Geral

Obras impressionistas em exposição no Fiório

Artista plástica Luiza Matilde Fedrizzi apresenta suas telas no Hotel Fiório

O Impressionismo foi um movimento artístico que surgiu na pintura europeia do século XIX. Fazia oposição aos preceitos desenhados pelo Realismo. O estilo buscava por elementos fundamentais de cada arte e levou os pintores a pesquisar a produção pictórica não mais baseada em temáticas nobres ou no retrato fiel da realidade, mas sim no ver o quadro como obra em si mesma. É justamente nesse estilo que está enquadrada as obras da artista plástica Luiza Matilde Mascarello Fedrizzi, que estão expostas no salão do Hotel Fiório. Natural de Flores da Cunha, mas residindo há mais de 50 anos em Caxias do Sul, a artista apresenta 17 quadros em acrílico sobre tela. A exposição reúne pinturas que abordam desde flores, natureza morta, casarios até temas relacionados à imigração italiana. A mostra de telas pode ser visitada durante o horário de funcionamento do Hotel Fiório.

Professora aposentada, a artista pinta oficialmente desde 1993, quando passou a frequentar cursos com pintores renomados. Montou um atelier em sua casa e passou a se dedicar à paixão que vinha desde a infância. "Tinha um gosto pela pintura desde criança e já pintava em porcelana e em tecido", conta Luiza Matilde. Entre as preferências delas, estão as pinturas de flores, seguidas pelos casarios medievais. Atualmente ela se dedica à pintura de mulheres. "A figura humana é a mais difícil, mas agora estou começando a pintar", diz ela que complementa "Toda a minha obra é impressionista. É um estilo mais solto e estilizado".

Luiza Matilde já realizou mostras individuais em Flores, Caxias do Sul, São Marcos, Antônio Prado, Bento Gonçalves e São Francisco de Paula. Nas exposições coletivas, além de cidades brasileiras, a artista expôs na Itália, na Bélgica e em Portugal. Já foi premiada no Salão de Artes Plásticas dos Vinhedos UCS/Carvi e no Salão Internacional do Proyecto Cultural Sur/Brasil, em Bento Gonçalves. Tem obras em acervos particulares na Argentina, Alemanha, Itália, França, Irlanda, Emirados Árabes, Canadá, Espanha, Estados Unidos e em diversas cidades da Serra e do Brasil.

Abaixo as telas:
- Tela mulher bordando filé. A artista se inspirou na lembrança de dona Edília Fiório que confeccionava filé.
- Flores.
- Natureza morta.
- Instrumentos da imigração como o tacho e o chiaretto.


A artista Luiza Matilde Fedrizzi junto a sua obra. - Danúbia Otobelli
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário