Geral

O mundo do faz-de-conta

No domingo, dia 18, é tempo de celebrar a literatura infantil

Universos fantásticos, duendes, fadas, monstros, bruxas. A literatura infantil leva as crianças a lugares nunca antes explorados, que ajudam a construir o imaginário dos pequenos e ensinam lições que os acompanharão pelo resto de suas vidas. 
Entre os primeiros desses reinos encantados, está a Ilha Brasil, terra da mitologia irlandesa onde gregos e fenícios viviam afortunadamente. A lenda fez tanto sucesso que a ilha fantasma foi anexada a vários mapas reais, sendo procurada na época das grandes navegações.
O nome da ilha não tem ligação com o do país, mas isso não quer dizer que aqui não nasçam grandes fantasias. Em homenagem ao aniversário do criador de várias delas, Monteiro Lobato, que povoou o imaginário dos brasileiros com sacis, viscondes e cucas, no domingo, dia 18,  se comemora o Dia Nacional do Livro Infantil.
Por isso, o Jornal O Florense separou três grandes clássicos da literatura infantil para adultos e crianças. Porque, nesses tempos difíceis, é bom recorrer à principal lição dos contos de fadas, como lembra o escritor G.K. Chesterton: “Os contos de fadas são a pura verdade: não porque nos contam que os dragões existem, mas porque nos contam que eles podem ser vencidos”. 

Alice no País das Maravilhas

Por sugestão de um amigo escritor, o autor Lewis Carroll – pseudônimo de Charles Lutwidge Dodgson – publicou o livro sem especificar se era para adultos ou crianças. A conhecida história da menina Alice, que cai em uma toca de coelho e é transportada para um lugar fantástico, com animais e objetos que falam, encanta os pequenos pela trama, os grandes por seu jogo de palavras e a todos por ensinamentos que seguem atuais mesmo 150 anos após seu lançamento.    

 

Reinações de Narizinho

A locomotiva do comboio da saga do Picapau Amarelo reúne onze aventuras vividas pelo pessoal do Sítio: Narizinho, Pedrinho, Emília, Dona Benta, Tia Nastácia, Visconde de Sabugosa, Rabicó, entre outros. A simplicidade da narrativa de Monteiro Lobato fascina crianças e adultos até os dias de hoje, nesse misto de realidade e fantasia que traz à cena figuras clássicas da literatura infantil mundial, como Cinderela, Branca de Neve e o Gato Félix. 

 

O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa

Início de uma das maiores sagas fantásticas de todos os tempos: As Crônicas de Nárnia, protagonizada pelos irmãos Pedro, Suzana, Edmundo e Lúcia. Eles são obrigados a se mudar para a casa de um professor no campo, fugindo de Londres e dos bombardeios durante a Grande Guerra. Em um armário, descobrem a porta para o mundo de Nárnia, governado pela terrível Feiticeira Branca, a quem os irmãos terão de combater para libertar os narnianos. 

 - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário