Geral

Oportunidade na cozinha durante o isolamento social

Desenvolver habilidades gastronômicas está sendo uma das atividades durante a Covid-19

Durante o isolamento social, muitas pessoas viram a necessidade de aprender a cozinhar ou tornar suas habilidades ainda melhores para poder gerar uma renda extra. Além disso, cozinhar e aprender receitas novas são uma saída para preencher o tédio de estar dentro de casa.

O Chef florense Fredi Fontana, 34 anos, que há mais de 10 anos atua no ramo da gastronomia profissionalmente e promove cursos de culinária, enfatiza que com a população mais em casa e muitos restaurantes fechados houve um incentivo para as pessoas se dedicarem às panelas. “Vejo que as pessoas têm se dedicado a procurar ingredientes para cozinhar coisas diferentes e a internet está nos auxiliando muito nesta questão de promover o contato com a gastronomia através de lives e vídeo aulas”, enfatiza Fontana, que também aderiu a lives em seu Instagram, @cheffredifontana, para ter uma relação próxima com seus alunos e colegas da área.

O arquiteto e urbanista Jésun Rigotto Carpeggiani, 39 anos, é uma das muitas pessoas que começaram a assistir as lives de Fontana e se arriscar na cozinha. “Nesse período de pandemia, como temos que ficar mais em casa, comecei a olhar lives para aprender e aprimorar os poucos dotes culinários que tenho. Assim vou aprendendo coisas novas e fazendo novas receitas”, declara. Num futuro muito próximo, Carpeggiani pretende realizar cursos presencialmente. “Eu já havia pensado em fazer antes, mas como surgiu esse tempo e muitos restaurantes ficaram fechados, vi uma oportunidade”, conta.

O chef declara que a iniciativa dos vídeos está gerando muitos retornos positivos. “Até me surpreendo. Às vezes vou ao supermercado e encontro pessoas que estão acompanhando as lives e elas me falam que as receitas estão auxiliando nas reuniões familiares”, declara.

Para quem nunca se arriscou na cozinha, Fontana dá dicas. “É importante seguir uma lógica de sabor para não correr o risco de colocar muitos ingredientes e perder o sabor da comida. É preciso ter harmonia. O menos é mais na cozinha também”, destaca. Mas é importante salientar que errar nas primeiras vezes é normal.

 

Cursos e lives

Nesse momento, aulas online é uma ótima opção para quem deseja investir no aprendizado e elaborar os mais variados pratos.

A Escola de Gastronomia Sal a Gosto, de Caxias do Sul, também se reinventou e está atuando com aulas onlines. São diversos cursos por apenas R$ 29. A Escola de Gastronomia da UCS também está divulgando receitas em suas redes sociais. Todos os dias, um chef da escola divulga uma opção gastronômica para poder fazer em casa. As receitas podem ser acessadas através da página do Facebook @gastronomiaucs.

Já para quem precisa de um pouco de inspiração, a chef Rita Lobo, do site Panelinha e do programa Cozinha Prática (GNT), está fazendo lives em seu perfil no Instagram com receitas e dicas de alimentação saudável.

 

Uma renda a mais

Outra opção para quem se dedica à culinária é tornar dela uma fonte de renda a mais. Em tempos de pandemia, a família de Paulo dos Santos, 57 anos, e Silvana Damiani dos Santos, 56 anos, começou a fazer e vender pães e bolos.

O casal, que trabalha há oito anos na área de confecção, com venda de roupas a domicilio, declara que em meio à pandemia o setor parou e precisaram se reinventar. Devido à necessidade, pensaram na área da culinária.

Silvana, que já fazia alguns bolos em casa, se dedicou ainda mais. “É o estilo do bolo da vovó, caseiro e bem gostoso”. Já Paulo é o especialista dos pães, que herdou a receita da mãe. Juntos abriram a empresa Mangiare, que uniu a experiência das vendas a domicilio com a fabricação caseira de pães e bolos. “Este momento em que estamos vivendo está sendo de aprendizado, cuidado, reavaliação de atitudes, valores e reflexão também. Está sendo um momento de adaptação, principalmente no mercado de trabalho. Então temos que achar oportunidades de crescimento em meio a dificuldades”, enfatiza Santos.

O produto diferenciado, com a ajuda dos filhos, Murilo e Monique, ganhou as redes sociais há menos de dois meses e já está fazendo sucesso. “Entregamos aqui em Flores, Caxias do Sul, Farroupilha e o pessoal aprovou. É só elogios. Tratamos todos com muito carinho e dedicação. Precisamos ser atencioso e ter tempo para o cliente. O atendimento faz a diferença”, declaram.

E a família está cheia de pedidos. “Nosso foco é o atendimento direto a domicilio. Isso não vamos mudar. Agora, vamos agregar a culinária às confecções, que vão ter continuidade assim que as coisas melhorarem”, finalizam.

O chef Fredi Fontana. - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário