Geral

Operação Papai Noel é lançada para evitar crimes

Ação indica condutas preventivas para lojistas e clientes durante as compras de final de ano e anuncia aumento do policiamento

A Brigada Militar (BM) de Flores da Cunha, em parceria com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), lançou na manhã de 27 de novembro a Operação Papai Noel 2015. Realizada há anos, a ação indica condutas preventivas para lojistas e clientes durante as compras de final de ano. O ato de lançamento ocorreu também nos seis municípios de abrangência da 2ª Companhia, Antônio Prado, Ipê, Nova Pádua, Nova Roma do Sul, São Marcos, além de Flores da Cunha.

No encontro o capitão Ângelo Márcio Ferraz apresentou as ações que serão desenvolvidas durante este mês. Entre elas, o reforço policial nas ruas a pé e em viaturas, operações de abordagens em pontos estratégicos, além de manter o policiamento ostensivo no interior do município. A operação vai até o dia 31 de dezembro.


Dicas de segurança

- Jamais utilize o aparelho celular, seja para ligações, torpedos ou acessar as redes sociais, enquanto estiver caminhando. Se não puder entrar em uma loja, pare, se encoste em uma parede e fique atento ao movimento. O celular está entre os objetos mais furtados.

- Tenha cuidado especial ao sair e entrar em agências bancárias e lojas.

- Tente não deixar todas as compras para o mesmo dia. Pessoas com muitas sacolas chamam mais atenção.

- Os homens devem evitar de levar a carteira nos bolsos de trás da calça. Também não é aconselhável abri-la ou manusear dinheiro na rua.

- Se possível, não vá às compras desacompanhado. A dica é fundamental para os idosos, mais vulneráveis no caso de uma abordagem.

- Bolsa e mochilas devem ser carregadas na parte da frente, e nunca atrás.

- Evite carregar vários cartões de crédito e grande volume de dinheiro na carteira. O ideal é levar apenas um cartão, que é muito mais seguro.

- Nunca ande com bolsa virada para trás. Segure-a de forma firme entre o braço e a parte da frente do corpo, mantendo a mão sobre o fecho.

- Idosos são alvos fáceis para os bandidos, pois possuem menos reflexo. Por isso, o melhor é que estejam acompanhados durante as compras. Idosos devem ser alertados também sobre o “conto do vigário” (bilhete premiado, etc), praticado por golpistas nas ruas.

- Ao perceber qualquer movimentação suspeita dentro de algum comércio, banco etc, avise o segurança do estabelecimento ou o gerente. Na dúvida, informe a Brigada Militar pelo telefone 190.

- Ao fazer o pagamento das suas compras no caixa, evite deixar à mostra os valores que carrega, bem como os cartões de crédito.

- Se for necessário retirar dinheiro no banco, procure estar acompanhado. Faça a retirada discretamente e certifique-se de que ninguém esteja observando ou seguindo após a saída do banco.

Fonte: Brigada Militar.

Capitão Ângelo Márcio Ferraz com o presidente do Legislativo, Luiz Antônio dos Santos; o presidente da CDL, Marcio Rech; o presidente do Consepro, Itamar Brusamarello; representantes dos comerciantes e PMs. - Antonio Coloda
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário