Obras na ERS-122 avançam para Antônio Prado
Recuperação total da via será concluída com a aplicação de uma nova camada de cinco centímetros de asfalto
A previsão é que na próxima semana tenha início o trabalho de fresagem do asfalto entre Flores da Cunha e Antônio Prado. As obras devem partir pouco depois do posto de pedágio e seguir em direção à cidade vizinha. Há cerca de dois meses o consórcio CPDC Rodovias (composto pelas empresas Concresul Britagem, Pavia Brasil Pavimentos e Vias, Dalfovo Construtora e CSA Comercial Serrana de Asfalto) trabalha recuperando a ERS-122 no trecho que liga Caxias do Sul a Flores.
Com esta nova equipe, serão três grupos atuando na rodovia. Dois deles estão trabalhando: um no sentido Caxias-Flores, até próximo do trevão de acesso, trecho iniciado e concluído, incluindo a pintura do asfalto, entre o Km 81,4, no trevo, até o Km 83, no acesso à Linha 40. Outra equipe está trabalhando da empresa Eaton até o posto de pedágio florense.
O engenheiro e diretor da CSA, Ivan Bonet, explica que após a retirada do asfaltamento antigo (fresagem) de cada trecho crítico, é colocada uma camada de asfalto, porém, o trabalho será concluído com uma camada final de 5 centímetros de espessura, que será aplicada integralmente entre Caxias e Antônio Prado. Sobre a duração do trabalho, Bonet acredita que os 16 meses restantes do prazo imposto pelo Estado serão suficientes para entregar a estrada renovada. O valor do contrato é de R$ 20,1 milhões.
A sinalização não é responsabilidade do consórcio e está sendo administrada pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), contudo, Bonet adianta que o que já existe, como os ‘olhos de gato‘ em alguns trechos, serão retirados para a aplicação da camada final. “Essa é uma sinalização provisória, não tem condições de deixar uma pista como esta sem sinalização”, diz.
O engenheiro da EGR Luís Fernando Vanacor explica que o governo optou por investir na sinalização mesmo que seja retirada para a aplicação da camada final de asfalto, em função do grande número de acidentes que ocorrem em vários pontos críticos da estrada. No Km 107, por exemplo, conhecido pela sequência de curvas na descida da Serra do Rio das Antas, nos próximos dias deve ser ampliada a sinalização de alerta sobre o perigo do trecho, com pinturas no asfalto.
Se tudo ocorrer sem interrupções e no ritmo desejado, Vanacor estima que em setembro tenha início a aplicação da camada final de asfalto. Após virá a sinalização. Desde que a reforma começou a avançar é possível perceber na pista que os pontos de ultrapassagem foram substituídos por indicações de pista contínua. “Talvez na urgência de não deixar este trecho sem sinalização pode ter havido um exagero”, responde o engenheiro.
Vanacor explica que ainda não há definições sobre esta questão, que deve ser melhor estudada ao longo das obras. Na próxima etapa do trabalho, de aplicação da camada final, explica, será possível interagir com as prefeituras, o que não ocorreu antes em função da urgência em restaurar pontos críticos. De acordo com ele, neste diálogo há possibilidade de definir horários de trabalho que não interfiram tanto no trânsito, em momento de menor fluxo de veículos, por exemplo. Ele lembra que a segunda etapa será feita em menos tempo, já que não será necessária a fresagem, que é um processo lento.
Prefeito florense pede melhorias na VRS-814
O prefeito Lídio Scortegagna (PMDB) aproveitou a vinda do governador Tarso Genro (PT) a Flores da Cunha, no dia 10, para reivindicar melhorias na VRS-814. No ofício entregue a Tarso, Lídio frisa que a repavimentação da vicinal que liga o município a Nova Pádua têm importância fundamental para a região. Segundo ele, reparos são necessários para não comprometer sua estrutura, evitar perdas dos setores produtivos que usam a via para escoar seus produtos e para a segurança da comunidade.
Conforme o prefeito, que seguiu para Farroupilha no carro do governador, após passagem por Flores, as reivindicações foram acolhidas com interesse. “Como se trata de um trecho de 12 quilômetros, o investimento é baixo, mas muito significativo para a região”, destacou Lídio. Tarso concordou com a importância da restauração e pediu para que seja estabelecido um prazo para prestar informações ao prefeito e para incluir a demanda na lista de obras prioritárias do governo estadual.
Em entrevista no Km 93 da ERS-122, Tarso ressaltou a importância da Serra Gaúcha como polo agrícola, vitivinícola e metalmecânico. Conforme ele, o governo deve proporcionar todas as condições para que essa região possa impulsionar o crescimento do Estado. “Esse polo de desenvolvimento é responsável por grande parte do crescimento industrial do Estado. Então, nós temos que ter uma preocupação especial, estar em contato permanente com os prefeitos e com os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) para fornecermos os insumos necessários para que assim continue”, frisou.
Lídio também convidou o governador para participar das comemorações dos 90 anos de emancipação política de Flores da Cunha, que começam sábado, dia 17, data oficial da emancipação. Além disso, agradeceu pelas obras realizadas na cidade: “Não viemos aqui só pedir. É importante reconhecer que outras demandas do município foram atendidas, principalmente nas áreas da saúde, segurança e desenvolvimento rural”. Em Farroupilha Lídio acompanhou o anúncio de participação do Estado no projeto de recuperação do Hospital Beneficente São Carlos.
ERS-122
Tarso esteve em Flores da Cunha para vistoriar as obras da ERS-122, que receberá investimentos de R$ 126,8 milhões do Programa de Conservação, Recuperação e Manutenção da Serra (Crema Serra). O governador observou que após resolver uma série de impasses contratuais a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) está em franca operação. “Nós destravamos vários contratos, superamos uma série de obstáculos e, agora, essa Serra nunca teve tanta obra e tanto asfalto”, comemorou.
Tarso ressaltou ainda que está sendo implementado, por meio do Conselho Comunitário das Regiões das Rodovias Pedagiadas (Corepe) um controle público sobre as obras e sobre a EGR. “É um controle da sociedade sobre a própria empresa e o que eles estão propondo (Corepe) é uma nova forma de parceria público-sociedade, que está em andamento. Nós temos que aproveitar as contribuições que eles estão dando para refinar e melhorar o trabalho”, evidenciou.
A recuperação da ERS-122, entre Caxias do Sul e Antônio Prado, compreende fresagem (nivelamento da pista) e recapeamento (aplicação de nova camada de asfalto) entre os Kms 81,4 e 104. Há ainda a aplicação do microrrevestimento asfáltico entre os Kms 104 e 127. O tempo total da obra foi definido em 18 meses.
Com esta nova equipe, serão três grupos atuando na rodovia. Dois deles estão trabalhando: um no sentido Caxias-Flores, até próximo do trevão de acesso, trecho iniciado e concluído, incluindo a pintura do asfalto, entre o Km 81,4, no trevo, até o Km 83, no acesso à Linha 40. Outra equipe está trabalhando da empresa Eaton até o posto de pedágio florense.
O engenheiro e diretor da CSA, Ivan Bonet, explica que após a retirada do asfaltamento antigo (fresagem) de cada trecho crítico, é colocada uma camada de asfalto, porém, o trabalho será concluído com uma camada final de 5 centímetros de espessura, que será aplicada integralmente entre Caxias e Antônio Prado. Sobre a duração do trabalho, Bonet acredita que os 16 meses restantes do prazo imposto pelo Estado serão suficientes para entregar a estrada renovada. O valor do contrato é de R$ 20,1 milhões.
A sinalização não é responsabilidade do consórcio e está sendo administrada pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), contudo, Bonet adianta que o que já existe, como os ‘olhos de gato‘ em alguns trechos, serão retirados para a aplicação da camada final. “Essa é uma sinalização provisória, não tem condições de deixar uma pista como esta sem sinalização”, diz.
O engenheiro da EGR Luís Fernando Vanacor explica que o governo optou por investir na sinalização mesmo que seja retirada para a aplicação da camada final de asfalto, em função do grande número de acidentes que ocorrem em vários pontos críticos da estrada. No Km 107, por exemplo, conhecido pela sequência de curvas na descida da Serra do Rio das Antas, nos próximos dias deve ser ampliada a sinalização de alerta sobre o perigo do trecho, com pinturas no asfalto.
Se tudo ocorrer sem interrupções e no ritmo desejado, Vanacor estima que em setembro tenha início a aplicação da camada final de asfalto. Após virá a sinalização. Desde que a reforma começou a avançar é possível perceber na pista que os pontos de ultrapassagem foram substituídos por indicações de pista contínua. “Talvez na urgência de não deixar este trecho sem sinalização pode ter havido um exagero”, responde o engenheiro.
Vanacor explica que ainda não há definições sobre esta questão, que deve ser melhor estudada ao longo das obras. Na próxima etapa do trabalho, de aplicação da camada final, explica, será possível interagir com as prefeituras, o que não ocorreu antes em função da urgência em restaurar pontos críticos. De acordo com ele, neste diálogo há possibilidade de definir horários de trabalho que não interfiram tanto no trânsito, em momento de menor fluxo de veículos, por exemplo. Ele lembra que a segunda etapa será feita em menos tempo, já que não será necessária a fresagem, que é um processo lento.
Prefeito florense pede melhorias na VRS-814
O prefeito Lídio Scortegagna (PMDB) aproveitou a vinda do governador Tarso Genro (PT) a Flores da Cunha, no dia 10, para reivindicar melhorias na VRS-814. No ofício entregue a Tarso, Lídio frisa que a repavimentação da vicinal que liga o município a Nova Pádua têm importância fundamental para a região. Segundo ele, reparos são necessários para não comprometer sua estrutura, evitar perdas dos setores produtivos que usam a via para escoar seus produtos e para a segurança da comunidade.
Conforme o prefeito, que seguiu para Farroupilha no carro do governador, após passagem por Flores, as reivindicações foram acolhidas com interesse. “Como se trata de um trecho de 12 quilômetros, o investimento é baixo, mas muito significativo para a região”, destacou Lídio. Tarso concordou com a importância da restauração e pediu para que seja estabelecido um prazo para prestar informações ao prefeito e para incluir a demanda na lista de obras prioritárias do governo estadual.
Em entrevista no Km 93 da ERS-122, Tarso ressaltou a importância da Serra Gaúcha como polo agrícola, vitivinícola e metalmecânico. Conforme ele, o governo deve proporcionar todas as condições para que essa região possa impulsionar o crescimento do Estado. “Esse polo de desenvolvimento é responsável por grande parte do crescimento industrial do Estado. Então, nós temos que ter uma preocupação especial, estar em contato permanente com os prefeitos e com os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) para fornecermos os insumos necessários para que assim continue”, frisou.
Lídio também convidou o governador para participar das comemorações dos 90 anos de emancipação política de Flores da Cunha, que começam sábado, dia 17, data oficial da emancipação. Além disso, agradeceu pelas obras realizadas na cidade: “Não viemos aqui só pedir. É importante reconhecer que outras demandas do município foram atendidas, principalmente nas áreas da saúde, segurança e desenvolvimento rural”. Em Farroupilha Lídio acompanhou o anúncio de participação do Estado no projeto de recuperação do Hospital Beneficente São Carlos.
ERS-122
Tarso esteve em Flores da Cunha para vistoriar as obras da ERS-122, que receberá investimentos de R$ 126,8 milhões do Programa de Conservação, Recuperação e Manutenção da Serra (Crema Serra). O governador observou que após resolver uma série de impasses contratuais a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) está em franca operação. “Nós destravamos vários contratos, superamos uma série de obstáculos e, agora, essa Serra nunca teve tanta obra e tanto asfalto”, comemorou.
Tarso ressaltou ainda que está sendo implementado, por meio do Conselho Comunitário das Regiões das Rodovias Pedagiadas (Corepe) um controle público sobre as obras e sobre a EGR. “É um controle da sociedade sobre a própria empresa e o que eles estão propondo (Corepe) é uma nova forma de parceria público-sociedade, que está em andamento. Nós temos que aproveitar as contribuições que eles estão dando para refinar e melhorar o trabalho”, evidenciou.
A recuperação da ERS-122, entre Caxias do Sul e Antônio Prado, compreende fresagem (nivelamento da pista) e recapeamento (aplicação de nova camada de asfalto) entre os Kms 81,4 e 104. Há ainda a aplicação do microrrevestimento asfáltico entre os Kms 104 e 127. O tempo total da obra foi definido em 18 meses.
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