Novo livro “Bambini” e exposição celebram a trajetória da indumentária infantil na Serra Gaúcha
Mostra inaugurará no dia 10 de maio, na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, com a participação de crianças de escolas do município
A roupa diz muito de quem a veste, mostra seu modo de viver, explicita e identifica sua maneira de ser. Do mandrião, vestido no batismo, às vestes mais leves que compuseram a indumentária infantil no meio do século passado, o novo livro, que se soma à extensa produção bibliográfica da pesquisadora caxiense Véra Stedile Zattera, denominado Bambini, detalha a história das vestimentas da colonização italiana e gaúcha nas décadas de 1920 a 1960. A mostra iniciará no dia 10 de maio, na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, da Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima, em Caxias do Sul, acompanhada do lançamento da obra homônima. A visitação, no mesmo local, permanecerá até o dia 3 de junho.
Na trajetória da pesquisa “Vestindo Moda”, editado em 2020, a pesquisadora mostra o modo de criar a moda infantil local. “Todo o conhecimento que adquiri ao longo dos anos, não pode ficar apenas comigo. Desejo compartilhar”, destaca Véra, que sempre se dedicou a projetos culturais versando os usos e costumes, e em prol da comunidade.
A obra “Bambini” é ilustrada com imagens icônicas da infância no século XX, principalmente, no momento em que os habitantes mudaram sua situação colonial para a citadina e, também, quando a roupa da infância era projetada por revistas de moda que mostravam a vida da realeza europeia. A produção iconográfica tem performance real e a leitura se torna uma ferramenta pedagógica.
Além de artigos de coleção, a exposição será composta por 70 painéis fotográficos, com imagens garimpadas no acervo do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami e de particulares.
Como uma extensão do livro “Bambini” a novidade ficará por conta do ambiente montado por Belltoy Brinquedos, das lembranças ofertadas por Marcopolo e Gráfica São Miguel, e dos livretos “Para Colorir” da autora. Estes fazem alusão aos trajes das imigrantes, dos gaúchos e das rainhas e princesas da Festa Nacional da Uva.
A abertura da exposição será dividida em dois momentos: das 15h às 17h, com alunos da Escola de Educação Infantil Pequeno Ser que participarão do lançamento do livreto e de pinturas estruturais; e das 17h30 às 20h, quando ocorrerá a sessão de autógrafos com a autora.
Na ocasião, além dos livros, serão comercializados os painéis fotográficos e dez mesas infantis de plástico com duas cadeiras cada, utilizadas para as crianças pintarem o livreto “Para Colorir” enquanto estiverem na exposição. O valor arrecadado será destinado ao Instituto Filhos, entidade assistencial em Caxias do Sul.
0 Comentários