O raio-x de Flores da Cunha: Perfil Socioeconômico chega a sua 16ª edição
Edição 2024 da série histórica destaca o crescimento de 190% do PIB florense em 10 anos
O desenvolvimento de Flores da Cunha acessível a qualquer interessado. Há 16 anos, o Perfil Socioeconômico atualiza as informações nas áreas econômica, social, política e educacional da Terra do Galo. A edição 2024 foi lançada nesta terça-feira (26), em evento no Centro Empresarial.
Há 16 edições, a publicação apresenta uma radiografia da trajetória social, educacional, empresarial e suas modificações ano a ano. Pela série histórica, é possível visualizar os impactos de cada setor, a geração de empregos, os índices demográficos, entre tantos outros índices. Uma fonte de pesquisa para empresários, alunos, Poder Público, entidades e comunidades.
— O Perfil Socioeconômico é uma referência para que os munícipes o utilizem como fonte de pesquisa e conhecimento de nosso município. A nossa especialidade não tem sido a análise, tem sido coletar os dados. As análises cada um de nós pode fazer, desenvolver e ver como que está o nosso setor — destacou Carlos Raimundo Paviani, diretor da Editora Novo Ciclo e do jornal O Florense.
Tendo como base o ano de 2023, a edição atualiza os números de Flores da Cunha e busca facilitar o entendimento da comunidade, bem como, mostrar de onde viemos, como estamos e para onde queremos ir. Neste ano, um dos destaques foi o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). Nos últimos 10 anos, o PIB municipal cresceu 190,7%.
— O crescimento do PIB está relacionado com a ascensão de uma economia. Quanto maior o PIB, maior é a renda de um determinado lugar, portanto, por vezes, o PIB está relacionado com a qualidade de vida de um local — escreveu, na obra, a jornalista e historiadora Danúbia Otobelli.
Lançamento
O lançamento contou com as presenças de diversas autoridades, entidades e patrocinadores, que destacaram a importância do registro histórico.
— É um documento muito importante para nossa cidade, para o meio empresarial e para as pessoas. Existem muitos dados e muitas formas de interpretação. Cabe a nós, agora, pegar esse material e interpretar — comentou Elias Biondo, vice-presidente do Centro Empresarial.
— O Perfil Socioeconômico serve tanto para pesquisa, como para avaliarmos, também, a situação do município. Até, talvez, que rumo seguir. Sabemos que já foi bem mais representativa a agricultura no PIB do município. Mas, não é porque a agricultura encolheu. A agricultura continua forte e pujante. É que nós tivemos o crescimento de outros segmentos que estão cada vez mais fortes — destacou Ricardo Pagno, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores e Nova Pádua.
— É bom ver o crescimento de Flores da Cunha (nas páginas do Perfil). E do empresário que investe, que não saiu do município, às vezes, sendo atraído por incentivos fiscais.Esses dados mostram a evolução constante que temos em Flores da Cunha — destacou o vereador Ademir Barp.
— (Nesta terça-feira,) o prefeito César Ulian esteve na Assembleia Legislativa, recebendo a homenagem do município pelos seus 100 anos. Uma história construída por todos nós. E hoje a gente consegue ter um material desse de tanta qualidade, tanta relevância e tanto significado para nós — ressaltou o secretário de Governo, César Conz.
0 Comentários