Geral

O jovem de hoje é o idoso de amanhã

Mês dedicado a homenagear a terceira idade conta com uma série de atividades gratuitas em Flores da Cunha

No último sábado, dia 1º de outubro, celebramos o Dia Internacional do Idoso. Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991, a data traz a importância de tratar com mais carinho, cuidado, respeito e atenção as pessoas com idade superior ou igual a 60 anos, que, muitas vezes, são esquecidas pela sociedade e pela própria família; além de sensibilizar para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger esse público, que, só tende a aumentar. 
Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em julho deste ano, mostram que, entre 2012 e 2021, a parcela de pessoas com 60 anos ou mais saltou de 11,3% para 14,7% da população. Isso significa que, esse grupo passou de 22,3 milhões para 31,2 milhões, crescendo 39,8% no período. Entre os estados com maior concentração de idosos, o Rio Grande do Sul aparece na vice-liderança, com 18,6%, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro, com percentual de 19,1%. 
Esses números traduzem uma realidade: estamos envelhecendo. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil, em 2016, tinha a quinta maior população idosa do mundo, e, em 2030, esse número deve ultrapassar o total de crianças entre zero e 14 anos. Dados estes que também devem refletir na criação de políticas públicas que atendam, de forma adequada e eficaz, essa parcela numerosa da população, oferecendo mais qualidade de vida, afinal, os jovens de hoje serão os idosos de amanhã. 
E para marcar o mês dedicado a esse público, a Secretaria de Desenvolvimento Social de Flores da Cunha promove uma série de atividades voltadas à terceira idade. As ações vão desde palestras, missa, e até passeios em rotas turísticas do município. Para encerrar a programação, será realizado um baile no Parque da Vindima Eloy Kunz, no dia 23 de outubro.
Conforme a secretária da pasta, Michelle Lusa, o intuito da agenda é reconhecer e valorizar os idosos do município. “Preparamos esta programação com muito carinho para aqueles que contribuíram e ainda fazem muito pela história de Flores da Cunha”, destaca Michelle.
Todas as atividades alusivas ao mês do idoso são gratuitas. Os participantes devem, apenas, apresentar documento pessoal de identificação. As vagas para as palestras e os passeios turísticos são limitadas, por isso, é necessário realizar a inscrição na Associação dos Idosos de Flores da Cunha – Adiflores (Rua John Kennedy, 2274, sala 25) na parte da tarde, das 13h às 16h30min, e no Centro de Referência de Assistência Social – Cras (Rua São José, 2697, Centro) das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. Para interessados, nas rotas haverá lanche, por adesão, ao valor de R$ 40. Mais informações e inscrições pelos telefones (54) 3292 5502 e (54) 9.9116.1086. Confira, abaixo, a programação completa.

Palestras na Câmara de Vereadores – das 14h às 16h*
Terça-feira, dia 4: Saúde Bucal e nutrição
Terça-feira, dia 11: Direito Previdenciário, endividamento e empréstimos consignados
Terça-feira, dia 18: Saúde Mental e espiritualidade

Passeios turísticos – transporte gratuito com saída às 13h30min ao lado do Museu*
Quinta-feira, dia 13: Alfredo Chaves
Quinta-feira, dia 20: São Roque
Quinta-feira, dia 27: Otávio Rocha

1ª Caminhada Movete
Domingo, dia 16, às 9h
Saída da Praça da Bandeira, com chegada na Praça Nova Trento

Missa na Igreja Matriz
Sexta-feira, dia 21, às 16h
Cerimônia organizada pelo Projeto Conviver

Evento festivo de encerramento
Baile da terceira idade
Domingo, dia 23, das 14h às 17h
Parque da Vindima Eloy Kunz

*Necessário inscrição para participar dessas atividades.

 - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário