Nova Petrópolis sediará II Fórum Estadual de Energia Solar
Evento ocorrerá nos dias 17 e 18 de março e contará com palestras, cases de sucesso e workshops
O Rio Grande do Sul está entre os três estados brasileiros que se destacam na produção de energia por meio de fonte fotovoltaica. Atrás apenas de Minas Gerais e São Paulo, o estado ultrapassou 1 GW de potência instalada em sistemas de geração própria de energia solar. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o Brasil saltou de 7,9 GW, ao final de 2020, para 13 GW, ao final de 2021 – um crescimento de 65%.
Com o objetivo de fomentar o diálogo e a discussão sobre o futuro da geração solar nos próximos anos, o potencial de ampliação de instalações eficientes no Rio Grande do Sul e a geração de oportunidades com o crescente número de empresas atuando no setor de energia solar, o II Fórum Estadual de Energia Solar ocorrerá nos dias 17 e 18, no Centro de Eventos de Nova Petrópolis – Avenida Padre Affonso Theobald, 1700, Juriti. Já a Feira Solar, espaço aberto ao público que abrigará mais de 30 expositores, acontecerá no dia 19 de março, na Rua Coberta.
O evento é uma realização do Arranjo Produtivo Local Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha (APLMMeA), Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs), Universidade de Caxias do Sul (UCS), Sebrae, Instituto Senai de Tecnologia e Sicredi.
De acordo com o coordenador do Fórum, Tiago Cassol Severo, a programação foi desenvolvida com o intuito de difundir conhecimento sobre o setor de energia solar, com capacitações e trocas de experiências. “Além de um debate profundo sobre os impactos da aprovação do Marco Legal da Geração Distribuída, também haverá a necessidade de as empresas integradoras expandirem ou inovarem seus serviços. Assim, debates sobre eficiência energética, usinas híbridas e novas tecnologias serão pautadas no evento por profissionais competentes do setor”, destaca Severo.
A abertura do fórum ocorrerá na quinta-feira, dia 17, a partir das 9h, e contará com palestra do presidente da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), Guilherme Chrispim, que abordará o tema “Mercado de Energia após o Marco Legal da GD”. Na sequência, o presidente Executivo da Associação Brasileira de Energia Solar (ABSOLAR), Rodrigo Lopes Sauaia, fará palestra sobre “Mercado de energia solar com a Lei 14300/22”.
Confira a programação:
Dia 17 de março - Quinta-feira
13h30min - Energia solar e estratégias sustentáveis como política pública em cidades brasileiras: o poder público fazendo a sua parte, com Aline Cristiane Pan, da Mesol; Ariane Cristina Berti, secretária da Fazenda de Nova Petrópolis e João Jordan
16h15min - Tendências em energia solar
- Módulos Fotovoltaicos, com Professora Dra. Izete Zanesco (PUCRS)
- BAPV e BIPV, com Arquiteta Dra. Clarissa Zomer
- Perfil do comprador de Energia Solar, com Milena Megre (Greener)
Dia 18 de março - sexta-feira
09h10min- Mais oportunidades de negócios em energia solar e o mercado livre, com advogado especialista no setor, Frederico Boschin
10h30min - Mais tendências em energia solar: boas práticas em inversores solares, com Professor Dr. da Universidade de São Paulo (USP), Roberto Zilles
11h10min - Oportunidades de negócios em energia solar - financiamentos e seguros para sistemas solares, com Júlia Cornelli (Sicredi Pioneira)
11h40min - Impacto da transformação digital nos negócios, com Thomas Hartman
14h - Oportunidades de negócios em energia solar
- Custeio e Precificação para Energia Fotovoltaica, com Fábio Nepomoceno
- Planejamento Estratégico para o Mercado de Energia Solar, com Rogério Gava
- Usinas em minigeração - Retorno e Rentabilidade para o Rio Grande do Sul e Brasil, com Bárbara Rubin
0 Comentários