Geral

Nove projetos concorrem na categoria 3º e 4º ano da Mostra Científico-Cultural

Os contemplados serão conhecidos no dia 21

Faltando uma semana para a premiação dos ganhadores da Mostra Científico-Cultural, a Secretaria de Educação realiza diariamente a divulgação dos trabalhos que concorrem nas oito categorias do projeto.

A Mostra envolve mais de 2500 estudantes da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino e cerca de 300 professores na realização de projetos de pesquisa que abrangem os mais diversos assuntos, como questões científicas, tecnológicas e socioambientais.

Confira os projetos selecionados na categoria 3º e 4º ano

- A rainha das frutas

Que maravilha descobrir todos os benefícios desta fruta tão cultivada em nosso município, não é mesmo? Foi encantador para esta turminha pesquisar as propriedades da uva e os benefícios de seu suco.

- Alimentação saudável

Preocupados com sua saúde, essa turminha pesquisou o que é uma alimentação saudável. Entre tantas descobertas, puderam responder a seguinte questão: miojo faz bem para a saúde? Não!!! O consumo excessivo traz muitos riscos para a nossa saúde!

- Como surgiu Flores da Cunha

A partir deste projeto os alunos puderam descobrir aspectos históricos e culturais de nossa amada Flores da Cunha. Como é importante conhecermos nossa história, nossos símbolos, nossas tradições, não é mesmo?

- Desenvolvimento do Corpo Humano

Este projeto surgiu com a curiosidade desta turminha em responder a seguinte questão: como funciona o processo de desenvolvimento do corpo humano? Assim, muitas descobertas foram realizadas, desde o nascimento até a fase adulta do ser humano.

- O incrível mundo dos animais

Este projeto surgiu com a curiosidade das crianças e a procura por animais no jardim. Ao longo do projeto foram feitas muitas descobertas acerca desse incrível mundo dos animais: características dos animais, caça ilegal, maus-tratos, cuidados, animais em cativeiro e em extinção.

- O incrível mundo dos peixes

Este projeto surgiu a partir da curiosidade desta turminha em responder a seguinte pergunta: os peixes fazem xixi e cocô? A partir disso, muitas descobertas foram realizadas acerca do mundo dos peixes, desde seu hábitat até suas principais características.

- Por que na China eles comem baratas?

Será que apenas na China se comem insetos? Foi através deste projeto que esta turminha pesquisou muitas curiosidades sobre a China e descobriu que em outros lugares do mundo também se comem insetos. Pode até parecer nojento, mas é muito nutritivo.

- Resíduos sólidos

Este projeto surgiu pela necessidade de responder aos questionamentos diários dos alunos: onde coloco este lixo? No orgânico ou no seletivo? A partir disso, várias pesquisas foram realizadas. Entre elas, para onde vai o lixo orgânico recolhido e qual o custo com o serviço de recolhimento do lixo no nosso município. Muito interessante!

- Será que sou ansioso?

Observando a sua turminha, a professora percebeu que muitos alunos se apresentavam ansiosos na realização de algumas atividades. Então, iniciou-se uma pesquisa para saber o que é ansiedade e o que fazer para controlá-la. Vários métodos foram construídos e testados. Cada aluno concluiu se era ansioso ou não e, ainda, testou qual método funcionaria para si mesmo no controle da ansiedade.

 - Prefeitura de FC/ Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário