarso Genro.
- Exposição Olhares da Vida, de Danielle Cavalli.

Domingo, dia 24
- Exposição Olhares da Vida, de Danielle Cavalli
14h30min – Show da rádio Mais Nova FM com Tchê Guri e Neto & Júnior.

Dia 2 de março
- Exposição Lágrimas da Chuva, de Renata Trentin e Scheila Zin.
16h – Mostra Casa: apresentação da Câmara Setorial da Construção Civil do Centro Empresarial.

Dia 3 de março
- Exposição Lágrimas da Chuva, de Renata Trentin e Scheila Zin.
14h30min – Chimarreando com a Pop Show, com o grupo Camoatin.
16h – Projeto Canto da Terra: show de Renato Borghetti.

Dia 9 de março
- Exposição Microexpressões, de Larissa Verdi e Christian Fontana.
12h – Projeto social Dia da Mulher, com dicas de automaquiagem e palestra sobre relacionamentos.
- Presença do ônibus oficial do Sport Club Internacional.

Dia 10 de março
- Exposição Microexpressões, de Larissa Verdi e Christian Fontana.
14h30min – Mateada e show da rádio Solaris com Téo & Edu, Trio Só Batidão, Hector D’Marco e grupo Marcação.

Dia 16 de março
- Exposição 60’s Roses, de Tuany Areze.
8h – Seminário da Agroindústria Familiar, no auditório do STR.
19h – Festival do Espumante, na Escola de Gastronomia UCS-Icif; ingressos pelo (54) 3292.5086.

Dia 17 de março
- Exposição 60’s Roses, de Tuany Areze.
15h – Domingo Germânico, com Super Banda Saxônia, danças típicas do Centro Cultural 25 de Julho, disputa de chope em metro.

Dia 23 de março
- Exposição Releituras, de Tatiana Cavagnolli e Carla Esteves.
- Presença do ônibus oficial do Grêmio.

Dia 24 de março
- Exposição Releituras, de Tatiana Cavagnolli e Carla Esteves.
14h – Encontro de Veículos Antigos.
14h30min – Show da rádio São Francisco, com Tchê Chaleira e Jonathan Pacheco.
17h – Encerramento da Mostra.

- Nos cinco finais de semana haverá passeios turísticos no roteiro Compassos da Mérica, Mérica.

* Sujeita a alterações.


Carenhato aposta no crescimento da economia para a construção civil se desenvolver. - Danúbia Otobelli
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário