Geral

Novas opções para a prática de exercícios ao ar livre

Academias funcionais em Flores da Cunha são opção para todas as idades. Município tem seis locais, os mais recentes em São Gotardo e no bairro São José

É aproveitando o ar fresco do início das manhãs que as florenses Dália Leal, 58 anos, e Olandina Marostica, 77 anos, se exercitam todos os dias na academia instalada na Praça Nova Trento. Elas se conheceram no local e há anos treinam o corpo e a mente ao ar livre. “Quando o tempo está bom, fizemos primeiro uma caminhada e depois nos exercitamos nos aparelhos. Eu sinto muita falta quando não consigo vir para a academia”, conta a aposentada Dália, complementando que os exercícios são feitos com mais calma, isso porque a conversa entre as duas também faz parte da rotina. É valorizando o bem-estar e a importância dos exercícios físicos que, neste mês, a Prefeitura de Flores da Cunha concluiu a instalação de duas novas academias ao ar livre – em São Gotardo (Rua 5 de Maio, ao lado da igreja) e no bairro São José (Rua John Kennedy, também ao lado da igreja).

As academias ao ar livre são uma opção muito bacana quando o desejo é exercitar o corpo sem gastar dinheiro e de forma eficiente para a saúde. O objetivo é melhorar a qualidade de vida da população e incentivar a prática de atividades físicas, com foco na prevenção e redução da obesidade. Em Flores da Cunha são seis locais: além da Praça Nova Trento, os aparelhos estão na Praça do Imigrante, no bairro União e no Travessão Alfredo Chaves. Os mais recentes endereços são o bairro São José e em São Gotardo. “Enquanto minha saúde permitir vou me exercitar todas as manhãs. É muito bom e o dia rende muito mais. Quem ainda não faz deveria começar”, incentiva, sorrindo, a dona de casa Olandina.

As novas academias (na foto abaixo, no bairro São José) contam com aparelhos de módulo triplo como bicicleta e esqui – que aumentam a flexibilidade dos membros inferiores, quadris, membros superiores e melhoram a função cardiorrespiratória; simulador de cavalgada – que fortalece a musculatura; de caminhada – que aumenta a mobilidade dos membros inferiores e desenvolve a coordenação motora; entre outros. Cada equipamento busca incentivar adolescentes, adultos e idosos a terem uma vida saudável, além de estimular a interação social.

Foto: Prefeitura de FC/Divulgação


O investimento nos dois novos locais é de aproximadamente R$ 21 mil nas bases – recurso da Secretaria de Planejamento, Meio Ambiente e Trânsito; e R$ 20 mil nos equipamentos para as duas academias – valor investido pela Secretaria da Saúde.

Benefícios ao organismo
Dália e Olandina se exercitam diariamente por mais de uma hora. Elas garantem que as atividades fazem bem não somente para o corpo, mas principalmente para a mente. “Nos encontrarmos aqui faz muito bem, fizemos amizades e nos dias que não consigo vir sinto dor nas pernas e até meu sono não é o mesmo. Exercitar o corpo faz um bem enorme”, valoriza Dália, que logo é complementada por Olandina: “O corpo acostuma com a atividade e a cabeça também”. A dona de casa frequenta a academia ao ar livre da Praça Nova Trento desde que foi instalada, em 2010.

Melhorar a circulação sanguínea, aumentar a disposição e o humor, e dormir bem são apenas alguns dos benefícios que o exercício físico proporciona para a saúde das pessoas. Além disso, a prática de atividades fortalece o sistema imune, aumenta o metabolismo, diminui o risco de doenças cardíacas, fortalece os ossos e ajuda a emagrecer. Para os idosos, são indicados principalmente os exercícios que estão de acordo com a funcionalidade do corpo.

Para a educadora física Diana Meneguzzo Garibaldi, quanto antes o exercício for incorporado à rotina, mais fácil será de mantê-lo como fonte de energia e bem-estar. “Quanto mais se adiar o início de atividade física regular a pessoa vai ficando cada vez com menos vontade de fazê-la, tornando-se sedentária. O principal benefício é, sem dúvida, a saúde e o bem-estar. Manter o corpo em forma é uma consequência”, destaca a profissional.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 80% dos brasileiros são sedentários. A falta, ausência ou diminuição de atividades físicas no dia a dia é considerada sedentarismo, e o mal já é mencionado como sendo a doença do século. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a inatividade é responsável pela morte de 3,2 milhões de pessoas a cada ano no mundo. Se continuar em crescimento, em 2030 este número passará a 23,3 milhões.


As florenses Dália Leal (E) e Olandina Marostica (D) não abrem mão de ir à academia ao ar livre todas as manhãs. - Camila Baggio
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário