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O marketing de relacionamento e como usá-lo

Estratégia tem por objetivo estreitar as relações entre empresas e clientes

Você já ouviu falar de marketing de relacionamento? Pois saiba que uma das empresas que mais investe na ação é bem conhecida do público. A Netflix, serviço de streaming, conta hoje com 75 milhões de usuários e seus vídeos, posts e ações de marketing repercutem pelos quatro cantos do mundo e estão gravados na memória das pessoas. Então, marketing de relacionamento nada mais é que ações realizadas pela empresa com o objetivo de manter o cliente próximo. Diante da concorrência, que oferece os mesmos produtos a preços equivalentes, é necessário se destacar na memória das pessoas. Além disso, um cliente fidelizado também realiza o famoso “boca a boca”, criando uma boa reputação da sua empresa e alavancando seu negócio. Por meio do marketing de relacionamento é possível atrair mais consumidores, bem como fidelizá-los, possibilitando seu engajamento e tornando-os promotores de sua marca.

O marketing de relacionamento promove essa ligação afetiva, por meio de algumas estratégias importantes (veja abaixo). Antes, é importante lembrar que para realizar um bom planejamento, é necessário conhecer muito bem sua base de clientes, seus gostos e necessidades.

Identifique quais são aqueles que fazem negócio com mais frequência e que fazem diferença no seu faturamento e monte uma estratégia diferenciada. Esses clientes precisam de um acompanhamento mais personalizado e próximo, para que essa relação seja duradoura e sempre vantajosa. Ou seja, é um processo contínuo que visa não apenas a atrair, mas também satisfazer e fidelizar.

O marketing de relacionamento contribui para aumentar sua base de clientes garantindo que eles permaneçam próximos, continuem consumindo e aproveitando o produto ou serviço.

Para garantir que sua empresa não seja engolida pela concorrência, é necessário estar atento a essas mudanças e se adaptar às novas exigências do mercado e expectativas dos clientes. O fato é que o relacionamento se tornou algo imprescindível para o sucesso de qualquer empreendimento. Partindo desse pressuposto e sabendo que hoje compramos produtos e contratamos serviços com a ajuda da internet, percebe-se que consumidores passaram a ter mais autonomia.

Eles se informam e pesquisam antes de escolherem uma solução x ou y.

São pessoas bem informadas, que desejam encontrar informações rapidamente, ter acesso a conteúdo de qualidade, sentir-se contempladas com condições especiais, abordagem assertiva e atendimento personalizado.

Portanto, é preciso que o marketing de relacionamento seja pensado e desenvolvido baseado na jornada percorrida pelo seu cliente. Isso deve levar em conta o seu contexto social, econômico e cultural.

 

Como aplicar as estratégicas

Confira algumas das estratégias de marketing de relacionamento mais utilizadas e como aplicá-las em seu negócio.

Atendimento de qualidade

É sempre bom lembrar como um bom atendimento é essencial para fidelizar o cliente. Afinal, o que é marketing de relacionamento se não conquistar a confiança de seu cliente mostrando proximidade e interesse em ajudá-lo sempre? De acordo com uma pesquisa realizada pela revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, 61% das pessoas afirmam que receber um bom atendimento é mais importante do que o valor ou qualidade do produto. Por isso, invista nos canais de contato e na capacitação do seu time.

Programas de fidelidade

Essa estratégia pode garantir um bom retorno. Para iniciar o planejamento, é preciso pensar em alguns pontos importantes: o tipo de premiação, as regras de funcionamento, pontuação, software para acompanhamento do programa etc. Um programa de fidelidade atrativo deve ser de fácil entendimento, utilização e oferecer prêmios que sejam de interesse do cliente.

Interações em redes sociais

Criar perfis nas redes sociais, postar conteúdo regularmente e estimular a interação são ações fundamentais para conquistar o cliente que vive conectado e trocando informações a todo o momento. Algumas dicas são importantes:

-Faça, no mínimo, um post por dia;

- Responda às dúvidas na própria rede social, não peça para o cliente enviar e-mail ou ligar (se for um assunto particular, responda por inbox);

- Crie enquetes ou faça perguntas, para criar interação;

- Publique vídeos.

Aniversário

Mande um e-mail simpático no aniversário, cumprimentando seu cliente ou até mesmo oferecendo um desconto no dia. Tem uma grande carteira de clientes e acha que não vai lembrar do aniversário de todos eles? Deixe de se preocupar com isso. Seu sistema de gestão comercial pode avisá-lo de todas as datas importantes e ações que devem ser realizadas diariamente.

Oferta de produtos

Baseado nos gostos e últimas buscas dos clientes, envie um e-mail marketing com as promoções da semana, destacando o momento de fazer um bom negócio.

Armazene os dados

Conhecer os clientes é muito importante para o sucesso do negócio.

E coletar informações sobre eles dá a oportunidade de a empresa desenvolver ações pontuais para garantir um bom relacionamento.

É possível criar um banco dados utilizando softwares CRM para armazenar e organizar as informações mais relevantes, a fim de utilizá-las em benefício próprio.

 

Fontes: Resultados Digitais, Agência Orin e Agendor

 - Divulgação
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