Geral

O momento sublime da corte

Rainha Elisa Giani Toigo e as princesas Ariane Schiavenin e Duana Nesello serão coroadas hoje à noite

É grande a expectativa para o baile de coroação das soberanas da Festa Nacional da Vindima 2011, que acontece hoje, dia3, a partir das 22h30min, no Clube Independente. Em uma cerimônia que promete ser um grande espetáculo, a rainha Elisa Giani Toigo e as princesas, Ariane Schiavenin e Duana Nesello, receberão as coroas de suas antecessoras Fabiane Veadrigo, Fernanda Longhi e Nicole Montanari.

As coroas, feitas em metal e folheadas a ouro 18 quilates, são adornadas com pedrarias Swarovski. O design enaltece a celebração da colheita com a estilização de cachos de uvas e taça de vinho. A coroa da rainha pesa 80 gramas e as das princesas 50 gramas.

Durante o baile, as soberanas também estarão apresentando seus trajes oficiais.
O baile será animado pelo Conjunto Cassino di Santa Cruz. Os Ingressos custam R$ 25 por pessoa e podem ser adquiridos junto a Secretaria de Turismo (até às 15h) ou no Clube Independente (até às 19h). Informações pelos telefones (54) 3292.1722 – Ramal 217 ou 3292.1959. O traje para o evento é social.

O vestido oficial
Na tarde desta quinta-feira, dia 2, as soberanas visitaram o atelier da costureira florense Zelinda Paviani Muraro para verificar os últimos detalhes de seus vestidos. Elas aprovaram o trabalho realizado pela costureira. “Superou as minhas expectativas. Está ficando mais bonito do que eu esperava”, afirma a rainha Elisa, que terá um vestido em três diferentes tons de lilás, com aplicações de rendas na cor cru, gregas e fitas douradas. A princesa Ariane Schiavenin também aprovou as cores de seu vestido. A peça será em tons de rosa cereja. “Acredito que ficará muito bonito, pois as cores são harmoniosas. Mas estou na expectativa”, revela. A outra princesa, Duana Nesello, exibirá um traje verde, em diferentes nuances. “O vestido ficará bonito. A coroa também é muito linda. Os dois formarão um conjunto muito harmonioso”, diz Duana. Segundo a costureira, as peças ganharão detalhes em renda, crochê, bordados e pedrarias, enaltecendo a uva, produto maior da vindima. “Acredito que a comunidade irá gostar dos vestidos, assegura Zelinda. O desenho dos vestidos foi feito pelo estilista caxiense Kiko Gonzáles, enquanto os bordados ficaram por conta de Adriane Muraro Venturini.

Projetos estão prontos. Falta o dinheiro
Uma reunião realizada na manhã de quinta-feira deixou o presidente da Associação Comunitária Fenavindima, Sérgio Dal’Alba, tranquilizado. “Percebi que todos os projetos das comissões estão prontos e outros trâmites foram encaminhados”, frisou o também secretário de Administração e Governo da prefeitura. Acompanhado da presidente da 12ª Festa Nacional da Vindima, Cristiane Passarin, e do secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Serviços de Flores da Cunha, Carlos Lisboa, ele esteve no jornal O Florense na tarde de ontem, dia 2, para apresentar o que está sendo feito em termos de organização. Alguns processos só serão desencadeados até o final do ano, ou em janeiro, pois dependem de verbas federais que ainda não foram liberadas.

De acordo com Lisboa, o período eleitoral atrasou os repasses da Lei Rouanet e as negociações com os ministérios do Turismo, do Trabalho e Emprego e do Desenvolvimento Agrário, com a Secretaria Estadual de Turismo e com a Petrobras. “O caminho está todo traçado e tudo está sendo feito dentro do previsto. Sem dúvida, os meses de dezembro, janeiro e fevereiro serão de muito trabalho”, prevê Lisboa. Atualmente, enumera, foi concluído o levantamento das obras que serão feitas no Parque da Vindima; as plataformas dos carros alegóricos serão encaminhadas para reforma; e o projeto de decoração do Parque e da Avenida Vindima está pronto.

Os pavilhões receberão melhorias no telhado, banheiros e restaurante. Além disso, o prédio será pintado. No lado externo, as casas de exposição e comércio de produtos coloniais, a casa centenária levada da área central da cidade e o pórtico serão reformados. Fora do Parque, a rua que será utilizada pelos ônibus ganhará uma tubulação para facilitar o escoamento da água da chuva. “Todas as secretarias foram convocadas a fazer uma festa muito bonita”, discursa Dal’Alba.

Na questão da agricultura, os detalhes da exposição e distribuição de uvas estão definidos. Os jogos coloniais também foram esquematizados. A questão dos shows ainda está pendente. “Estamos estudando propostas e fazendo contatos. Assim que tivermos o aval da Lei Rouanet, desencadearemos os contratos”, explica Cristiane. Com relação aos desfiles, ela promete que a população e os visitantes poderão conferir atrações bem diferentes das que já foram realizadas em edições anteriores. “Sete dos 15 carros alegóricos serão de responsabilidade do artista plástico André Gnatta. Os demais veículos e a decoração do Parque também receberão orientação dele”, aponta Cristiane.

Ao entrar nos pavilhões, os visitantes passarão pela exposição de uvas e pela réplica de uma vila que está sendo chamada de Picola Cittá, com igreja, coreto e praça. Em seguida inicia a visitação aos expositores, encerrando no espaço destinado às vinícolas – 24 estandes, sendo 12 inicialmente reservados à Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes). Na saída, haverá a degustação de uvas e, na parte inferior será montado um espaço para alimentação. O Festival do Menarosto oferecerá o prato típico no restaurante do Parque nos dias do evento e também em algumas comunidades do interior. A 12ª Fenavindima tem como tema A comida colonial e a alta gastronomia, no maior produtor de vinhos do país.

Comitiva da Fenavindima divulga festa no Beira Rio
No último domingo, dia 28 de novembro, a rainha da Fenavindima 2011, Elisa Giani Toigo, e a princesa Duana Nesello, acompanhadas do prefeito Ernani Heberle e do Secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Flores da Cunha, Carlos Lisboa, estiveram na capital do Estado, à convite do Consulado do Internacional de Flores da Cunha. A comitiva visitou o estádio Beira Rio, que recebeu o jogo entre Inter e Vitória da Bahia, para divulgar a Fenavindima 2011. Durante a volta pelo gramado, as soberanas carregaram um banner com informações da Festa e interagiam com o público de mais de 22,4 mil.



Rainha Elisa fez uma das últimas provas de seu traje oficial na tarde de ontem.  A costureira responsável é Zelinda Paviani Muraro. - Mirian Spuldaro
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário