Geral

Obra retrata a Caxias Centenária

Livro tem capítulo sobre a emancipação de Flores

No próximo dia 8 de dezembro será lançado o livro Caxias Centenária, no prédio da Viação Férrea, em Caxias do Sul. O lançamento tem início a partir das 19h. Organizado pelos historiadores Loraine Slomp Giron e Roberto R. F. do Nascimento, o livro integra a programação comemorativa dos 100 anos da chegada do trem e da elevação de Caxias do Sul à categoria de cidade e aos 135 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. Escrito por diversos pesquisadores, a obra retrata temáticas sobre a cidade de Caxias do Sul como as temáticas política, econômica e urbanística. Enfoca ainda os municípios emancipados do seu território, como Flores da Cunha, Farroupilha e São Marcos. Para historicizar os fatos e as conquistas da emancipação política de Nova Trento (mais tarde Flores da Cunha) o escritor e pesquisador Floriano Molon foi convidado a escrever sobre o assunto.

A obra tem artigos escritos pelos pesquisadores: doutora em História, Luiz Horn Iotti; doutor em Arquitetura e Urbanismo, Günter Weimer; doutorando em História, Roberto do Nascimento; os arquitetos e urbanistas Juarez Marchioro e Nelson Vázquez; doutora em História, Vânia Herédia; doutoranda em História Marcia Stormowski; o mestre em História Ramon Tisott; o economista Luiz Antônio Alves; a doutoranda em História Carla Renata Gomes; o advogado Carlos Cesar Gomes; e a doutora em Ciências Socias Loraine Slomp Giron.

O livro é uma publicação da Editora da Universidade de Caxias do Sul e conta com o apoio da Prefeitura e da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, e da empresa Rodobrás.



 - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário