Onda de calor extremo pode provocar recordes no Rio Grande do Sul
Temperaturas devem chegar aos 40°C
O Rio Grande do Sul deve se preparar para uma semana de muito sol e calor intenso. A atuação de um bloqueio atmosférico vai impedir que novas frentes frias avancem pelo estado. Além disso, o estado vai enfrentar uma onda de calor, com vários dias consecutivos. No interior, as temperaturas ficarão até acima dos 40°C.
Bloqueio atmosférico
O que costuma trazer um refresco do calor no verão é a passagem de frentes frias com suas massas polares. Porém, nesta semana, com a atuação de um bloqueio atmosférico, a tendência é que as frentes frias fiquem bloqueadas de avançar pelo estado. Na terça-feira, dia 11, uma frente fria até se aproxima, na altura do Uruguai, mas logo é desviada para alto-mar.
A Climatempo alerta para vários dias consecutivos com predomínio de sol. Principalmente a partir de quarta, dia 12, o vento vai soprar predominantemente do quadrante norte, fazendo com que as temperaturas subam com mais facilidade no estado.
O calor ficará acima do normal por vários dias seguidos. No interior gaúcho, as temperaturas vão ficar na casa dos 40°C, até se aproximando de 42/43°C em alguns municípios. Esse calor intenso tende a predominar até o próximo fim de semana.
Vento
Atenção com o vento! Não há expectativa para ventos intensos que provoquem danos no Rio Grande do Sul, mas ao longo da semana há expectativa para rajadas de vento no de até 50km/h.
Recordes
Com o calor intenso, há possibilidade de novos recordes pelo Rio Grande do Sul. A capital ainda não deve chegar na marca dos 40°C. A temperatura tende a ficar em torno dos 37°C na sexta-feira, dia 14. O recorde absoluto de calor em Porto Alegre, até o momento, é de 40,6°C no dia 6 de fevereiro de 2014.
0 Comentários