Geral

Obrigado, você faz a diferença

Conheça as 12 personalidades e entidades que serão homenageadas com o Troféu Grazie

A quarta edição do Troféu Grazie teve suas personalidades e entidades definidas na terça-feira, dia 31. A atividade faz parte das comemorações dos 35 anos do Jornal O Florense e tem como objetivo homenagear e agradecer publicamente as personalidades ou entidades que se destacam, na memória da população, por sua atuação e participação, atual ou passada, no desenvolvimento de Flores da Cunha e Nova Pádua, em qualquer área de atuação.
A comunidade pôde votar, através de formulário eletrônico, até a última segunda-feira, dia 30. Mais de 350 indicações foram apuradas por cinco pessoas que formaram uma comissão – Nata Francisconi, representando o Departamento de Cultura; Elci Salvador, representando o Leo Clube; Eduardo Salvador, representando o Rotary Club; Jásser Panizzon, representando a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL); e Eduardo Sgarioni, representando o Centro Empresarial de Flores da Cunha. 
Os escolhidos foram: Alberto Walter de Oliveira, Claudino Caetano Muraro (in memorian), Fátima Caldart Galiotto; Faustino Bisinella; Ivo Gasparin, Maria Boz, Maurício Pauletti e Remo Coloda (in memorian). Como entidades, receberão o troféu: Associação dos Produtores de Arte e Cultura de Flores da Cunha (APAC), Associação dos Amigos de Otávio Rocha, Hospital Beneficente Nossa Senhora de Fátima e União Pela Vida Animal (UPEVA).
A entrega do troféu Grazie ocorre na próxima sexta-feira, dia 10, no Casarão dos Veronese com número reduzido de pessoas devido às normas da Covid-19. O evento será transmitido ao vivo pelo Facebook do Jornal O Florense (@oflorense), a partir das 20h. Os agraciados terão suas biografias e as principais realizações publicadas em um caderno especial, que será veiculado no dia 17 de setembro. 
Instituída em 2001, a distinção foi criada para agradecer às pessoas que contribuem, ou contribuíram, para o desenvolvimento dos florenses e paduenses. Em sua primeira edição, foram 14 agraciados, entre personalidades, entidades e instituições; em 2011, nos 25 anos do jornal, foram 11 homenageados. Já a 3ª edição do Troféu Grazie homenageou sete personalidades e três entidades. 
A 4ª edição do Troféu tem o patrocínio de Contadi, CDL Flores da Cunha, Olimóveis e Forma Legno. 

Os agraciados 

Alberto Walter de Oliveira: Teve sua trajetória voltada à política e à economia. Foi vereador, prefeito, atuou junto ao Governo do Estado, foi secretário estadual, deputado estadual e Chefe da Casa Civil. Como empreendedor fundou a Olimóveis Urbanismo, onde atua como diretor geral. 

Claudino Caetano Muraro (in memorian): Odontólogo, chegou em Flores da Cunha no ano de 1964. Foi professor, atuou no Lions, na APAE e presidiu a Festa Nacional da Vindima. Foi um dos fundadores do jornal O Vindimeiro e do Museu e Arquivo Histórico, além de ser eleito vereador e incentivador do turismo. 

Fátima Caldart Galiotto: Professora aposentada, tem um papel fundamental na salvaguarda da cultura da imigração italiana e no apoio à comunidade. 

Faustino Bisinella: De Nova Pádua e com 94 anos, Bisinella faz muito pela comunidade. Ingressou na Banda Santa Cecília aos 14 anos de idade, quando começou a tocar trompa, instrumento de sopro. Ele dedicou 62 anos de sua vida em prol da Banda. 

Ivo Gasparin: Voltado para a preservação da cultura do Talian, através de músicas e programas de rádio, Gasparin também é professor aposentado, músico, compositor e escritor. Compôs o hino de Flores da cunha, entre outras canções. 

Maria Boz: Do Travessão Alfredo Chaves, Maria é conhecida como “Rangia Ossi”, arrumando, há mais de 60 anos, pés e mãos destroncadas. 

Maurício Pauletti: Ex-vereador, se dedicou em prol da cultura do Talian em Flores da Cunha e foi fundador, redator e editor do jornal O Vindimeiro. 

Remo Coloda (in memorian): Conhecido como Papai Noel, alegrou os natais de muitos florenses em seu trenó. Coloda foi vítima da Covid-19.

Associação dos Produtores de Arte e Cultura de Flores da Cunha (APAC): Atuante no município na área cultural, a entidade busca a união dos artistas florenses e a conscientização da comunidade do valor da arte e da cultura. 

Associação dos Amigos de Otávio Rocha: Instituição que contribui com o desenvolvimento do distrito de Otávio Rocha e está à frente de diversas reivindicações e projetos, além de trabalhos e promoções voltadas ao desenvolvimento comunitário. 

Hospital Beneficente Nossa Senhora de Fátima: Em 65 anos de existência, o Hospital sempre primou pela excelência nos serviços de saúde prestados à comunidade de Flores da Cunha e região. 

União Pela Vida Animal (UPEVA): Entidade que realiza um trabalho voluntário com os animais vulneráveis do município, auxiliando no resgate e no processo de doação.

Comissão de escolha: Eduardo Salvador, presidente do Ratary Club; Jásser Panizzon, presidente da CDL Flores da Cunha; Nata Francisconi, diretora do Departamento de Cultura; Elci Salvador, presidente do Lions Clube; e Eduardo Sgarioni, diretor do  Centro Empresarial de Flores da Cunha.  - Gabriela Fiorio
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário